Pretendo fazer uma rinoplastia. Qualquer cirurgião o pode fazer?
A rinoplastia é uma cirurgia relativamente simples, sem grandes complicações associadas.
Esta cirurgia é empregue para a correcção de característica estéticas e anatómicas do nariz, como por exemplo nariz de tamanho desproporcionalmente grande ou pequeno para a cara, bossa na “cana” do nariz, desvios, protuberâncias ou depressões, asas do nariz ou ponta demasiado grandes, procurando esculpir um nariz proporcional.
A rinoplastia, associada por exemplo à septoplastia, permite ainda fazer correcções funcionais, ou seja, permite melhorar a obstrução nasal em pessoas que possuem obstrução nasal crónica por desvio do septo, cornetos hipertrofiados ou outra causa.
Este tipo de cirurgias são cirurgias minuciosas, associadas a manipulação de tecidos delicados e ainda possivelmente à manipulação de osso e cartilagem. Devem ser feitas por cirurgiões experientes e devidamente creditados pela Ordem dos Médicos Portuguesa. O Cirurgião Plástico pode se associar a um Otorrinolaringologista para efectuar cirurgias mais complexas a nível funcional, com objectivo concomitante de melhorar a estética e esculpir um nariz proporcional.
A cicatrização dos tecidos manipulados depende muito das características dos tecidos do próprio doente, mas procurando um Cirurgião Plástico com experiência neste tipo de cirurgias, garante uma cirurgia com o mínimo de riscos e complicações associadas.
Um cirurgião experiente deve ainda ser meticuloso na própria avaliação e programação do tipo de cirurgia, delineando o objectivo pretendido com a mesma. Deve ainda explicar ao doente as possíveis complicações e esclarecer os resultados esperados após a cirurgia. Deve chamar a atenção que o objectivo é um nariz proporcional, equilibrado e harmonioso com a restante face, e não um “nariz perfeito”.
Pode ainda ser necessário para um resultado optimizado, uma abordagem a outros níveis da face, como as maçãs do rosto (região malar) ou o queixo (mento), sendo que o cirurgião plástico deve avaliar a face como um todo e propor ao doente as possíveis alterações e melhorias que podem ser feitas na face de um paciente em concreto.
A rinoplastia pode ter complicações graves associadas?
A cirurgia de rinoplastia é relativamente simples e segura em mão experientes.
Durante a cirurgia são manipulados os tecidos constituintes da cavidade nasal (nariz), desde a pele e tecidos subcutâneos, osso, cartilagem, mucosa nasal.
Esta manipulação, como em qualquer cirurgia pode trazer complicações minor como edema (inchaço), equimoses (nódua negra), dor.
Outras complicações mais preocupantes associadas à rinoplastia são a hemorragia e hematomas, pois a mucosa nasal é muito irrigada, e em pacientes com alterações na coagulação do sangue ou com tensão arterial alta e de difícil controlo, podem ocorrer com alguma frequência.
As infecções da cavidade nasal e tecidos manipulados, apesar de serem tomadas medidas para a prevenção das mesmas, podem acontecer e têm o inconveniente de atrasar a cicatrização dos tecidos ou levar a uma cicatrização incorrecta.
Por vezes são aplicadas próteses sintéticas ou enxertos ósseos e cartilagíneos, podendo ocorrer uma cicatrização incorrecta com deslocação dos mesmos, originando irregularidades e desvios.
Irregularidades permanentes ou resultado insatisfatórios podem dar origem à necessidade de nova intervenção cirúrgica.
Para além dos benefícios anatómicos e estéticos, conseguindo-se um nariz proporcional nas linhas e na forma, a rinoplastia pode trazer benefícios funcionais, mas não deverá ser esquecido as possíveis complicações associadas. Assim, devem ser ponderados os riscos e benefícios com o cirurgião plástico antes de avançar com a cirurgia.
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.
Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.
Artigos Relacionados
7 minutos de leitura
LMR Cirurgia Plástica abre em Cascais!
Estamos muito entusiasmadas por anunciar que a LMR vai abrir uma nova clínica em...
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Lifting cervico facial: transformações reais – antes e depois
O lifting cervico facial tem conquistado cada vez mais adeptos, afirmando-se como...
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Consulta de Medicina Estética no Porto: realce a sua beleza natural na LMR!
Se quer agendar uma consulta de Medicina Estética no Porto, ao visitar a LMR (rua...