Recuperação Pós-Parto: Abdominoplastia

Se Gostou Partilhe...
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email

A abdominoplastia é uma cirurgia plástica do abdómen recomendada para mulheres que durante a gravidez tiveram flacidez e estrias.

A recuperação pós-parto é um processo lento e gradual. Para que o corpo da mulher volte à forma antiga são necessários alguns meses. O excesso de pele aparece em quase todos as mulheres depois do período de gestação. Isto acontece porque há um grande aumento do volume abdominal, que causa o estiramento da pele. São raros os casos em que a pele volta à sua aparência inicial, particularmente após múltiplas gestações.

Recuperação pós partoO procedimento não pode ser imediatamente realizado após o parto. O prazo recomendável é de 12 meses, para que os tecidos se acomodem novamente. Para além disso a utente precisa de estar clinicamente saudável e com peso próximo ao que tinha antes da gravidez.

A abdominoplastia destina-se à remoção do excesso de pele abaixo do umbigo, “esticando” a pele que sobra. É, igualmente, uma técnica cirúrgica capaz de retirar as estrias situadas entre o umbigo e os pêlos pubianos. Pode ainda corrigir algum grau de flacidez muscular da parede abdominal, reposicionando os músculos rectos do abdómen que estejam afastados, e distensões musculares.

A adominoplastia não consegue remover as estrias da região lateral ou da região superior ao umbigo. Por ser um tratamento de flacidez, não deve ser encarado como um procedimento para remover o excesso de gordura localizada na barriga. Quando se pretende tirar alguma gordura tem de ser associada à lipoaspiração – Lipoabdominoplastia.

O pós-operatório da abdominoplastia requer repouso. Após a cirurgia recomenda-se o uso de uma cinta modeladora de dia de noite – só deve ser retirada para tomar banho e limpar a cicatriz. A cinta pressiona a região abdominal, proporcionando um maior conforto ao doente, e facilita os movimentos. Deve ser usada durante 30 dias, a contar do dia da operação. Durante esta fase é comum a doente sentir dores, pelo que poderão ser aliviadas com analgésicos. Para além disto, o utente deve evitar esforços e beber muita água.

Pode ser necessário recorrer a outros tratamentos estéticos, alguns meses após a abdominoplastia, de forma a melhorar a aparência estética da cicatriz.

Se Gostou Partilhe...
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email