Recuperação 24h ou mamoplastia de recuperação rápida
Recuperação rápida ou recuperação 24h... estas palavras parecem-lhe uma grande inovação e uma grande novidade em cirurgia plástica? Pois, não é verdade!
Esta técnica, atualmente em voga e mediatizada nos meios de comunicação social e nas redes sociais, foi descrita há mais de 20 anos, entre 2002 e 2008 e é realizada na nossa clínica desde 2012, há mais de 10 anos.
A técnica foi descrita em vários artigos, primeiramente pelo cirurgião plástico americano John Tebbets e também por William Adams (Tebbetts Achieving a predictable 24-hour return to normal activities after breast augmentation: part II. Patient preparation, refined surgical techniques, and instrumentation - PubMed (nih.gov) Plast Reconstr Surgery 2006 Dec;118 (7 Suppl):115S-27S; discussion 128S-129S, 130S-132S).
Em que consiste a técnica de recuperação 24h ou mamoplastia de recuperação rápida?
O objetivo primário dos estudos efetuados não foi necessariamente diminuir o tempo de recuperação, mas sim estudar técnicas que tornassem a cirurgia mais segura. Através desse estudo, desenvolveram-se métodos que otimizaram a segurança da cirurgia e também o tempo de recuperação.
Como é realizada a técnica de recuperação 24h, mamoplastia de recuperação rápida?
Na nossa clínica utilizamos este método cirúrgico há mais de 10 anos, com experiência e resultados comprovados pela reduzida percentagem de complicações. Mais importante do que o período de recuperação ser rápido, é ter uma baixíssima taxa de complicações na cirurgia: isto é especialmente verdade na nossa clínica, devido a adaptações e melhorias que fomos introduzindo ao longo do tempo, desde que começámos a utilizar esta técnica. De tal forma é a nossa confiança no nosso método de trabalho, que criámos o plano AFTERCARE, único à data, em clínicas de cirurgia plástica em Portugal.
A técnica de recuperação 24h ou mamoplastia de recuperação rápida é a técnica que temos usado em todas as nossas cirurgias de mamoplastia de aumento e que extrapolámos também para outras cirurgias mamárias. Para o sucesso desta técnica é necessário planeamento de todas as fases: consulta, cirurgia e pós-operatório.
Na nossa clínica seguimos o seguinte método:
- De forma a diminuir o tempo operatório e indecisão no momento da cirurgia, utilizamos na consulta o software Vectra, que faz uma avaliação das características da doente, ajudando, em conjunto com a simulação, a decidir qual o implante que melhor se adequa à mulher;
- A cirurgia é realizada em ambulatório, ou seja, a paciente tem alta no próprio dia, geralmente quatro a seis horas após a cirurgia, depois de recobro acompanhado pela equipa do bloco operatório, para garantir que cumpre todos os critérios de alta com segurança;
- A anestesia utilizada é a anestesia local com sedação e são usados fármacos para prevenir náuseas, vómitos, dor e infeções no período pós-operatório;
- Durante a cirurgia (que dura cerca de 45 min), são realizadas manobras cirúrgicas o mais atraumáticas possível. Cada gesto operatório é realizado com delicadeza e precisão pelas nossas cirurgiãs, utilizando instrumentos especialmente concebidos para esta cirurgia;
- A hemóstase (conjunto de técnicas com vista a reduzir hemorragias) é um passo fundamental para o sucesso da cirurgia e é realizado de forma minuciosa e sistemática. Sempre que necessário, são utilizados medicamentos que ajudam a diminuir o risco de sangramento.
- Antes da inserção do implante, é experimentado o “sizer”, ou seja, um molde idêntico ao implante em si, para verificação do resultado, de forma a termos a certeza de que é o implante adequado ao corpo e aos tecidos da mulher. A “bolsa” criada para o implante é instilada com soluções antibacterianas e os implantes são lavados em antibioterapia tripla;
- Antes de terminar a cirurgia, é feito um bloqueio local com anestésico de longa duração, para diminuir a dor no pós-operatório imediato;
- Raramente são utilizados drenos e, caso sejam necessários, nunca por um período superior a 24H;
- No período pós-operatório, antes da alta, é fornecido um “kit de medicação” com todos os medicamentos necessários para garantir um pós-operatório o mais confortável possível;
- As suturas utilizadas são reabsorvíveis, sendo que não há pontos para serem removidos. Também não utilizamos pensos, mas sim cola cirúrgica, o que permite que as nossas pacientes possam tomar banho no dia seguinte ao da cirurgia;
- Na nossa clínica existe uma equipa multidisciplinar de anestesistas, cirurgiãs, enfermeiras e fisioterapeutas, preparadas para as diferentes fases de recuperação da cirurgia, de forma a prestar apoio ao longo de todo o processo.
Contenção no período pós-operatório:
Apesar de a grande maioria das nossas doentes conseguir realizar as atividades normais pouco tempo após a cirurgia, aconselhamos que haja alguma contenção no período pós-operatório. Muitas das nossas doentes têm filhos pequenos ou atividades profissionais que exigem algum esforço físico e recomendamos que contem com uma semana de recuperação.
Por mais que queiramos falar numa recuperação ultra rápida, não podemos menosprezar a SEGURANÇA da cirurgia. Um dos maiores riscos nas primeiras 48h após a cirurgia são os hematomas. Por mais bem executada que seja a cirurgia, está demonstrado que esforços físicos ou movimentos físicos abruptos podem desencadear hemorragias. Um hematoma pode obrigar a nova ida ao bloco operatório e a prolongar a recuperação.
Para além disso, apesar de ser verdade que há uma série de melhorias cirúrgicas nos últimos anos que permitem uma recuperação mais rápida do que anteriormente, e de ser verdade que falar em recuperação em 24horas ou recuperação rápida é mais do que um nome apelativo para técnicas de marketing, não nos podemos esquecer de que uma cirurgia é uma cirurgia, com possíveis riscos e complicações, e que deve ser analisada com a seriedade que a mesma exige.
Cada corpo é um corpo, cada caso é um caso. Se é verdade que a maioria das mulheres passa pela cirurgia de forma muitíssimo confortável, também pode suceder que não seja assim e é necessário planear a cirurgia contemplando tempo para recuperar de forma tranquila, para não precipitar complicações desnecessárias. O tempo de recuperação de uma mamoplastia de aumento acaba sempre por ir pelo menos até 4 semanas. Numa fase inicial, há bastante edema e não se deve realizar exercício físico nas primeiras quatro semanas, para diminuir o risco de hematomas e de seromas. Querer apressar a recuperação pode ser contraproducente e acabar por trazer mais complicações a curto/médio prazo.
O nosso objetivo é que a recuperação seja o mais confortável e rápida possível, mas sempre priorizando a segurança e baixas complicações. Mais importante do que recuperar rapidamente é que corra tudo bem, sem complicações evitáveis.
A nossa clínica de cirurgia plástica em Lisboa, está equipada com as mais modernas tecnologias nesta área e dispomos de uma equipa multidisciplinar, experiente e humana, disponível para a ajudar a atingir os seus objetivos.
Alguns Exemplos de Antes e Depois de uma Mamoplastia de Aumento
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.
Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.
Artigos Relacionados
Lipoaspiração
8 minutos de leitura
Lipoaspiração de braços: qual o preço em Portugal?
Em Portugal, um país reconhecido pelas opções avançadas de cuidados de saúde...
Laser CO2
7 minutos de leitura
Laser CO2: saiba qual o preço por sessão!
No campo dos procedimentos estéticos, o LASER Resurfacing CO2, LASER CO2...
Corpo
6 minutos de leitura
Lifting de coxas: qual o preço desta cirurgia em Portugal?
Está a pensar fazer um lifting de coxas em Portugal, mas tem dúvidas sobre o preço?...