O antes e o depois da mamoplastia de aumento são fases muito importantes que devem ser analisadas e conversadas entre o médico e a doente. O tamanho e a forma dos seios antes da intervenção irão influenciar quer as opções a tomar, quer o resultado final.
Cada mulher tem de estar consciente de que as expectativas devem ser realistas e não terem por base um ideal que não se adapta às suas características anatómicas. É por isso que a mamoplastia de aumento tem sempre em conta a altura, idade e a dimensão do tórax de cada pessoa, por forma a conseguir uma solução o mais natural possível e o mais adequada a cada caso específico.
Por ser um procedimento cirúrgico, todas as vantagens e desvantagens da mamoplastia de aumento são apresentadas à doente, de forma a informá-la do que deve fazer antes e depois da intervenção. O resultado final irá assentar em parte na forma como as indicações dadas pelo médico forem cumpridas de forma rigorosa e por outro lado, na forma como o próprio organismo irá reagir.
Actualmente, existem formas de visualizar o resultado final em consulta, utilizando para isso um sistema de simulação onde se experimenta implantes com diferentes tamanhos e formas. Mesmo enquanto decorre a mamoplastia de aumento é possível ao cirurgião experimentar moldes que lhe darão uma melhor perspectiva do resultado final.
Existem três tipos de incisões, uma por baixo do peito, na axila ou na aréola. É nessa incisão que se coloca o implante. De salientar que as próteses utilizadas pela Dra. Luísa Magalhães Ramos estão presentes no mercado há mais de três décadas, apresentando provas de qualidade comprovada. A forma de inserção pode ser atrás ou à frente do músculo, consoante cada caso.
Antes Depois
A forma dos implantes varia entre as redondas e as anatómicas, tipo gota. As pacientes serão também informadas de que ao submeterem-se à mamoplastia de aumento poderão necessitar de uma cirurgia de revisão, já que não é possível saber com exactidão a durabilidade dos implantes.
As pessoas que se submeterem à mamoplastia de aumento não têm risco acrescido de cancro da mama, segundo estudo recentes, e podem continuar a fazer mamografias normalmente.
Em termos gerais, a paciente deve colocar todas as dúvidas que tenha ao médico, que a irá esclarecer e informar de tudo o que for importante para que a cirurgia corra conforme o desejado.
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.

Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.



Artigos Relacionados
Rosto
6 minutos de leitura
Tratamento de rugas: LMR em Lisboa, Porto ou Cascais
Se procura soluções eficazes para tratar as rugas e recuperar uma pele mais jovem...
Endocrinologia
5 minutos de leitura
Excesso de peso e obesidade: descubra o melhor tratamento para si!
O excesso de peso e a obesidade são desafios globais de saúde que afetam milhões...
Mulher
9 minutos de leitura
Cirurgia de aumento mamário no Porto: tudo o que precisa saber
Está a pensar realizar uma cirurgia de aumento mamário? Se a resposta for afirmativa,...