Rinoplastia – O que é?

Se Gostou Partilhe...
Share on Facebook0Pin on Pinterest0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

A rinoplastia (cirurgia ao nariz) é uma cirurgia estético-funcional frequentemente realizada. A intervenção visa melhorar a aparência e optimizar a função respiratória. Estes objectivos são geralmente cumpridos.

RinoplastiaO procedimento pode aumentar ou diminuir o tamanho do nariz (redução ou aumento das estruturas formadas por osso e cartilagem), alterar a forma da ponta, estreitar a base das narinas ou alterar o ângulo entre o nariz e o lábio.

Se houver uma patologia funcional complexa, o trabalho do cirurgião plástico deverá ser complementado com o de um otorrinolaringologista, preferencialmente numa única intervenção.

Sintomas como obstrução respiratória, ressonar, escorrências nasais indiciam uma possível patologia funcional nasal. O diagnóstico pode ser feito com o recurso a exames específicos, como a Tomografia Axial Computadorizada (TAC).

Não há forma universal para realizar a rinoplastia. Cada caso é estudado minuciosamente, respeitando-se as características raciais e funcionais de cada pessoa. A cirurgia é planeada de acordo com os desejos do paciente e com a anatomia do mesmo.

Os pacientes mais indicados para esta cirurgia são aqueles que procuram melhorar a aparência do nariz e não a perfeição.

A rinoplastia é uma cirurgia complexa, com bons resultados que variam e dependem também da subjectividade do paciente. Revela-se como um procedimento com grande impacto no perfil emocional do paciente, e, por vezes, surge a necessidade de retoques ou mais operações para corrigir eventuais insatisfações.

rinoplastia Esta operação envolve cuidados específicos, e os resultados obtidos dependem também, em muito, do papel do cirurgião plástico, pois a melhoria da estética nasal deve ser equilibrada com a manutenção da qualidade do funcionamento nasal.

O médico deve avaliar se a intervenção desejada pelo paciente é justificável, e deve orientar sobre os riscos e limitações da cirurgia e o tipo de procedimentos a serem realizados.

Recomendações Antes da Rinoplastia

Algumas recomendações deverão ser seguidas antes de realizar a rinoplastia.

Deve-se informar o médico dos medicamentos usados normalmente, pois a toma de alguns necessita de ser suspensa, como é o caso dos anticoagulantes.

Nos dias que antecedem a cirurgia é aconselhável interromper o consumo de bebidas alcoólicas e o fumo. Informar o médico de uma gripe ou indisposição antes da cirurgia e, ainda, jejum absoluto de alimentos sólidos e líquidos 8 horas antes do procedimento são outras das recomendações a serem seguidas.

Se Gostou Partilhe...
Share on Facebook0Pin on Pinterest0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone