A grande maioria das mulheres que realizaram uma mamoplastia de aumento, relatam que se sentem muito mais seguras e confiantes após terem realizado a cirurgia do que se sentiam antes. A melhoria da confiança, numa mulher vai levar, a melhorias em outras áreas de suas vidas. Regra geral todas relataram, ter existido uma melhoria na vida amorosa após a cirurgia.
Normalmente, este procedimento favorece uma melhoria significativa nas relações sexuais, as mulheres sentem-se mais seguras com seu corpo após a cirurgia, mais desinibidas, e seu parceiro têm um incentivo adicional para aumentar a excitação no relacionamento. Isto não significa que apenas as mulheres com implantes têm uma relação sexual completa, dado que a sexualidade é muito pessoal e individual de acordo com a dinâmica particular de cada casal.
No corpo feminino os seios, são sempre objecto de atenção e relevantes para a sexualidade da mulher. As mulheres que ponderam realizar esta cirurgia devem estar informadas, sobre possíveis mudanças que podem ocorrer e quais os cuidados a ter relativamente a sua sexualidade após este cirurgia.
Existe perda de sensibilidade nos seios?
Em geral não existem mudanças significativas ou permanentes em relação à sensibilidade, embora num período pós-operatório seja perfeitamente normal de ocorrer alguma perda, dado que procedimento cirúrgico produz alguma inflamação, mas em geral desaparece ao longo do processo de recuperação, e a sensibilidade normal é recuperada. Esta questão varia de paciente para paciente, sendo cada caso único e podendo ocorrer casos em que haja uma perda definitiva da sensibilidade dos mamilos.
Um implante maior vai agradar mais ao parceiro sexual?
Quando na escolha do tamanho dos implantes mamários, existe o envolvimento por exemplo do casal, é natural que isso possa vir a gerar uma maior atração. No entanto verifica-se na maioria dos casos que não é o facto de o implante ser grande que vai agradar mais. O tamanho do implante deve estar adequado a cada mulher em particular pois o que para uma pode ser o ideal para a harmonia do seu contorno corporal, para outra pode não ser o mais indicado. Efectivamente o que irá agradar será uma excelente harmonia corporal, e não o facto de ser grande ou pequeno.
Apesar da escolha do tamanho ser uma decisão pessoal de cada paciente, a mesma deve ser feita em conjunto com o cirurgião plástico, uma vez que através de uma avaliação corporal e da experiência que tem nestas cirurgias, sabe qual o tamanho que melhor se adequa, evitando futuras complicações ou insatisfações. A coisa mais importante é que o paciente se sinta confortável com o seu corpo e seios, para apreciar devidamente a sua sexualidade.
Quanto tempo após a cirurgia se pode voltar a ter relações sexuais?
A vida sexual pode ser retomada, logo após deixar de sentir as normais dores pós-operatórias, que em geral vão desaparecendo gradualmente por um período de 15 dias. É recomendável ainda assim, não mexer excessivamente nos os seios pois o processo de cicatrização ainda esta numa fase muito inicial. Após cerca de 6 a 8 semanas, os seios podem ser manipulados livremente, não havendo nenhuma limitação para a criatividade nas relações sexuais.
Se gostava de fazer uma mamoplastia de aumento, estamos em Lisboa, Portugal, não deixe de nos consultar. A nossa clínica de cirurgia plástica em Lisboa, está equipada com uma das mais modernas tecnologias nesta área e dispomos de uma experiente e simpática equipa disponível para a ajudar a conseguir o resultado que sempre quis.
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.
Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.
Artigos Relacionados
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Lifting cervico facial: transformações reais – antes e depois
O lifting cervico facial tem conquistado cada vez mais adeptos, afirmando-se como...
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Consulta de Medicina Estética no Porto: realce a sua beleza natural na LMR!
Se quer agendar uma consulta de Medicina Estética no Porto, ao visitar a LMR (rua...
Endocrinologia
6 minutos de leitura
Endocrinologia para perda de peso no Porto? Marque consulta na clínica LMR!
Endocrinologia para perda de peso no Porto? Marque já consulta na clínica LMR,...