O que é o Mommy Makeover®?
Mommy Makeover® é uma expressão americana que se centraliza nas necessidades de cuidados de cirurgia plástica que as mulheres apresentam após terem sido mães, dirigidos concretamente a duas zonas específicas do corpo: ao peito e ao abdómen.
Frequentemente, após os partos, o corpo das mulheres apresenta algumas alterações que as incomodam. No peito, resultante do aumento de peso, de volume e da amamentação, pode ocorrer um aumento significativo do volume mamário que não diminui com a recuperação de peso, um excesso de pele que confere ao peito um ar descaído ou uma atrofia da glândula mamária. No abdómen, o que mais incomoda é a flacidez e o excesso de pele, por vezes as estrias, um aspeto abaulado com que fica o abdómen, e alterações da forma do umbigo.
Características das candidatas ideais para um Mommy Makeover®?
-
Peito descaído, sem volume ou maior que o desejado;
-
Excesso de pele e de gordura no abdómen e diástase abdominal;
-
Alterações na região genital;
-
Peso estável;
-
Ter sido mãe há pelo menos 6 meses;
-
Não estar a amamentar há pelo menos 6 meses;
-
Não considerar gravidezes futuras para não comprometer o resultado;
-
Bom estado de saúde geral;
-
Não fumadoras;
-
Expetativas realistas.
Que resultados posso esperar
Depois de um Mommy Makeover®?

Peito preenchido e natural
Com uma mamoplastia de aumento, mastopexia ou redução mamária, conseguirá um peito preenchido e arredondando, em proporção com o resto do corpo.

Um abdómen liso e firme
Com uma lipoadmoniplastia, conseguirá um abdómen liso, sem flacidez e com um aspeto tonificado. Poderá ainda, ver-se livre de algumas estrias na parte inferior do abdómen.

Melhor autoestima e qualidade de vida
O Mommy Makeover® tem um impacto muito positivo na vida da mulher nomeadamente na qualidade de vida, na autoestima e na forma como se relaciona com o seu corpo.
Procedimento
do Mommy Makeover®
A sua consulta de Mommy Makeover®

Aconselhamento
O primeiro passo da sua consulta de Mommy Makeover®, é uma avaliação cuidada do seu corpo, do estado de saúde e do estilo de vida. Isto permitirá desenhar um plano personalizado para o seu caso.

Simulação com o Vectra 3D
O Vectra 3D permite criar simulações de resultados de cirurgias como a lipoapsirçaão, abdominoplastia, mamoplastia de aumento, mastopexia, mamoplastia de redução, etc.

Explicação detalhada
Durante a consulta de Mommy Makeover®, será apresentado um plano de tratamento e serão também explicados os riscos da cirurgia, os cuidados pré e pós-operatórios e os resultados que pode esperar.

Orçamento
Após a consulta médica, ser-lhe-á apresentado um orçamento exato da sua cirurgia, de acordo à combinação de procedimentos.
As Cicatrizes
Qualquer intervenção cirúrgica implica cicatrizes e o Mommy Makeover® não é exceção. As cicatrizes dependem do estado inicial do corpo e procedimentos realizados e o cirurgião plástico fará o possível para que as cicatrizes sejam o mais pequenas possível. Contudo, com o passar dos meses, as cicatrizes tornam-se mais finais e mais claras. Uma boa cicatrização também dependerá dos cuidados pós-operatórios que tiver e da própria genética da paciente.
- Mamoplastia de Aumento: cicatriz inframamária ou periareolar;
- Mastopexia: cicatriz periareolar, vertical ou T invertido;
- Redução mamária: cicatriz vertical ou T invertido;
- Abdominoplastia: a cicatriz fica na linha do bikini podendo ser maior ou menor consoante a quantidade de pele a retirar;
- Lipoaspiração: as cicatrizes não muito pequenas, de poucos milímetros, o suficiente para a inserção das cânulas que são muito finas. Sempre que possível são realizadas em zonas escondidas ou nas dobras naturais do corpo.
Tipo de Anestesia
O Mommy Makeover® é normalmente realizado com sedação e anestesia local ou epidural. O tipo de anestesia é definido de acordo com a combinação de procedimentos a realizar. A sedação é administrada pelo médico anestesista por via endovenosa para que a paciente adormeça e não se aperceba de nada no decorrer de toda a cirurgia. De seguida, já com a paciente a dormir, são administrados anestésicos locais nas zonas a tratar. O médico anestesista estará presente no decorrer de toda a cirurgia para um maior conforto e segurança da paciente.
Quais os procedimentos mais comuns
Não existe uma regra fixa que estabeleça a combinação de procedimentos que o Mommy Makeover® inclui. Tudo dependerá do estado inicial do corpo da mulher e dos resultados desejados, no entanto, engloba cirurgias direcionadas às partes do corpo que sofreram alterações mais marcantes com a gravidez. As cirurgias mais comuns são:

