Otoplastia – Corrigir as deformações nas orelhas

Se Gostou Partilhe...
Share on Facebook0Pin on Pinterest0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

A otoplastia é a cirurgia que corrige as irregularidades na orelha externa, ou seja, a parte da orelha que é visível a todos.

Ter uma deformação num local visível do corpo pode ser constrangedor e diminuir a auto-estima. As orelhas estão bastante visíveis, principalmente nos homens, que não têm cabelos longos para as disfarçar. A otoplastia é a intervenção que permite a correcção deste problema sem grandes complicações.

A deformação nas orelhas surge devido a factores genéticos, a determinadas características familiares ou de uma raça. O crescimento exagerado da cartilagem pode também originar este problema, mas como à nascença já é visível, os pais apercebem-se rapidamente da irregularidade e procuram uma solução.

Nem sempre existe uma preocupação quanto a este problema, sendo muitas vezes as próprias crianças que se manifestam por não entenderem o porquê de ter as orelhas diferentes. Devido às alterações na forma da orelha podem surgir problemas psicológicos, especialmente nas crianças, que são submetidas a determinadas “brincadeiras” e são alvo de comentários por parte dos amigos. Para evitar estas situações recomenda-se que a cirurgia seja realizada entre os 5 e os 8 anos.

otoplastia - cirurgia orelhasEstas deformações situam-se principalmentalmente em dois pontos da orelha: na concha (a parte mais funda da orelha e que está muito elevada), fazendo com que a orelha “se afaste” da cabeça, e na anti-hélix (a parte mais saliente no centro da orelha) quando esta não é bem “desenhada”. Qualquer uma destas situações pode ser corrigida através da otoplastia.

Situação, também comum, é a ocorrência de uma alteração denominada de lóbulo bífido, ou seja, um “rasgão” no lóbulo da orelha.

Apesar de a otoplastia ser uma pequena cirurgia, exige precisão e não está isenta de complicações, mas estas podem ser evitadas com os cuidados pré e pós-operatórios. O objectivo é sempre que o resultado final seja satisfatório.

Saiba mais sobre Otoplastia em www.lmrcirurgiaplastica.pt

 

Se Gostou Partilhe...
Share on Facebook0Pin on Pinterest0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone