O que é Reconstrução Mamária?

Se Gostou Partilhe...
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email

A reconstrução mamária é uma cirurgia que possibilita a reabilitação de pacientes sujeitas a mastectomias (remoção da mama). Possibilita repor a forma de uma nova mama após remoção da
mesma, ou melhorar a forma da mama, em casos de remoção parcial.

A opção por este tipo de cirurgia contribui para restabelecer o equilíbrio psicológico que é perdido no momento de diagnóstico do cancro e na posterior perda da mama.

Veja o que a Dra. Luísa Ramos, tem a dizer sobre o tema:

 

Técnicas utilizadas 

Existem várias técnicas de reconstrução mamária com o objectivo de minimizar os traumas psicológicos das mulheres que têm mamas amputadas. A escolha da técnica depende da mutilação causada pela mastectomia. As técnicas actuais permitem que o cirurgião plástico crie uma mama similar em forma, textura e característica da mama extraída.

A reconstrução mamária pode ser feita recorrendo a um implante mamário – prótese – que é colocado por debaixo da pele e do músculo que reveste o tórax, ou usando pele e tecido adiposo de outras zonas do corpo – retalho.

Aquando da escolha do tipo de reconstrução são tidos em conta diversos factores, como os hábitos tabágicos, a preferência pessoal, o estado de saúde geral, o estado de tecidos onde incide a cirurgia, a quantidade de pele removida na mastectomia, e ainda se o paciente foi submetido a radioterapia da mama.

Em que altura deve ser realizada a cirurgia?

A reconstrução mamária pode ser iniciada ou realizada na mesma altura em que é retirada a mama. São raras as excepções em que a reconstrução imediata não é possível. Se a paciente mostrar desde logo o interesse em realizar de imediato a reconstrução, deverá transmiti-lo ao seu médico oncológico nas visitas pré-operatórias.

A reconstrução imediata revela-se como a melhor opção porque diminui o período em que a pessoa convive com a ausência da mama.

Na tardia, realizada após a mastectomia, sendo necessário aguardar pela cicatrização dos tecidos afectados, podem ser notadas complicações locais e o desenvolvimento de problemas emocionais, como a perda de auto-estima e ansiedade.

Cuidados Pós-operatório

O pós-operatório é tranquilo e não costuma haver dor. A cirurgia é feita em ambulatório e a paciente retorna para casa no mesmo dia. No dia seguinte a paciente já pode molhar a mama e a
realizar movimentos moderados com os braços. Na maioria dos casos não existem pontos a retirar e a paciente pode retomar as suas actividades volvidos 4 a 5 dias após a data do procedimento.

Saiba mais sobre Mastectomia em www.lmrcirurgiaplastica.pt

Se Gostou Partilhe...
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email