Mamoplatia de Aumento
Após a gravidez e a amamentação, é muito frequente haver uma diminuição do volume da mama – o peito adquire um aspeto vazio e murcho. O volume diminui em consequência da “secagem” do leite, mas também da perda do peso após a gravidez. Assim, a mamoplastia de aumento é realizada em mulheres que desejam repor ou aumentar o volume da mama, melhorar o seu contorno e projeção, proporcionando um formato mais harmonioso com o resto do corpo. Se existir um descaimento ligeiro, pode ser realizada uma mamoplastia de aumento periareolar em que se elimina a pouca pele em excesso à volta da areola.

Mastopexia
A mastopexia é a cirurgia que visa melhorar a aparência dos seios descaídos (ptose mamária). Também conhecida como levantamento mamário ou lifting de mamas, a mastopexia consiste em levantar os seios por se encontrarem flácidos ou descaídos em consequência da gravidez, amamentação e alterações de peso. Esta pode ser realizada com ou sem implantes mamários de acordo ao tamanho inicial da mama e vontade da mulher em aumentar ou não o seu tamanho.

Redução Mamária
Durante o período de gestação e amamentação, dá-se um aumento do volume mamário não só pela subida do leite, mas também pela gordura que a mulher possa ter acumulado ao longo dos 9 meses. Se a mulher tiver ganho muito peso durante a gravidez e não conseguir perder o peso na totalidade, a mama poderá não voltar ao tamanho inicial e gerar desconforto e insatisfação. Nestes casos pode ser realizada uma mamoplastia de redução para diminuir o tamanho dos seios. A maior parte das mulheres que realizam uma redução mamária tem o peito descaído e as areolas aumentadas pelo que o levantamento mamário e a remodelação das areolas são também parte do procedimento.

Lipoaspiração
Retirar os depósitos de gordura acumulados em zonas específicas para melhorar o contorno corporal é o objetivo da lipoaspiração. No entanto, é importante que a pele da região tenha uma boa elasticidade e possibilite uma retração adequada para evitar a flacidez. A lipoaspiração pode ser combinada com uma abdominoplastia ou ser realizada isoladamente em várias zonas do corpo como por exemplo, abdómen, flancos, costas, coxas, “papos do soutien”, “papada”, “monte de Vénus”, etc.

Abdominoplastia
Para além do peito, o abdómen é, naturalmente, a parte do corpo mais afetada com a maternidade. Por isso, o objetivo da abdominoplastia é eliminar o excesso de pele, reduzir o excesso de gordura abdominal e corrigir os músculos rectus que ficaram separados e enfraquecidos. A abdominoplastia pode ser realizada sem lipoaspiração mas não é o que acontece na maior parte das vezes – grande parte das mulheres que recorrem a este procedimento tem gordura acumulada e como tal, realizam uma lipoabdominoplastia.

Colporrafia
Esta cirurgia tem por objetivo “apertar” o canal vaginal depois do relaxamento provocado pelo parto vaginal. Ou seja, o objetivo é fazer com que os músculos da parede vaginal voltem a exercer as suas funções normais e beneficiar a qualidade de vida e intimidade do casal.

Labioplastia
As alterações hormonais inerentes a uma gravidez são responsáveis por causar hipertrofia dos lábios vaginais em algumas mulheres e que se carateriza pelo excesso de pele e flacidez nos pequenos lábios da vagina. Este problema provoca constrangimentos físicos e emocionais nas mulheres devido è proeminência dos lábios e a sua correção pode ser feita com o recurso à labioplastia.

