Lipoaspiração – Em que consiste?

Se Gostou Partilhe...
Share on Facebook0Pin on Pinterest0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

shutterstock_109142801Técnica Cirúrgica

Antes de a lipoaspiração ser realizada, o paciente, na consulta de pré-operatório, é avaliado para apurar o seu estado de saúde, solicitando-se exames laboratoriais.

Para realizar este procedimento cirúrgico o paciente tem de estar em boas condições de saúde.

Os indivíduos mais indicados para realizar a lipoaspiração são aqueles que, depois de terem seguido uma dieta e realizado exercício físico, não conseguiram livrar-se de gorduras localizadas em zonas problemáticas.

A lipoaspiração não está indicada para indivíduos com excesso de peso, considerados obesos (índice de massa corporal igual o superior a 30kg/m2), ou para indivíduos obcecados com a gordura, como ocorre em casos de bulimia, uma vez que nunca ficarão satisfeitos com os resultados.

Veja o vídeo  da Dra. Luísa Magalhães Ramos, onde aborda o tema da Lipoaspiração:

 

 

A técnica tumescente

A lipoaspiração tumescente é a técnica mais utilizada para a remoção das gorduras localizadas. É considerada a mais segura, segundo artigos científicos que vêem sido publicados.

E quando é realizada por cirurgiões plásticos devidamente qualificados as complicações são mínimas. É feita sob anestesia local com sedação.

Durante a cirurgia o médico introduz uma solução à base de lidocaína (fármaco com efeito anestésico) no local da aspiração, juntamente com outros medicamentos que diminuem os sangramentos (vasoconstritores) e facilitam a remoção da gordura local.

Estes medicamentos diminuem ainda a dor no pós-operatório. Logo após a administração da solução são feitas pequenas incisões em locais estratégicos do corpo onde é inserida uma cânula fina, ligada a uma seringa ou aparelho de sucção. Este mecanismo aspira os excessos de gordura com movimentos de vai-e-vem. Ao finalizar a aspiração da gordura desejada, faz-se o curativo.

Umas das recomendações a ter em conta é o facto de que o paciente tem de fazer jejum absoluto de alimentos sólidos e líquidos 8 horas antes do procedimento, independentemente de qual a técnica utilizada na lipoaspiração.

Outras recomendações específicas serão dadas pelo médico.

A duração da cirurgia, o tempo de internamento e o tipo de anestesia utilizada depende da quantidade de áreas a serem tratadas, e ainda da técnica utilizada.

Os locais mais indicados para fazer a lipoaspiração tumescente são a barriga, braço, coxa, papada (queixo) e flancos.

Saiba mais sobre Lipoaspiração em www.lmrcirurgiaplastica.pt

Se Gostou Partilhe...
Share on Facebook0Pin on Pinterest0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone