Instruções de preparação para cirurgia plástica com Anestesia Local

Se Gostou Partilhe...
Share on Facebook0Pin on Pinterest0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Antes da cirurgia:

  1. Duas semanas antes da cirurgia, não tome aspirina, medicamentos que contenham derivados da aspirina, anti-inflamatórios nem plantas medicinais alternativas. Se não tiver certeza se um dos medicamento que toma se inclui na lista, não exite em perguntar ao seu cirurgião plástico.
  2. Pare de fumar duas semanas antes da cirurgia e prolongue até duas semanas pós-cirurgia. Também não pode utilizar pensos de nicotina nem tomar pastilhas de nicotina.
  3. Por favor lembre-se, que fumar ou utilizar qualquer derivado de nicotina e tomar medicamentos não autorizados pode trazer complicações e comprometer o resultado da cirurgia.
  4. Comunique ao seu cirurgião plástico caso se constipe na semana anterior à cirurgia.

 Dia da cirurgia

  1. A sua cirurgia será no bloco operatório sobre o efeito de anestesia local. Se estiver programada para a parte da manhã por favor tome um pequeno almoço ligeiro limitando o chá ou o café a uma chávena, se tiver a cirurgia marcada para a tarde almoce algo ligeiro.
  2. Vista roupas confortáveis e largas que sejam fáceis de vestir e despir. Não utilize maquilhagem nem jóias.
  3. Não guarde dúvidas nem questões para o dia da cirurgia, este é um tempo precioso para relaxar. Se tiver dúvidas contacte a Dra. Luísa Magalhães Ramos antes do dia da cirurgia.
  4. Se vai tomar algum tranquilizante (ansiolítico) antes da sua cirurgia, chegue por favor, uma hora antes do agendado à clinica. Após a toma, precisará de alguém que o acompanhe no pós- operatório.
  5. Todos os itens são importantes, desta forma, perca algum tempo a ler uma vez mais todos eles um dia antes da cirurgia.
  6. Deve chegar um pouco antes da hora marcada. Se chegar atrasado a sua cirurgia pode ser cancelada.

Nota para o marido, familiar ou pessoa significativa do paciente:

O seu familiar decidiu submeter-se a uma cirurgia estética para melhorar a sua aparência, aumentar sua auto-estima e a sua felicidade. Para alguns pacientes, os dias e semanas após a cirurgia podem ser uma experiência desafiadora, tanto física quanto emocional e embora se preocupe com o seu familiar, pode não estar ciente do importante papel que vai ter na sua recuperação.

Todas as cirurgias exigem que durante alguns dias as actividades do paciente sejam diminuídas. Vai poder ajudar o seu familiar, ao realizar tarefas e obrigações diárias durante os primeiros dias do pós-operatório, nomeadamente no que diz respeito a questões de higiene e alimentação. É muito importante, quando existam crianças pequenas que haja o apoio necessário em relação às mesmas, uma vez que a pessoa operada não estará em condições de realizar as tarefas habituais.

Isto permitirá acelerar a recuperação do paciente. Muitos, tentam minimizar o impacto que a cirurgia tem sobre seu dia-a-dia, não querendo incomodar o seu marido ou outros familiares. Mas, os pacientes que descansam após a cirurgia obtêm melhores e mais rápidos resultados. Não é o momento certo para fazer planos para festas, jantar fora, ou ter convidados em casa.

Pode não perceber e o seu familiar pode não admitir, mas atividades como estas colocam encargos adicionais no paciente quando este precisa de usar essas energias para a recuperação. O paciente precisa de calma nos primeiros dias do pós-operatório. A Dra. Luísa Magalhães Ramos vai dar-lhe instruções mais específicas, dependendo do tipo de cirurgia, mas todos os pacientes precisam descansar durante este período inicial.

O seu familiar também vai precisar de apoio para a sua recuperação emocional após a cirurgia: é um processo que pode demorar vários meses. É fácil entender por que razão este é um momento emocionalmente difícil para o paciente.

O seu familiar submeteu-se a esta cirurgia para se sentir melhor consigo mesmo, no entanto não deixa de ser uma cirurgia e um período debilitante. Para além disso, no período pós-operatório imediato os resultados ainda não são os definitivos devido a edema, etc pelo que pode haver lugar a algumas dúvidas sobre os mesmos. Também é natural que o paciente comente o resultado final da cirurgia e que procure opiniões de pessoas distintas para fazer julgamentos sobre os resultados da cirurgia.

O mais importante que pode fazer para tranquilizar o paciente é dizer-lhe que os resultados da cirurgia são óptimos e que de dia para dia estão a melhorar, ele precisa de sua aprovação neste momento de tamanha importância. Se tem alguma preocupação, pergunte ao médico.

Obrigada por despender o seu tempo a ler esta informação e lembre-se, se mantem alguma dúvida, contacte a Dra. Luísa Magalhães Ramos ou algum membro da nossa clínica de cirurgia plástica em Lisboa.

Se Gostou Partilhe...
Share on Facebook0Pin on Pinterest0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone