A blefaroplastia – cirurgia de rejuvenescimento palpebral - é um procedimento cirúrgico, que visa a correcção de deformidades nas pálpebras (superiores e inferiores).
Entre as deformidades incluem-se as “bolsas de gordura” (o conhecido “papo nos olhos”) e as rugas. As deformações podem ser adquiridas com o envelhecimento facial, mas também podem resultar de anomalias no crescimento, ou até de traumatismos ou outras doenças.
Normalmente, as alterações, causadas pelo envelhecimento no nosso corpo, são primariamente apercebidas ao redor dos olhos.
A blefaroplastia pode ser realizada de forma isolada, ou em associação com outros procedimentos cirúrgicos, como o lifting facial, para conseguir resultados mais amplos. As cicatrizes resultantes desta cirurgia ficam praticamente invisíveis, uma vez que a pele das pálpebras é de espessura muito fina.
Antes Depois
O olhar revela-se como um aspecto distintivo da personalidade do indivíduo, e como forma de expressar sentimentos. Os olhos são estruturas anatómicas importantes no conjunto estético da face. O envelhecimento, responsável pela alteração desta forma de expressão, provoca alterações na face e nas pálpebras.
Podem ocorrer também alterações em pessoas mais jovens. Por isso, é que não existe uma idade ideal para se operar as pálpebras: a oportunidade é determinada pelo aparecimento do problema a ser corrigido.
A blefaroplastia surge assim como resposta para corrigir essas alterações, sendo um dos procedimentos seguramente mais realizados em cirurgia plástica. É simples, feita em ambulatório e com anestesia local.
A Dra. Luísa Magalhães Ramos explica:
"São vários os factores que influenciam a posição palpebral. No entanto, as alterações mais importantes são as decorrentes do processo de envelhecimento.
Com a senilidade a pele perde progressivamente a sua elasticidade, gordura e capacidade de sustentação. Como consequência deste fenómeno, torna-se flácida e muito mais propensa a rugas, e assiste-se à queda dos tecidos por acção da força da gravidade.
Acresce ainda o facto de que a expressão facial exerce igualmente deformação mecânica sobre as estruturas.
Outros factores (genéticos ou características familiares e raciais) têm um papel importante no desenvolvimento de deformidades nas pálpebras. Em alguns casos, mais avançados, as alterações palpebrais diminuem o campo de visão do indivíduo."
Nota Importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.

Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS, Nº 42810
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.



Artigos Relacionados
Blefaroplastia
2 minutos de leitura
O que é a Ptose Palpebral? Designa-se ptose palpebral quando as pálpebras cobrem...
Blefaroplastia
3 minutos de leitura
Blefaroplastia – A cirurgia que lhe dá um novo olhar
Corrigir as pálpebras descaídas e os papos nos olhos é uma preocupação tanto...
Rinoplastia
6 minutos de leitura
A idade ideal para realizar uma cirurgia plástica
Cirurgia Plástica - A idade é apenas um número! A atitude, a motivação e o sorriso...
Ver todos os artigos Ver todos os artigos Ver todos os artigos Ver todos os artigos Ver todos os artigos Ver todos os artigos Ver todos os artigos Ver todos os artigos Ver todos os artigos Ver todos os artigos Ver todos os artigos Ver todos os artigos Ver todos os artigos Ver todos os artigos Ver todos os artigos Ver todos os artigos Ver todos os artigos Ver todos os artigos