1. Quanto tempo duram os implantes mamários?
Antes de qualquer cirurgia gostamos que as nossas pacientes estejam informadas não só sobre a cirurgia em si como também sobre os cuidados a terem no futuro.
Na cirurgia de mamoplastia de aumento, existem os riscos associados a qualquer cirurgia e ainda riscos ou possíveis complicações associadas à colocação dos implantes. Acreditamos ser fundamental o seu conhecimento por parte das nossas pacientes para que a sua decisão e escolha seja o mais consciente e informada possível, participando no processo de escolha do implante, na abordagem cirúrgica e na regular reavaliação mamária após o implante.
Assim, conseguimos uma maior satisfação das nossas pacientes, conscientes do seu papel na aquisição de melhores resultados após a mamoplastia.
Os implantes mamários ainda não são dispositivos médicos vitalícios, necessitando de uma revisão alguns anos após a sua colocação. Habitualmente, o tempo preconizado é de 10 anos. As pacientes devem ter consciência que a mamoplastia de aumento nunca será apenas uma cirurgia pois eventualmente alguns anos mais tarde necessitarão de retirar os implantes colocados e substituir por outros. Também podem ocorrer com alguma frequência, complicações inesperadas, como deslocação do implante, resultados insatisfatórios, contractura da capsula entre outras, que obrigarão a nova cirurgia.
2. Os implantes mamários interferem com a amamentação?
Para as mulheres que desejam amamentar, os implantes mamários deveriam ser colocados após a mulher decidir não ter mais filhos ou não desejar amamentar, pois podem vir a dificultar esse aspecto reduzindo ou impossibilitando a produção de leite. Os implantes colocados por de baixo do músculo peitoral (submuscular) são os que menos interferem com a amamentação.
A cirurgia efectua através da abordagem periaureolar está mais frequentemente ligada a dificuldade em amamentar pois os tecido mamários são dissecados na sua profundidade para criar a bolsa de alojamento ao implante.
3. São necessários exames de controlo após colocação dos implantes mamários?
Alguns estudos referem que os implantes de gel sem silicone ao sofrerem ruptura (apesar de infrequente) têm uma clínica menos evidente que na ruptura dos implantes de solução salina, dificultando o diagnóstico, tratando-se de uma “ruptura silenciosa”. Assim, é aconselhada uma ressonância magnética (RM) 3 anos após a colocação do implante mamário e nos anos seguintes uma RM com intervalo de 2 anos. As nossas pacientes ao tomarem a decisão de efectuar a mamoplastia de aumento devem ter a consciência que a monitorização do implante a longo prazo é importante. Mensalmente, as pacientes devem efectuar a auto-avaliação do implante e dos tecidos mamários, pois é possível detectar complicações como ruptura do implante através de sintomas como dor persistente, edema, alteração na forma do implante.
4. Os implantes mamários interferem com a mamografia?
É também importante o facto de a mamoplastia de aumento dificultar os exames imagiológicos ginecológios, a nível da mama, através de mamografia. Os implantes colocados sob o músculo peitoral têm menor interferência neste exame. No entanto, os implantes podem dificultar o exame visto que para este é necessário colocar o tecido mamário entre duas plataformas que reduzem ao máximo o espaço entre elas, apertando o tecido mamário e o implante. Por esta razão, poderão ser necessários vários disparos de radiação para se conseguir uma imagem favorável do tecido mamário (aumentando a exposição à radiação) e ainda assim pode ser difícil detectar a presença de alguma massa mamária suspeita.
Durante a mamografia existe ainda o risco de ruptura do implante ao se tentar apertar o tecido mamário. É fundamental que as pacientes informem o técnico de raio X que são portadoras de implantes mamários.
5. Qual o tamanho ideal de implantes mamários para o seu corpo?
Esta é uma das questões que mais preocupa as mulheres pois a única forma de corrigir uma escolha errada é através da repetição da cirurgia. Algo que nenhuma mulher pretende.
Um médico experiente pode guiá-la neste processo de escolha dos tamanhos da sua mamoplastia de aumento de forma a que não fique insatisfeita com o resultado final.
Para além da preciosa ajuda do médico, as melhores e mais modernas clínicas de cirurgia plástica disponibilizam aos seus pacientes simuladores que permitem pré-visualizar, nas consultas antes da cirurgia, o seu novo corpo em 3D com e sem roupa. Desta forma poderá ficar com uma ideia muito clara do resultado que a espera e em conjunto com o médico determinar qual o tamanho mais adequado para o seu corpo. Esta ferramenta permite diminuir drasticamente os níveis de ansiedade relativamente aos tamanhos de próteses mamárias a escolher.
Na prática esta é a melhor forma de fazer um Test Drive no seu novo decote antes da grande decisão que vai mudar a sua vida para sempre.
Caso pretenda simular o seu novo decote em 3D, a nossa clínica de cirurgia plástica em Lisboa está equipada com um dos mais modernos simuladores de cirurgia plástica (antes e depois) - o Vectra XT 3D. Se pretender mais informações preencha este formulario.
Se gostou do artigo não se esqueça de partilhá-lo com as suas amigas.
Caso tenha alguma dúvida, deixe a sua questão na zona dos comentários.
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.
Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.
Artigos Relacionados
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Lifting cervico facial: transformações reais – antes e depois
O lifting cervico facial tem conquistado cada vez mais adeptos, afirmando-se como...
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Consulta de Medicina Estética no Porto: realce a sua beleza natural na LMR!
Se quer agendar uma consulta de Medicina Estética no Porto, ao visitar a LMR (rua...
Endocrinologia
6 minutos de leitura
Endocrinologia para perda de peso no Porto? Marque consulta na clínica LMR!
Endocrinologia para perda de peso no Porto? Marque já consulta na clínica LMR,...