Têm um nome apelativo mas de apelativo não tem nada para quem as tem. As linhas de marioneta são sinais do tempo que causam incómodo, mas com solução simples e rápida.
A partir de determinada idade, e apesar de todos os cuidados que possa ter tido, é natural que comecem a surgir os primeiros sinais de envelhecimento. De um modo geral manifestam-se com a perda de densidade e de volume e, visualmente, surgem em forma de rugas ou linhas na zona da testa, olhos, lábios e boca. Contribuem para uma insatisfação estética, e são vários os fatores que contribuem para o aparecimento das linhas de marioneta. Felizmente esta questão inestética pode ser resolvida com diferentes tratamentos faciais.
O que são
As linhas de marioneta definem-se como sendo as linhas dos ângulos labiais para o queixo, da área peri-bucal. São muito frequentes, particularmente no sexo feminino, uma vez que não são mais do que uma série de rugas em redor da boca que podem ser inestéticas e até incomodativas para algumas pessoas.
Como surgem
As principais causas do aparecimento das linhas de marioneta são intrínsecas ao envelhecimento ou seja, são consequência do processo natural de envelhecimento - a perda da elasticidade e firmeza da pele, a perda da gordura subcutânea e a reabsorção dos ossos da face. Porém, há especialistas que defendem fatores ambientais como estando também na origem do aparecimento das linhas de marioneta. Segundo os mesmos, perante a baixa na produção do colagénio e da elastina na pele, a pele fica mais fina e menos capaz de se recuperar dos danos ambientais. Pode afirmar-se que o envelhecimento da pele é causado pela combinação de fatores intrínsecos e extrínsecos.
Como tratar
O tratamento indicado para as linhas de marioneta é o preenchimento facial com ácido hialurónico. A principal vantagem é o facto de o ácido hialurónico ser uma substância que o nosso organismo produz naturalmente, logo ao ser injetada no nosso corpo tende a adaptar-se, criando um aspeto natural, discreto, sem a aparência artificial. Por outro lado, a aplicação de ácido hialurónico é um procedimento simples, sem necessidade de cirurgia, anestesias, cortes e não há cicatrizes.
Como se faz o tratamento
O tratamento das linhas de marioneta com ácido hialurónico é simples, seguro e bastante cómodo. Em alguns casos é utilizado um anestésico no local de aplicação para um maior conforto do paciente. Consiste na aplicação do produto através de pequenas picadas, mediante o uso de uma agulha muito fina na região a tratar. O médico vai massajando a região para que o produto seja corretamente distribuído e seja obtido o efeito desejado.
Após a aplicação do ácido hialurónico é comum surgir desconforto, inchaço e hematoma no local, que geralmente desaparece ao final de uns dias, no entanto para diminuir o desconforto pode-se aplicar gelo com uma compressa durante 15 minutos várias vezes ao dia.
Duração de resultados
Os resultados do tratamento das linhas de marioneta são visíveis imediatamente após o procedimento. Porém, é em média, é ao fim de 5 a 7 dias que é mais visível o resultado final. A duração do efeito do ácido hialurónico é em média 9-12 meses, dependendo do organismo de cada pessoa, da quantidade de ácido hialurónico aplicada e da profundidade das rugas. O ácido hialurónico é absorvido gradualmente pelo organismo, o que pode ser visto como vantagem e desvantagem. A vantagem é que não sendo um tratamento permanente, facilita a decisão de avançar para o tratamento. A desvantagem, que se torna vantagem, se quiser manter os resultados, é necessário repetir a aplicação. A maior parte das pessoas repete o tratamento, uma vez que os resultados são excelentes! O objetivo do tratamento das linhas de marioneta com ácido hialurónico é preencher os espaços, distendendo as rugas, tornando-as mais superficiais ou quase invisíveis. Também hidrata e melhora a passagem de nutrientes para a pele. Na prática faz uma espécie de “escultura facial” harmonizando o rosto.
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.
Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.
Artigos Relacionados
Geral
2 minutos de leitura
Aumento de Lábios e Maçãs de Rosto
Aumento de lábios e Maçãs do Rosto Cada vez mais, as pessoas procuram formas...
Ácido Hialuronico
4 minutos de leitura
Ácido Hialurónico – Livre-se do Código de Barras
É uma consequência normal do envelhecimento, quase todos as temos, mas todos as...
Rinoplastia
3 minutos de leitura
Melhorar a Aparência do Nariz – Com ou Sem Cirurgia
Por estar localizado no centro do rosto, a aparência do nariz tem um grande impacto...