É uma consequência normal do envelhecimento, quase todos as temos, mas todos as detestamos. Falamos de rugas. Mais ou menos profundas, mais ou menos visíveis, elas são inestéticas e indesejadas. Principalmente quando se situam num local central do rosto: ao redor da boca. Saiba como pode acabar com o “código de barras”.
As rugas ou as linhas de expressão fazem parte do processo natural de envelhecimento e não há como fugir. Sinal de vivência, experiência, tempos passados, e até, sinal de sabedoria. É verdade. Mas nem por isso são bem-vindas e aceites. Pela posição central que ocupam no rosto, as rugas de expressão ao redor da boca - comummente chamadas de “código de barras” - são uma das mais inestéticas e indesejadas. Tendem a agravar-se com o tempo e podem dar um ar envelhecido e desgastado ao rosto, deixando cair por terra o ideal de uma boca bonita e sedutora. Nada que a medicina estética não possa resolver, e com diversas vantagens. Nós esclarecemos tudo.
Porque surge o “código de barras”?
A pele enquanto é jovem é lisa e elástica graças ao colagénio e ácido hialurónico que preenche os espaços entre as células. Com o passar dos anos, os constituintes da derme vão-se degradando e a sua produção vai diminuindo, resultando numa pele mais baça, sem brilho, sem elasticidade e flácida, resultando nas linhas de expressão, pregas e rugas. A componente genética é também importante no aparecimento deste tipo de rugas.
Isso quer dizer que não posso fazer nada para as evitar?
Existem fatores modificáveis, sobre os quais é possível fazer alguma coisa; existem depois os fatores intrínsecos, genéticos sobre os quais nada há a fazer.
Quais são os fatores modificáveis?
O tabaco é um dos principais vilões, pois diminui a circulação sanguínea e destrói a formação do colagénio na região dos lábios. Com a ausência desta proteína os sinais do tempo começam a aparecer, ficando cada vez mais expressivos, levando a rugas mais profundas e à flacidez. Por outro lado, também o excesso de sol origina o envelhecimento precoce da pele, provocando as mesmas pregas indesejáveis.
Que cuidados posso ter para evitar o aparecimento do “código de barras”?
Para começar pode ajustar os hábitos de vida para evitar os fatores modificáveis assinalados. Ou seja, hidratar-se diariamente, evitar o tabaco e proteger-se do sol. A utilização de cremes específicos pode ajudar, mas não resolvem, por isso, os tratamentos de rejuvenescimento facial são os grandes aliados para combater o envelhecimento cutâneo, atualmente, com diferentes soluções.
Que tratamento/s posso fazer para corrigir ou minimizar o “código de barras”?
Atualmente, o tratamento mais simples, rápido e eficaz para corrigir o “código de barras” é o preenchimento de rugas com ácido hialurónico.
Como funciona?
O tratamento do “código de barras” consiste na aplicação do ácido hialurónico para preenchimento da região afetada, fazendo com que a pele fique mais lisa e as rugas mais disfarçadas. O preenchimento permite hidratar e conferir à pele a sustentabilidade e elasticidade perdidas.
O que é o ácido hialurónico?
O ácido hialurónico é uma substância produzida naturalmente pelo nosso organismo que confere hidratação, luminosidade e elasticidade à pele. A sua produção vai diminuindo devido aos fatores referidos.
É seguro aplicar Ácido Hialurónico?
Sim, é extremamente seguro. A aplicação do ácido hialurónico é simples e sendo uma substância integrante do organismo a possibilidade de rejeição ou reação alérgica é muito baixa. Quando se fala em aplicação, refere-se à injeção e não aplicação de creme ou gel.
Qual o aspeto final da aplicação do ácido hialurónico?
Se o produto aplicado for o adequado e se o procedimento for realizado por um médico credenciado e experimentado, o aspeto final é o mais natural e discreto possível. O resultado é uma pele mais jovem e luminosa com as rugas disfarçadas.
O resultado é definitivo?
Não, uma vez que a substância aplicada vai sendo lentamente absorvida pelo organismo. A duração do tratamento é de aproximadamente 9 meses. Após esse período deverá ser realizada uma nova aplicação se quiser manter os resultados.
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.
Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.
Artigos Relacionados
Geral
2 minutos de leitura
Aumento de Lábios e Maçãs de Rosto
Aumento de lábios e Maçãs do Rosto Cada vez mais, as pessoas procuram formas...
Rinoplastia
3 minutos de leitura
Melhorar a Aparência do Nariz – Com ou Sem Cirurgia
Por estar localizado no centro do rosto, a aparência do nariz tem um grande impacto...
Ácido Hialuronico
5 minutos de leitura
O volume certo das maçãs do rosto com ácido hialurónico
O preenchimento facial com ácido hialurónico compensa a faltam de relevo nas maçãs...