É a cirurgia estética mais realizada em todo o mundo, mas não deixa por isso de estar envolta de muitas dúvidas. Para que possa tomar uma decisão consciente deixamos-lhe um guia completo sobre o aumento mamário.
A mama é um símbolo da feminilidade e, por isso, não admira que ter umas mamas bonitas e tonificadas seja o desejo de muitas mulheres. Tanto mais que vivemos numa época onde a aparência física é extremamente valorizada, mas que a cirurgia estética tem sabido dar resposta. A decisão de aumentar e/ou corrigir a forma das mamas tem tido uma procura exponencial em todo o mundo, não sendo Portugal uma exceção. A mamoplastia de aumento trata-se de uma cirurgia relativamente simples, de rápida realização, com excelentes resultados e de fácil recuperação. Deixamos-lhe um guia completo sobre esta cirurgia, onde pode encontrar a resposta às perguntas que são feitas mais frequentemente
1- Qual o objetivo da mamoplastia de aumento?
A mamoplastia de aumento tem como objetivo, aumentar o volume de mamas pequenas ou que não desenvolveram de acordo às expetativas da mulher, corrigir alterações mamárias após a gravidez e corrigir assimetrias e outras alterações da mama.
2- Para quem é indicada a mamoplastia de aumento?
As candidatas à mamoplastia de aumento devem ter alcançado o pleno desenvolvimento mamário. Para além disso, as mulheres que se submetem à cirurgia de aumento mamário devem ser emocionalmente maduras e compreender as suas próprias motivações para realizar a cirurgia.
3- Existem diferentes tipos de próteses?
É relevante saber que existem diferentes próteses mamárias de diferentes preenchimentos, revestimentos, formas e tamanhos. Não há duas mulheres com o peito igual e não desejam todas o mesmo resultado. Por isso, é possível, adaptar as escolhas dos implantes às características físicas e resultados que cada mulher deseja obter. No preenchimento, as próteses podem ser de gel de silicone, ou de solução salina. Quanto ao revestimento, podem ser de superfície lisa, texturizada ou poliuretano. Já no que respeita à forma diferem entre os implantes redondos, tendencialmente fazem com que o peito aparente mais volume e projeção; e os implantes em gota, desenhados para um efeito mais anatómico similar ao de uma mama natural. Em relação ao tamanho, as próteses mamárias podem ter vários tamanhos, vulgarmente, medidos em CC (centímetros cúbicos – unidade de volume). Os tamanhos dos implantes mamários variam com cada um dos laboratórios fornecedores, mas por norma começam em pouco mais de 100 CC, podendo ir até aos 800 CC.
4- Onde é colocado o implante mamário?
Existem diferentes abordagens na colocação de implantes mamários e a escolha deve ser baseada na experiencia do cirurgião, anatomia da doente, preferência da doente e a posição da prótese.
- Abordagem subglandular: quando a prótese é colocada abaixo da glândula mamária e acima do músculo;
- Abordagem submuscular: quando a próteses é colocada abaixo do músculo;
- Técnica Dual Plane: Também conhecida por plano duplo. É uma das técnicas mais utilizadas e tem a vantagem de a prótese ser praticamente impercetível, uma vez que o implante é colocado por baixo do músculo grande peitoral.
5- Qual a duração dos implantes?
Os implantes mamários não têm uma validade exata estando a durabilidade dos mesmos associada à qualidade dos mesmos e às características do organismo e reação de cada mulher aos implantes. É conveniente fazer consultas de revisão para que se possa avaliar o estado das próteses ao longo do tempo.
6- Onde ficam as cicatrizes da mamoplastia de aumento?
Há 3 localizações mais frequentemente utilizadas para a colocação da prótese e consequente cicatriz.
- A abordagem periareolar: é das regiões onde a cicatriz fica mais dissimulada ficando quase impercetível por causa da transição natural da cor nesta área.
- A abordagem inframamária: uma das abordagens mais utilizadas uma vez que permite o acesso direto à região da mama. A cicatriz fica localizada no sulco natural infra mamário, na parte inferior do seio, que permite esconder a cicatriz.
- A abordagem axilar: a menos utilizada. A incisão é realizada na axila e as cicatrizes ficam bem escondidas nas axilas, sendo visíveis apenas quando os braços são levantados.
7- Como é o pós-operatório da mamoplastia de aumento?
O período pós-operatório da mamoplastia de aumento é normalmente tranquilo de bem tolerado. O período de recuperação necessário para que a paciente retome o trabalho ou outras atividades diárias é de aproximadamente uma semana. Existem porém cuidados que deve ter em conta: uso obrigatório e permanente de sutiã especial de contenção; restrição da atividade física e dormir de barriga para cima durante umas semanas.
8- A mamoplastia de aumento interfere com a amamentação?
A colocação de próteses de silicone não interfere com a amamentação, mas existem técnicas mais adequadas para as mulheres que querem amamentar no futuro. Nesses casos os implantes mamários devem ser colocados abaixo do tecido mamário, tecido esse responsável pela produção do leite e pela via inframamária. O tecido mamário é apenas empurrado para a frente pelo implante pelo que a capacidade de amamentação não fica comprometida.
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.
Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.
Artigos Relacionados
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Lifting cervico facial: transformações reais – antes e depois
O lifting cervico facial tem conquistado cada vez mais adeptos, afirmando-se como...
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Consulta de Medicina Estética no Porto: realce a sua beleza natural na LMR!
Se quer agendar uma consulta de Medicina Estética no Porto, ao visitar a LMR (rua...
Endocrinologia
6 minutos de leitura
Endocrinologia para perda de peso no Porto? Marque consulta na clínica LMR!
Endocrinologia para perda de peso no Porto? Marque já consulta na clínica LMR,...