Recuperação de uma mamoplastia de aumento: saiba como deve ser feita
A recuperação de uma mamoplastia de aumento era, até há uns anos, complexa e demorada. Todavia, hoje em dia, a recuperação desta cirurgia é rápida, pouco dolorosa e costuma decorrer sem imprevistos.
De facto, a mamoplastia de aumento configura, atualmente, uma cirurgia estética bastante simples e tranquila. Um bom pós-operatório afigura-se essencial para obter um bom resultado. A boa notícia: ter um bom pós-operatório depende, em grande parte, da paciente, bastando que siga à risca todas as indicações médicas.
Na nossa clínica, colocámos em prática, desde 2012, a mamoplastia de recuperação rápida, ou recuperação 24H, em que a cirurgia demora apenas 45 minutos e a paciente tem alta no próprio dia.
Quanto tempo demora a recuperação de um aumento mamário?
Como referido, impõe-se cumprir todas as orientações médicas para voltar dentro do tempo expectável às atividades diárias. Embora seja comum sentir desconforto no pós-operatório de uma mamoplastia de aumento, essa sensação pode ser aliviada através da toma de analgésicos e costuma cessar em poucos dias.
O período de recuperação necessário para regressar ao trabalho ou a outras atividades diárias situa-se aproximadamente entre 3 a 7 dias. Se a profissão exigir esforço físico, como levantar pesos, o tempo médio para voltar a trabalhar é de 15 dias.
Quanto à sensibilidade mamária da mulher, esta tende a ser recuperada à medida que diminui o edema pós-operatório.
A recuperação 24H ou mamoplastia de recuperação rápida
A mamoplastia de aumento de recuperação rápida, ou recuperação 24H, realiza-se na nossa clínica desde 2012. Esta utiliza técnicas que tornam a cirurgia mais segura, com baixíssima taxa de complicações, mas que também diminuem o tempo de recuperação.
Este método tem sido usado em todas as nossas cirurgias de aumento mamário e também noutras cirurgias mamárias. Para garantir o sucesso da mamoplastia de aumento de recuperação rápida exige-se um planeamento de todas as fases: consulta, cirurgia e pós-operatório.
Principais características:
- Cirurgia realizada em ambulatório, com duração aproximada de 45 minutos, com anestesia local e sedação.
- Paciente tem alta no próprio dia, geralmente 4 a 6 horas depois da cirurgia, após recobro acompanhado pela equipa do bloco operatório.
- Realização de manobras cirúrgicas o mais atraumáticas possível, utilizando instrumentos especialmente concebidos para esta técnica.
- A hemóstase, conjunto de técnicas com vista a reduzir hemorragias, é um passo fundamental para o sucesso da cirurgia e, sempre que necessário, são utilizados medicamentos que diminuem o risco de sangramento.
- Bloqueio local com anestésico de longa duração, antes de terminar a cirurgia, para diminuir a dor no pós-operatório imediato.
- Toma de fármacos para prevenir náuseas, vómitos, dor e infeções no período pós-operatório.
- Raramente são utilizados drenos e, caso sejam necessários, nunca por um período superior a 24H.
- Não há pontos para serem removidos e as suturas são reabsorvíveis.
- É utilizada cola cirúrgica, ao invés de pensos, permitindo tomar banho no dia seguinte à cirurgia.
Quanto tempo demora a desaparecer o inchaço após uma mamoplastia de aumento?
O inchaço após a colocação de implantes mamários é completamente normal. Isto porque o corpo vê a cirurgia como uma agressão, desencadeando um processo inflamatório para combatê-la.
Este deve, no entanto, ser controlado com medicação, nomeadamente anti-inflamatórios, e outros cuidados indicados pelo cirurgião.
Como cada corpo reage de forma diferente, o inchaço pode ser mais evidente nalguns pacientes do que noutros. Pode também acontecer que uma das mamas fique mais inchada do que outra.
De forma geral, o inchaço demora cerca de 3 semanas para começar a diminuir. Este período é também influenciado pelos cuidados tidos pela paciente e até pela época do ano em que a mamoplastia foi realizada. No verão, o inchaço pós-cirúrgico pode ser mais evidente devido às altas temperaturas.
O resultado definitivo da cirurgia plástica pode ser visível em cerca de 6 meses.
Cuidados essenciais para ajudar à recuperação
Após colocar implantes há cuidados que devem ser respeitados rigorosamente para alcançar um bom resultado e evitar complicações.
Alimentação saudável
Embora não estejam previstas quaisquer restrições alimentares, a alimentação é a base de tudo. Portanto, evitar o sal, as gorduras e o açúcar em demasia vai prevenir a maior retenção de líquidos.
Repouso
Evitar fazer grandes esforços – não carregar nem levantar peso acima de 5 kg –, bem como atividades físicas exigentes durante 4 semanas.
Pelo menos durante as três semanas subsequentes à realização da cirurgia, deve dormir de barriga para cima, para evitar eventuais complicações, como a deslocação da prótese ou sangramentos.
A realização de atividade física mais intensa, como a corrida ou natação, só deve acontecer após aproximadamente 45 dias. Para fazer musculação, deve ir aumentando aos poucos a carga.
Sutiã pós-cirúrgico
Existem sutiãs próprios para quem acabou de fazer uma cirurgia de aumento mamário e que devem ser utilizados conforme recomendação médica logo após a mamoplastia, no mínimo durante 30 dias. O sutiã pós-cirúrgico diminui as dores do pós-operatório, controla o edema e ajuda a manter as mamas/próteses na posição correta.
Medicação
Tomar os fármacos prescritos pelo cirurgião, cumprindo os horários indicados, é muito importante.
Drenagens linfáticas
A realização de drenagens linfáticas constitui um ponto essencial no pós-operatório de uma cirurgia de aumento mamário. Estas melhoram a circulação sanguínea, combatem o acúmulo de líquidos e ajudam à sua drenagem, facilitam a cicatrização e combatem as dores.
Hidratação da pele
Há que hidratar a pele do peito com produtos específicos após a cirurgia para evitar o desenvolvimento de estrias.
Também a cicatriz deve ser hidratada e limpa. Se houver possibilidade de queloide, deve ser aplicado um creme com silicone.
Exposição solar
Após a colocação de implantes mamários, deve evitar a exposição solar intensa nas primeiras semanas, pois o calor pode piorar o inchaço e aumentar o tempo de recuperação.
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.
Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.
Artigos Relacionados
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Lifting cervico facial: transformações reais – antes e depois
O lifting cervico facial tem conquistado cada vez mais adeptos, afirmando-se como...
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Consulta de Medicina Estética no Porto: realce a sua beleza natural na LMR!
Se quer agendar uma consulta de Medicina Estética no Porto, ao visitar a LMR (rua...
Endocrinologia
6 minutos de leitura
Endocrinologia para perda de peso no Porto? Marque consulta na clínica LMR!
Endocrinologia para perda de peso no Porto? Marque já consulta na clínica LMR,...