Mamoplastia de Aumento: Pós-Operatório

Se Gostou Partilhe...
Share on Facebook3Pin on Pinterest0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

O período pós-operatório da mamoplastia de aumento costuma decorrer sem imprevistos e é pouco doloroso. O período de recuperação necessário para que o paciente retorne ao trabalho ou outras actividades diárias é de aproximadamente 3 a 7 dias. Nem sempre é necessário utilizar drenos na mamoplastia de aumento. No entanto, em algumas situações, a sua utilização pode ser aconselhável. Nesses casos, o dreno é retirado no primeiro ou segundo dia após o procedimento.

Nos primeiros meses, após a mamoplastia de aumento, as doentes submetidas a este tratamento podem sentir uma sensação de peso ou aperto na região mamária. No entanto, esta situação revela-se apenas como um estado transitório. Um dos objectivos fundamentais da mamoplastia de aumento é o de preservar a sensibilidade mamária da mulher. No entanto, alguns factores podem causar alterações transitórias da sensibilidade de algumas zonas da pele e do mamilo, que tendem a recuperar à medida que diminui o edema pós-operatório. Numa baixa percentagem de casos, a perda de sensibilidade pode ser permanente ou demorar um período mais prolongado para recuperar.

Podem ocorrer complicações, apesar de serem raras. Entre as complicações mais comuns listam-se hematoma, infecção e rejeição do implante. A probabilidade de rejeição do implante é menor quanto melhor for a qualidade das próteses utilizadas.

A Dra. Luísa Magalhães Ramos recomenda: 

Dra Luísa Ramos - Mamoplastia de aumento“A doente deve evitar esforços físicos nos primeiros dias.

Deve evitar movimentar os braços em excesso e obedecer às indicações médicas relativamente ao movimento dos membros superiores.

Deve seguir uma alimentação normal, salvo raros casos que receberão orientação médica. 

A toma de medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico (AAS) está expressamente proibida nos 14 dias que sucedem à cirurgia.

Mesmo que se sinta bem, a doente não deve esquecer-se de que foi operada recentemente. Por isso, não deve fazer esforços que possam vir a causar transtornos futuros.

Em todas as fases pós-operatórias é importante esclarecer todas as dúvidas com o médico”.

As cicatrizes na Mamoplastia de Aumento são visíveis?

Uma das questões que surge quando uma paciente é operada é como decorrerá o processo de cicatrização, e se as cicatrizes ficarão ou não visíveis. As cicatrizes podem localizar-se, dependendo do local onde a incisão é realizada, no pólo inferior da mama (no sulco formado entre a mama e o tórax), na área da auréola, ou nas axilas.

Este processo depende muito das características individuais de cada doente. Há pessoas que têm tendência à formação de cicatrizes inestéticas. Contudo, em alguns casos, é possível atenuar as cicatrizes através de recursos e procedimentos cirúrgicos, realizados no momento adequado.

É importante referir que a mamoplastia de aumento permite deixar as cicatrizes bastante escondidas, sendo bastante útil nos primeiros meses após a intervenção, em que há um espessamento natural da cicatriz, até que, numa fase mais adiantada do processo de cicatrização, esta perde saliência.

Para mais informações sobre a Mamoplastia de Aumento

marcação de consulta de mamoplastia de aumento

Veja Também:

Se Gostou Partilhe...
Share on Facebook3Pin on Pinterest0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone