As principais características de um rosto jovem são uma pele lisa e elástica, maçãs do rosto altas e linha da mandíbula bem definida. Com o passar dos anos, a pele, tal como qualquer outro órgão, envelhece e sofre alterações na sua estrutura. A pele perde elasticidade dando origem ao aparecimento de rugas e perda de volume em determinadas zonas do rosto. As zonas mais afetadas pelo envelhecimento são os sulcos, o contorno da mandíbula, as maçãs do rosto e o pescoço, onde pode haver também alguma “papada”. As alterações na zona dos olhos são também bastante visíveis (presença de olheiras, rugas em torno dos olhos e excesso de pele nas pálpebras). Embora seja possível atrasar e melhorar as marcas do tempo através de alguns cuidados e tratamentos, o que é certo é que o processo de envelhecimento é inevitável e mais tarde ou mais cedo, as rugas e a flacidez instalam-se.
O lifting facial reverte parcialmente o processo de envelhecimento pois atua sobre determinadas estruturas que sofreram alterações e elimina o excesso de pele. O objetivo desta intervenção é conseguir um aspeto mais jovem sem alterar os traços e as expressões faciais. Pode ser feito em todo o rosto (lifting total) ou tratar zonas específicas (lifting parcial). A cirurgia é combinada com frequência com outros procedimentos: blefaroplastia que intervém nas pálpebras e tratamentos para amenizar as rugas e aumentar o volume de algumas zonas do rosto como é o caso do Botox®, ácido hialurónico e enxerto de gordura. É ainda possível realizar tratamentos como o Laser CO2 e peelings para melhorar a qualidade da pele, tratar manchas e pequenas rugas. Não há uma idade específica para realizar um lifting facial mas a idade aconselhada é perto dos 50-55 anos – nesta idade os sinais de envelhecimento são por norma visíveis ao ponto de incomodar mas sem serem muito acentuados. Mas a idade não é o mais importante pois o envelhecimento facial é diferente de pessoa para pessoa. O lifting está indicado para pacientes com queda dos tecidos moles da face, com a presença de rugas profundas e perda do volume facial notável.
Mini Lifting
O mini lifting está indicado para pacientes com grau de flacidez leve e com pequenas rugas na zona do pescoço. Implica um descolamento mínimo e é efetuado na região pré-auricular do rosto e pescoço.
Lifting temporal
Esta técnica trata a flacidez ao nível das têmporas. Está indicado para elevar as sobrancelhas e atenuar as rugas na parte superior e externa do olho. O resultado é um olhar mais aberto, jovial e mais descansado.
Lifting cervical
O lifting cervical ou do pescoço é a cirurgia indicada para tratar o chamado “pescoço de perú”, “papada” ou as “peles do pescoço”. Este procedimento é combinado com frequência com uma lipoaspiração do pescoço para um melhor. O resultado é uma remodelação da zona do pescoço e da mandíbula que fica mais definida.
Lifting frontal
O lifting frontal está indicado para tratar a flacidez e rugas na zona da testa, permitindo também elevar as sobrancelhas que, com o avançar da idade, vão descaindo sobre os olhos. O lifting frontal melhora não só a testa como também o olhar.
Lifting cervico-facial
O lifting cervico-facial trata o rosto como um todo ou seja, o pescoço e a face. Esta é a cirurgia indicada quando a flacidez está numa fase mais avançada já não sendo possível reverte-la com um lifting parcial. A cirurgia elimina não só o excesso de pele como também, trata a musculatura. Atua de forma integral sobre as diferentes zonas do rosto resultando num rosto mais firme e com contornos bem delineados.
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.
Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.
Artigos Relacionados
Dermatologia
6 minutos de leitura
Dermatologia no Porto? Agende a sua consulta na Clínica LMR!
Dermatologia no Porto? Agende a sua consulta na Clínica LMR! Na vibrante cidade...
Lipoaspiração
8 minutos de leitura
Lipoaspiração de braços: qual o preço em Portugal?
Em Portugal, um país reconhecido pelas opções avançadas de cuidados de saúde...
Laser CO2
7 minutos de leitura
Laser CO2: saiba qual o preço por sessão!
No campo dos procedimentos estéticos, o LASER Resurfacing CO2, LASER CO2...