Muitas pessoas chegam até à minha consulta à procura de uma solução para os papos nos olhos.
Queixam-se que estão sempre com um ar cansado, que ao fim do dia e quando acordam estão muito inchadas. Que são iguaizinhos a uma avô ou a um avô que também tinha uns papos assim.
Como se formam os papos nos olhos?
Os papos de gordura são causados por alguma laxidão dos tecidos da pálpebra inferior que permite a deslocação das bolsas de gordura para uma zona inestética.
Podem estar associados a edema, estando também associados a factores genéticos.
Há muitos tratamentos não cirúrgicos que tradicionalmente são realizados pelas pessoas acometidas por papos nos olhos, nomeadamente cremes, pepinos, gelo, etc.
Esses cuidados atenuam qualquer coisa, sobretudo quando há edema associado, mas não resolvem o problema de forma mais dramática.
Para resultados mais convincentes, de facto só com cirurgia.
Tratamento eficaz para remover os Papos nos Olhos
A cirurgia das pálpebras chama-se blefaroplastia e tanto pode ser realizada nas pálpebras superiores como nas inferiores.
Muitas pessoas pensam que a cirurgia para tratar os papos também vai tratar as rugas dos “pés de galinha”, mas tal não é verdade.
As rugas dos “pés de galinha” são provocadas pela contração do músculo orbicular dos olhos quando as pessoas riem, fecham os olhos, etc.
A cirurgia das pálpebras tem por objectivo tratar as bolsas de gordura e retirar um pequeno excesso de pele, não interferindo com a função muscular e, por isso, não tira as rugas dos “pés de galinha”.
A blefaroplastia deixa cicatrizes visíveis?
Um outro factor extremamente importante e que a maioria das pessoas desconhece, é que a cicatriz na pálpebra inferior é praticamente invisível, porque fica junto à linha das pestanas, muito disfarçada.
Outra questão frequentemente abordada são as “olheiras” negras das pálpebras inferiores.
A blefaroplastia não corrige esse problema.
Como decorre o pós-operatório?
O tempo de recuperação de uma blefaroplastia das pálpebras inferiores é entre 7 a 15 dias.
Nos dias seguintes à cirurgia há bastante edema e os olhos ficam pisados.
Não é uma cirurgia dolorosa, pode ser realizada com anestesia local e sedação, com alta no próprio dia.
Contudo, deve evitar-se realizar esta intervenção em pessoas com tendência para terem o olho muito seco. Apesar de ser uma cirurgia relativamente simples e rápida, trata-se de um procedimento bastante minucioso e cuidadoso.
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.
Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.
Artigos Relacionados
Blefaroplastia
7 minutos de leitura
Pálpebras caídas: conheça a cirurgia que corrige este problema
A pálpebra caída, também chamada de ptose palpebral, é uma condição que leva...
Mulher
7 minutos de leitura
Blefaroplastia: o antes e o depois
Blefaroplastia: o antes e o depois As suas pálpebras descaídas ou bolsas inchadas...
Blefaroplastia
2 minutos de leitura
O que é a Ptose Palpebral? Designa-se ptose palpebral quando as pálpebras cobrem...