Que tratamentos existem para melhorar a aparência da pele? Peeling!

Porque é que a pele adquire uma aparência envelhecida com o tempo?

A pele é constituida por duas camadas, a epiderme e a derme e tem como principais funções a protecção dos tecidos subjacentes contra agentes físicos e microorganismos, a regulação da temperatura, evitar a desidratação e ainda conter terminações sensitivas.

A epiderme, ou camada exterior e superficial da pele, actua como a principal defesa contra o meio ambiente, estando mais exposta a danos. A derme, ou camada mais profunda da pele, é composta principalmente de tecido conjuntivo, constituido por fibras de colágeno e as fibras de elastina. Estas formam uma rede que proporciona a estrutura, suporte e elasticidade da pele.

Com o passar dos anos, exposição a factores deleterios como por exemplo o sol e o fumo de cigarros, essa rede de fibras vai se decompondo e a sua renovação vai sendo ineficaz, contribuindo para a formação de rugas, pele flácida, desidratada e sem brilho.

Que tratamentos existem disponíveis para renovar a vitalidade da pele envelhecida?

A pele envelhecida, com aparência cansada e marcada pelos anos, pode apresentar alterações variadas, como desidratação e flacidez.

Com a exposição ao sol ou simplesmente devido ao mapa genético e alterações hormonais, a pele pode adquirir manchas de colorações diferentes, conferindo-lhe um aspecto heterogéneo e envelhecido.

Estas alterações podem surgir a um nível superficial, afectando a epiderme, ou podem surgir a um nível profundo, afectando a derme.

Consoante as alterações apresentadas e o nível que atingem, podem ser empregues vários tratamentos, isolados ou em associação.

O peeling tem como objectivo a renovação da pele, atingindo a epiderme e/ou a derme. Através de químicos ou de abrasão física, as camadas mais superficiais da pele são removidas, descamando, dando lugar a pele jovem e saudável, constituindo uma renovação da pele. Este tipo de tratamento aumenta a vitalidade da pele, eliminando irregularidades superficiais e finas da pele superficial, tornando o seu aspecto mais uniforme e jovial.

Os produtos injectáveis, como o ácido hialurónico, são substâncias que têm como objectivo preencher sulcos e rugas, minimizando a profundidade das mesmas, não afectando no entanto a qualidade da pele.

Para o tratamento de rugas dinâmicas, resultantes da contracção dos músculos faciais, pode ser aplicado injecções de Botox, substância que inibe a contracção dos músculos evitando o surgimento de rugas. Neste processo também não ocorre renovação da pele.

A pele flácida e em excesso, em regiões como a região frontal e região cervical, pode beneficiar de um tratamento mais invasivo, como por exemplo um lifting facial, restabelecendo o tónus à pele e eliminado rugas e sulcos profundos.

Que áreas do corpo podem ser tratadas com peeling?

O peeling é um procedimento relativamente simples, não invasivo e sem grandes complicações associadas, que tem como objectivo a renovação da pele.

Na maioria das vezes, este procedimento é empregue onde a existência de rugas, alterações na pigmentação, irregularidades na pele é mais evidente e causa maior transtorno, nomeadamente na pele da face.

Porém, outras áreas podem ser tratadas com este procedimento, nomeadamente, região cervical, mão.

Consoante a localização, alterações apresentadas e objectivo pretendido, será aplicado peeling superficial ou peeling profundo.

A descamação no peeling superficial é inevitável? Posso voltar à minha vida diária quando terminar o procedimento?

Nos peeling superficiais, a epiderme e a porção mais superficial da hipoderme é removida através de agentes químicos que destroem as ligações intercelulares que lhes conferem sustentação. Esta porção da pele vai sendo destacada ao logo de mais ou menos duas semanas, mas ao se tratar de pequenas porções de células superficiais, tal pode não ser visível a “olho nu”.

O peeling superficial pode ser aplicado em cerca de trinta minutos, constituindo um procedimento não invasivo e de fácil aplicação.

Após o tratamento uma pessoa pode em seguida retomar a sua actividade diária, até aplicando maquilhagem se assim o desejar.