O meu nariz chama muito a atenção e pretendo que passe mais despercebido. A rinoplastia é a resposta?
Tenho o nariz grande e com uma bossa. A rinoplastia pode por o meu nariz bonito?
Dependendo como se encara a situação, um nariz que chame a atenção pode ser um nariz com “personalidade” ou pode constituir um motivo de desagrado e baixa de auto-estima por parte de quem o transporta.
O nariz, sendo o ponto central da face, recebe muita atenção durante um diálogo ou simplesmente um olhar. Esse protagonismo pode tomar proporções tais que pode dar uma imagem geral de uma pessoa bonita, se o nariz for harmonioso e se enquadrar na face, ou por outro lado transmitir uma imagem geral de uma pessoa menos bonita, caso o nariz apresente alguma característica menos habitual.
Assim, cada vez mais pessoas procuram a ajuda da Cirurgia Plástica e Reconstrutiva para poderem ver melhorado o aspecto do seu nariz, seja por algum traumatismo prévio, seja por alguma característica congénita que não seja do agrado da pessoa.
Não há narizes feios mas certas características podem torná-los menos harmoniosos com a face. Características como narizes com tamanho demasiado grande ou demasiado pequeno, “cana do nariz” com bossas ou imperfeições, desvios laterais ou asas do nariz mais abertas ou mais estreitas são características possíveis de serem mudados através da cirurgia de rinoplastia.
A rinoplastia é uma cirurgia plástica que para ter bons resultados e gratificantes, tanto para o doente como para o cirurgião, exige que os pacientes saibam o que esperar da cirurgia. Este procedimento tem algumas limitações pois o resultado final depende do ponto de partida, das características do nariz.
Assim, o objectivo a atingir com a cirurgia deve ser bem delineado com o cirurgião plástico, partindo do principio que o paciente sabe bem o que quer alterar no seu nariz.
O paciente deve ter noção que na realidade uma cirurgia ao nariz não é garantia de um “nariz perfeito”, no entanto uma rinoplastia pode melhorar a aparência geral da face e aumentar a autoconfiança.
A cirurgia de rinoplastia é uma intervenção segura?
Em qualquer procedimento cirúrgico existem riscos inerentes e possíveis complicações que o doente deve conhecer e ponderar, a cirurgia ao nariz não é excepção. Durante e após esta cirurgia ao nariz existe risco de hemorragia nasal que poderá necessitar de intervenção (tamponamento nasal) e um risco mínimo de infecção no pós-operatório.
Equimoses (nódoas negras) e edema (inchaço) são complicações minor frequentes e sem grandes implicações, sendo apenas relevante o facto de poderem mascarar pequenas irregularidades e assimetrias que só passados algumas semanas se poderão tornar evidentes, pois o edema pode demorar algum tempo a ser reabsorvido. As irregularidades podem ser devido ao tipo de cicatrização e podem ser apenas palpáveis ou pelo contrário também visíveis.
O resultado final é imediato à rinoplastia?
A rinoplastia é uma cirurgia minuciosa, implicando a mobilização de diversos tecidos (pele, mucosa nasal, cartilagem, osso). Como o processo de cicatrização depende muito das características de cada pessoa e o edema resultante da cirurgia pode demorar alguns meses até ser totalmente reabsorvido, o resultado final não vai ser evidente de imediato.
No pós-operatório imediato o doente irá usar uma tala e tamponamento nasal (dentro das narinas), o que não permitirá uma observação directa do aspecto do nariz.
Garantidamente, só ao final de dois anos será possível observar por completo as alterações alcançadas e o resultado da cicatrização após uma cirurgia ao nariz, pois durante esse tempo o nariz irá sofrer pequenas alterações enquanto o processo de cicatrização não é totalmente finalizado.
A satisfação com o resultado final após uma rinoplastia ronda os 80%, sendo que 20% das pessoas submetidas a uma rinoplastia poderão vir a ponderar nova intervenção.
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.
Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.
Artigos Relacionados
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Lifting cervico facial: transformações reais – antes e depois
O lifting cervico facial tem conquistado cada vez mais adeptos, afirmando-se como...
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Consulta de Medicina Estética no Porto: realce a sua beleza natural na LMR!
Se quer agendar uma consulta de Medicina Estética no Porto, ao visitar a LMR (rua...
Endocrinologia
6 minutos de leitura
Endocrinologia para perda de peso no Porto? Marque consulta na clínica LMR!
Endocrinologia para perda de peso no Porto? Marque já consulta na clínica LMR,...