Lipoaspiração – Cuidados Pós-Operatório

Se Gostou Partilhe...
Share on Facebook11Pin on Pinterest0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Lipoaspiraçãpo - LMRO pós-operatório da lipoaspiração não é muito doloroso, mas é comum aparecerem hematomas (conhecidos como “nódoas negras”) e inchaços na área afectada e ao redor, que desaparecem em poucos dias.

A dor e a sensação de desconforto são resolvidas com analgésicos comuns.

É muito importante tomar os medicamentos prescritos pelo médico, nas horas indicadas. À toma de medicamentos estão associados tratamentos fisioterapêuticos.

Seguir rigorosamente as recomendações médicas no pós-operatório aumenta a probabilidade de obter um melhor resultado, uma vez que o tratamento não encerra com o fim do ato cirúrgico.

É também importante reter que a falta de cuidados neste período pode causar problemas na cicatrização, infecções, manchas cutâneas, fibroses, depressão, aderências e até consequências muito mais severas, colocando, muitas vezes, a vida da paciente em risco.

Os resultados da lipoaspiração são quase que imediatos, mas é ao fim de 3 meses que o local lipoaspirado apresenta o aspecto real. Nesta altura o inchaço desaparece e é possível avaliar o resultado final. Depois desta avaliação pode-se, ou não, ter de corrigir algumas irregularidades da cirurgia, com pequenas lipoaspirações.

 

A lipoaspiração é uma técnica já consagrada com raras complicações.

Passos importantes a seguir:

Repouso

O tempo de recuperação é mais longo em cirurgias em que a área a tratar é maior. Aconselha-se que no primeiro mês pós-operatório o paciente tenha de alguém querido dentro de casa para o ajudar a movimentar-se com mais segurança, a banhar-se e a alimentar-se.

O repouso é importante nesta fase. Ao receber alta, o paciente deve permanecer em repouso relativo (não o tempo todo deitado) em casa durante três dias. Depois da operação, o paciente tem liberdade para realizar as actividades do dia-a-dia, desde que não sinta nenhum desconforto ao realizá-las.

Cinta modeladora

Após a lipoaspiração, recomenda-se a utilização de uma cinta modeladora para a região tratada. Esta cinta ajuda à acomodação da pele, fazendo com que esta assuma o novo contorno corporal do paciente. Controla também o edema e previne a acumulação de líquidos na área tratada. O tempo de uso da cinta é indicado pelo médico.

Atividades Físicas e Alimentação

É importante evitar o aumento de peso e manter os cuidados com o corpo. A prática de exercício físico é crucial para evitar que as “gordurinhas” voltem, de forma a não comprometer os novos contornos adquiridos na lipoaspiração. Manter uma alimentação equilibrada é também fundamental para a manutenção dos resultados obtidos.

Saiba mais sobre Lipoaspiração em www.lmrcirurgiaplastica.pt

 

Se Gostou Partilhe...
Share on Facebook11Pin on Pinterest0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone