Lipoaspiração. O que é?

Se Gostou Partilhe...
Share on Facebook0Pin on Pinterest0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico que visa reduzir as gorduras localizadas, definindo melhor a silhueta corporal. Trata-se assim de um procedimento que retira gordura de áreas específicas do corpo, como o queixo, mamas, abdómen, cintura, costas, coxas, nádegas e joelho.

 

A cirurgia é uma das mais procuradas por homens e mulheres, afirmando-se como um procedimento revolucionário, capaz de extrair uma grande quantidade de gordura, através de uma pequena incisão na pele. A gordura é geralmente removida recorrendo a um tubo e um dispositivo de sucção.

Para realizar a lipoaspiração é necessário que o paciente esteja em boas condições de saúde, suspender, se for o caso, a toma de medicamentos, nomeadamente os anticoagulantes. Também é preciso interromper o consumo de bebidas alcoólicas e tabaco.

A Dra. Luisa Magalhães Ramos explica:

lmr_foto“A obesidade caracteriza-se por uma acumulação excessiva de gordura em determinada zona do corpo, podendo ser causada por factores genéticos, endócrinos e metabólicos ou alterações nutricionais.

Apesar da diversidade de factores, o motivo mais apresentado como causa é o balanço energético positivo, ou seja, o indivíduo ingere mais calorias do que gasta. Os elementos hipercalóricos e o sedentarismo estão na origem do aumento de peso e no aumento da gordura corporal.”

Os homens têm mais tendência a acumular a gordura na zona da barriga (obesidade andróide). As mulheres sofrem mais com a zona dos quadris e membros inferiores (obesidade ginóide). No entanto, as mulheres não estão livres da acumulação de gordura na região central do corpo. Isto acontece porque existem algumas regiões corporais com pré-disposição a acumular gordura que não é consumida pelo organismo.

As gorduras localizadas em zonas específicas são difíceis de eliminar. A lipoaspiração é uma solução eficaz para casos em que a remoção de gorduras não responde aos tratamentos de emagrecimentos ou aos exercícios físicos. É importar reter que a cirurgia não é um substituto das dietas. Não emagre, mas realça, sim, o contorno e a silhueta corporal. Além disso, contribui para o aumento da autoestima dos pacientes.

Os melhores resultados são conseguidos em pacientes que estejam no seu peso adequado ou ligeiramente acima, sem flacidez da pele. Não obstante, é possível realizar o procedimento em casos que se afastem do ideal-tipo: à medida que nos distanciamos da melhor indicação, os resultados são proporcionalmente menores.

Tal como outros procedimentos, não está isenta de complicações, que podem ser evitadas com cuidados específico no pré, inter e pós-operatório.

Saiba mais sobre Lipoaspiração em www.lmrcirurgiaplastica.pt

Se Gostou Partilhe...
Share on Facebook0Pin on Pinterest0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone