Hiperhidrose – Saiba mais sobre Pós-operatório

Se Gostou Partilhe...
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email

Tanto a cirurgia como a injecção da toxina botulína têm alguns efeitos secundários.

Com a toxina botulínica pode ocorrer uma sensação de queimadura devido à infiltração da toxina e podem aparecer nódoas negras nas zonas das injecções. É normal, nas primeiras horas após o tratamento, a zona ficar avermelhada mas recomenda-se a aplicação de gelo para diminuir o desconforto.

 

Relativamente às actividades do dia-a-dia, estas podem ser feitas logo após a intervenção sem qualquer problema. É apenas pedido para se evitar contacto com determinados produtos/matérias quando a intervenção é feita nas mãos.

No caso da cirurgia, pode ocorrer a chamada hiperhidrose compensatória ou reflexa. Esta é uma das complicações pós-operatórias mais chatas da simpatectomia. O suor aumenta noutras partes do corpo para compensar a falta de suor na área que ficou seca.

Em muitos casos, esta é mais forte nos primeiros 6 meses e depois tem tendência a diminuir, chegando a desaparecer em alguns casos.

hiperidroseA cirurgia é facilmente reversível caso tenham sido utilizados clips, mas se removeram uma parte do nervo, ou de vários, a reversão torna-se mais complicada.

Pode também ocorrer a sudorese gustativa ou olfactória. Esta é mais recorrente após as refeições ou apenas por estar perto de comida.

Em raros casos na cirurgia às mãos pode ser relatada uma maior secura da pela nesta zona. Aqui, é recomendado o uso frequente de creme hidratante.

Também pode ocorrer o “suor fantasma”, embora a reportação de casos com este sintoma seja baixa. Este sintoma é quase uma “premonição” de que se vai suar e está associado ao foro psicológico.

Por último, o paciente pode sentir uma dor torácica na zona das incisões, sendo que, na maioria das vezes, o uso de analgésicos e anti-inflamatórios soluciona o mau-estar. Ocasionalmente, a dor pode ser mais forte sendo necessária a utilização de medicação analgésica, sedativos ou esteróides.

A maioria dos médicos aconselha a injecção da toxina como primeira opção e só caso não obtenha os resultados pretendidos é que deve apostar na cirurgia.

Saiba mais sobre Hiperhidrose em www.lmrcirurgiaplastica.pt

Se Gostou Partilhe...
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email