Outros procedimentos
Sempre com o intuito de melhorar o contorno corporal, há outros procedimentos que podem ser associados, como por exemplo, o aumento do volume dos glúteos com a própria gordura já lipoaspirada. É um processo que reaproveita a própria gordura do corpo para conseguir um resultado natural e duradouro, com um índice de complicações bastante baixo, uma vez que se trata de gordura autóloga.
Simulação 3D do Mommy Makeover®
Na sua consulta de Mommy Makeover®, serão tiradas fotografias e medidas corporais que serão introduzidas no Vectra 3D para criar uma imagem tridimensional do resultado que pode atingir com procedimentos como a lipoaspiração, a abdominoplastia, a mamoplastia de aumento, a mastopexia, entre outros. O Vectra é um sistema inovador que permite gerir expetativas e ajuda a tomar decisões mais conscientes.
A cirurgia do MOMMY
MAKEOVER® passo-a-passo
Marcação da paciente em pé
As marcações são feitas com a paciente de pé para que possamos visualizar corretamente as zonas a tratar.
Sedação
O sedativo é administrado por via endovenosa pelo médico anestesista que estará presente no decorrer de toda a cirurgia.
Desinfeção e colocação de campos operatórios
As zonas a tratar são limpas e desinfetadas para reduzir os riscos de infeção. São colocados campos operatórios para isolar a zona a intervencionar do ambiente externo.
Anestesia local
O anestésico local ou epidural é injetado com a paciente já a dormir. O anestésico fará com que não sinta qualquer dor durante toda a cirurgia.
Incisões
São realizadas as incisões no abdómen e na mama de acordo às técnicas previamente planeadas.
Encerramento das incisões
As incisões são encerradas por planos com recurso a fio absorvível. O resultado e a simetria são verificados.
Cola cirúrgica
A cola é aplicada sobre as cicatrizes de forma a ficar isolada do ambiente externo. A cola não requer curativos e cai gradualmente após 15 dias.
Recobro
Antes de ser transportada para o recobro, é vestido um soutien e uma cinta que devem ser utilizados durante 30 a 45 dias. A paciente é acordada pelo médico anestesista e de seguida, é transportada para a sala de recobro onde permanece durante 24 a 48 horas em observação até receber alta médica.
Preparação para o Mommy Makeover®

Antes da cirurgia
- Não tomar aspirinas nem outros medicamentos anticoagulantes pois podem aumentar o risco de hemorragia e interferir com a anestesia. Deverá informar a equipa médica sobre qualquer medicação que tome ou condição médica da qual sofra.
- Não fumar duas semanas antes e quanto a cicatrização estiver a decorrer pois o consumo de nicotina dificulta a cicatrização.
- Se ficar doente ou tiver má-disposição nos dias que antecedem a cirurgia deverá informar de imediato a equipa médica.
- Leia cuidadosamente a documentação que lhe foi entregue antes da cirurgia pois podem surgir algumas dúvidas.
- Se filhos pequenos organize as suas rotinas com antecedência, deverá ter ajuda em casa principalmente durante as duas primeiras semanas.
- Tem dúvidas sobre a cirurgia, pré ou pós-operatório do Mommy Makeover©? Não espere pelo último dia e coloque todas as suas questões antecipadamente.

No dia da cirurgia
- No dia antes, deverá fazer refeições ligeiras que não causem indigestão. Deverá estar em jejum de 8 horas – não comer nem beber qualquer líquido incluindo água.
- Tomar banho com o gel desinfetante no dia antes e no dia da cirurgia.
- Não levar acessórios e não usar maquilhagem nem vernizes.
- Levar uma roupa confortável para vestir quando tiver alta médica – de preferência com botões ou fecho.
- Não poderá ir sozinha para casa nem conduzir. Se não tiver quem a vá buscar à clínica nem quem a ajude em casa durante os primeiros dias, deverá informar-nos antes do dia da cirurgia.

