Quando se fala de complicações na mamoplastia de aumento, não significa que estas realmente aconteçam. No entanto como todas as cirurgias existem sempre possíveis complicações que nem sempre estão dependentes do processo cirúrgico ou do cirurgião plástico. O cirurgião é capaz de avaliar durante a consulta todos os riscos pré-existentes de modo a tentar controlar o mais possível o aparecimento de complicações.
3 Possíveis complicações são:
- Contratura capsular - Após a mamoplastia de aumento, pode formar-se uma camada de tecido de cicatrização anormal em volta dos implantes como parte natural do processo de cura. Não é um grande problema quando o tecido cicatricial envolve os implantes, a menos que o implante se contraia. Isto pode desenvolver-se meses ou até anos após a mamoplastia de aumento. Em casos de contraturas “leves”, massagens e determinados exercicios ajudam a diminuir efeitos de contratura. Em casos de contratura de grau mais “sério”, o tratamento pode implicar remover cirurgicamente o tecido cicatricial e a colocação de um novo implante.
- Deslocamento do implante - Após a mamoplastia de aumento, os implantes de silicone podem se deslocar para cima, para dentro ou para fora da posição original. Assim como um implante de grande volume também se pode deslocar para baixo. Um deslocamento significativo pode comprometer a aparência natural dos seios e exigir a revisão da mamoplastia de aumento para centralizar novamente a implante deslocado. O risco de tal ocorrer é bastante pequeno e o cirurgião tem experiência, para recomendar qual o revestimento e o tamanho dos implantes em concordância com as características pessoais da paciente que será mais indicado, bem como o período de uso do soutien que a paciente deve usar após a cirurgia, de forma a evitar o aparecimento desta complicação. Em casos graves deve considerar-se a realização de nova cirurgia.
- Perda de sensibilidade - A perda de sensibilidade, a dormência é na maioria dos casos temporária, pode demorar até seis meses ou mais para ser recuperada completamente, em casos muito raros pode ser permanente. O aumento de sensibilidade nos mamilos é mais comum do que propriamente a perda de sensibilidade. A mamoplastia de aumento não prejudica a ereção dos mamilos, que é preservada mesmo com a perda da sensibilidade. O tamanho do implante, assim como o local de incisão são factores determinantes na preservação da sensibilidade mamária. Por exemplo um implante maior exige criar uma bolsa maior para acomodá-la no tecido mamário, prejudicando mais as fibras nervosas que suprem a pele, podendo este facto favorecer a perda de sensibilidade, que em alguns casos pode ser permanente.
De forma a evitar que ocorram determinadas complicações, as mulheres que realizam uma mamoplastia de aumento devem consciencializar-se, que devem seguir todos os cuidados pré e pós-operatórios uma vez que são os grandes aliados na prevenção de futuras complicações.
Caso tenha necessidade de algum esclarecimento entre em contacto connosco, ou marque uma consulta na nossa clínica de cirurgia plástica no centro de Lisboa, encontramo-nos disponíveis para esclarecer qualquer questão que possa ter.
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.
Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.
Artigos Relacionados
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Lifting cervico facial: transformações reais – antes e depois
O lifting cervico facial tem conquistado cada vez mais adeptos, afirmando-se como...
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Consulta de Medicina Estética no Porto: realce a sua beleza natural na LMR!
Se quer agendar uma consulta de Medicina Estética no Porto, ao visitar a LMR (rua...
Endocrinologia
6 minutos de leitura
Endocrinologia para perda de peso no Porto? Marque consulta na clínica LMR!
Endocrinologia para perda de peso no Porto? Marque já consulta na clínica LMR,...