Share on Facebook1Pin on Pinterest0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someone

HIPERSUDORESE

Hiperhidrose ou hipersudorese

O que é a Hiperhidrose/ Hipersudorese?

É o termo utilizado para se referir ao excesso de sudorese, que pode ser generalizado ou afectar partes específicas do corpo (mais frequentemente- axilas, mãos, pés, virilhas). Pode ser congénita ou adquirida. Afecta cerca de 2% da população.

Diagnóstico

Há várias situações clínicas que podem estar por trás de um aparecimento súbito de hipersudorese e, como tal, caso surja essa alteração, deve-se procurar o médico assistente para despistar eventuais patologias.

Manifestações Clínicas

Caracteriza-se por uma sudação excessiva das áreas afectadas, por vezes, com sudação contínua em gota que tem implicações graves psicológicas e físicas, que são extremamente limitantes em termos de actividades pessoais e profissionais.

Tratamento

Faz parte do tratamento o uso de desodorizantes com concentrações elevadas de cloreto de alumínio.

No entanto, numa grande parte das pessoas, esse tratamento é insuficiente, considerando-se  uso de toxina botulínica tipo A para bloquear o controlo nervoso das glândulas sudoríparas. Os efeitos duram 3 a 9 meses, dependendo dos locais afectados e da gravidade. É um procedimento indolor, rápido e eficaz, realizado em consultório em cerca de 30 min.
A cirurgia é também uma opção de tratamento, geralmente realizada por cirurgiões vasculares, com efeitos permanentes, que consiste numa abordagem endoscópica da cadeia simpática.

Prognóstico

A hiperhidrose pode ter consequências como desidratação e infecções da pele devido a maceração constante.
Tem um impacto extremamente negativo na vida profissional das pessoas que sofrem deste problema, impedindo-as de desempenhar algumas funções, causando-lhes depressão e ansiedade.

Veja o que a Dra. Luísa Ramos tem a dizer:

Receba informações úteis da LMR


powered by MailChimp!

Dúvidas?

Coloque-me as suas questões.


O SEU NOME*

O SEU EMAIL*

TELEFONE*

ESTOU INTERESSADO(A) EM*:

MENSAGEM


O SEU NOME*
O SEU EMAIL*
TELEFONE*
ESTOU INTERESSADO(A) EM*:
MENSAGEM
Share on Facebook1Pin on Pinterest0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someone