1. Após consulta com a anestesista e marcação da paciente, a mesma é levada até ao bloco operatório. Depois de confortavelmente deitada na marquesa e coberta por uma manta térmica, é administrada a sedação pela anestesista.
2. Antes de entrar no bloco, eu e a minha equipa procedemos a uma rigorosa desinfecção das mãos, de acordo com os protocolos de assepsia.
3. Posteriormente, vestimos as batas e calçamos as luvas esterilizadas; a mesa dos instrumentos é preparada para a cirurgia.
4. De seguida, a área a ser intervencionada é preparada de forma estéril. Nesta imagem vêem-me a desinfectar o tórax para a mamoplastia de aumento. Nesta fase, a doente já está sedada, isto é, está a dormir, sem consciência do que se passa à sua volta.
5. Posteriormente, são colocados os campos esterilizados. Desta forma, toda a zona de trabalho está completamente isolada por um ambiente estéril.
6. De seguida, injecto anestésico local em zonas estratégicas, de forma a que não haja qualquer dor, nem durante nem após a cirurgia. Como a paciente já está sedada nesta fase, não sente nenhuma destas picadas de agulha.
7. Após a infiltração do anestésico é feita a incisão. Deixo-vos imagens de dois casos diferentes. Num realizei uma incisão periareolar e no outro inframamária. A incisão da mamoplastia de aumento é escolhida de acordo com as preferências das minhas doentes.
8. Após realizar todo o descolamento da bolsa onde vai ficar colocado o implante, experimento os sizers (amostras em tudo semelhantes aos verdadeiros implantes mamários) correspondentes aos tamanhos discutidos na consulta e simulados no VECTRA. Este passo permite experimentar diferentes opções e ter a certeza que o resultado final vai corresponder ao esperado.
9. Despois de colocar o sizer, a marquesa é colocada na posição sentada, para que o tronco fique na posição Vertical. Sem este passo será muito difícil prever o resultado final pretendido – é na vertical que as mulheres avaliam as suas mamas e definem o que me pedem.
10. Seguidamente, coloco o implante definitivo. Previamente a ser introduzido, o implante mamário é banhado em 3 antibióticos diferentes e a zona de inserção é novamente desinfectada, de forma a prevenir infecções da prótese mamária.
11. Depois de colocar os implantes e os drenos, gosto de colocar a marquesa novamente na posição sentada e fazer os últimos ajustes e verificar novamente o resultado, como podem ver nestes dois exemplos. Relembro que a paciente está sedada durante todo o procedimento e não tem noção destes passos.
12. Finalmente, faço a sutura. Utilizo apenas material de sutura reabsorvível, para não deixar marcas adicionais e tentar que a sutura fique o mais discreta possível.
13. Finalmente faço o penso e ponho os drenos a funcionar. Os drenos que utilizo são extremamente finos e completamente indolores quando são retirados. Regra geral, são removidos antes de as pacientes irem para casa.
Depois de terminada a cirurgia, as pacientes são transferidas para o recobro, onde é colocado um soutien e uma banda compressiva. Após algumas horas e depois de se alimentarem, podem ir para casa, desde que devidamente acompanhadas e que estejam num raio de 60km da clinica. Caso contrário, permanecem na mesma.
Previamente à alta, apesar de entregar documentação em papel, são reforçados todos os cuidados pós operatórios e dadas as indicações referentes a drenagens, consultas e pensos e relembrados os nossos contactos. Todas as minhas pacientes têm o meu telemóvel e o de todos os elementos da minha equipa.
Apesar das muitas cirurgias que fazemos (nomeadamente mamoplastia de aumento), todas as minhas pacientes são tratadas com a mesma atenção com que tratei a primeira.
Mamoplastia de Aumento Passo a Passo em Vídeo
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.

Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.



Artigos Relacionados
Rosto
6 minutos de leitura
Tratamento de rugas: LMR em Lisboa, Porto ou Cascais
Se procura soluções eficazes para tratar as rugas e recuperar uma pele mais jovem...
Endocrinologia
5 minutos de leitura
Excesso de peso e obesidade: descubra o melhor tratamento para si!
O excesso de peso e a obesidade são desafios globais de saúde que afetam milhões...
Mulher
9 minutos de leitura
Cirurgia de aumento mamário no Porto: tudo o que precisa saber
Está a pensar realizar uma cirurgia de aumento mamário? Se a resposta for afirmativa,...