Pós-operatório
- O período de recuperação depende da extensão dos procedimentos e do número de cirurgias realizadas, mas em geral varia entre 1 e 3 semanas.
- Manter-se em repouso principalmente durante a primeira semana e voltar à sua rotina gradualmente. Durante 4 semanas não deverá fazer qualquer esforço físico pela que a ajuda familiar em casa é extremamente importante.
- Ter uma alimentação equilibrada e saudável e manter uma boa hidratação com a ingestão de líquidos.
- Seguir todas as instruções dadas pela equipa médica ao nível da toma de medicamentos e/ou outros cuidados como a realização de drenagens linfáticas e utilização de cinta compressiva/soutien.
Benefícios de realizar um Mommy Makeover®
Uma vez que um Mommy Makeover® envolve mais do que uma cirurgia, há várias vantagens associadas a este conceito:
- Várias cirurgias em uma única intervenção;
- Uma única anestesia;
- Apenas um período de recuperação;
- Diminuição dos encargos económicos;
- Transformação corporal mais “dramática”;
- Melhor contorno corporal;
- Abdómen mais liso e plano;
- Efeito decote;
- Possibilidade de eliminar algumas estrias;
- Melhoria da autoestima e qualidade de vida.
Palavras de mulher
para mulher
“O facto de sermos mulheres e de termos as duas filhos, faz com que nos identifiquemos com algumas das queixas das nossas pacientes. Conseguimos perceber melhor o que as incomoda e o impacto que estas mudanças corporais tem nas suas vidas. Sabemos que o objetivo de quem procura estas intervenções é melhorar a aparência do corpo e a autoestima, mas incentivamos todas as mulheres a investir no bem-estar físico e emocional. A cirurgia é muitas vezes o ponto de partida para uma vida mais saudável e equilibrada. Realizar atividade física, seguir uma alimentação equilibrada e cuidar do corpo, contribuem para a manutenção dos resultados a longo prazo e para o equilíbrio emocional que é muito importante para o nosso dia-a-dia”.
Médicos Especialistas

Sobre a
Dra. Alice Varanda Pereira/ Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 47051, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina de Lisboa, foi nesta instituição que frequentou o Mestrado em Sexualidade Humana e que desenvolve atualmente o seu Doutoramento.
Integra o corpo docente da faculdade desde 2008, como Assistente do Instituto de Anatomia. É nesta unidade que produz a maioria dos seus projetos de investigação, essencialmente na área da anatomia cirúrgica, sendo também orientadora de teses de mestrado.




Sobre a
Dra. Mariana da Rocha Martins/ Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 55124, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciou-se no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar na Universidade do Porto e concluiu a especialidade em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Durante a formação específica em Cirurgia Plástica, trabalhou em instituições de renome internacional como o Institut Kaplan (Barcelona), na La Clinic (Montreux) e no Great Ormond Street Hospital (Londres).




Sobre a
Dra. Marta Gouveia Duarte/ Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 57817, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada em Medicina pela Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho, onde concluiu a sua tese de Mestrado em Envelhecimento Humano.
Concluiu a especialidade em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética, no Centro Hospitalar de Lisboa Central – Hospital de São José.
Colabora em vários projetos de investigação na NOVA Medical School.




Sobre a
Dra. Filipa Oliveira/ Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 59147, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, onde concluiu a tese de Mestrado sobre cicatrizes em idade pediátrica.
Na Alemanha, antes de começar o Internato Médico, trabalhou durante 4 meses na prestigiada clínica de Cirurgia Plástica e Estética Chirurgie am Botanischen Garten, em Munique e, posteriormente, estagiou 3 meses no Departamento de Cirurgia Plástica Estética e Reconstrutiva do St. Marien Hospital, em Lüdinghausen.



Perguntas Frequentes sobre
Mommy Makeover® Pós-parto
É seguro realizar vários procedimentos ao mesmo tempo?
Sim, para além de ser seguro, é também mais conveniente pois implica apenas um período de recuperação. No entanto, para garantir a segurança da paciente, a cirurgia não deve demorar mais do que 6 horas. É também importante que a combinação de procedimentos não comprometa e conforto e mobilidade da paciente.
Qual o preço de um Mommy Makeover® (em Lisboa ou no Porto)?
O preço de um Mommy Makeover®, seja ele realizado em Lisboa ou no Porto, depende do estado inicial do corpo e da combinação de procedimentos. Após a consulta de diagnóstico, ser-lhe-á apresentado um plano de tratamento bem como o valor exato da cirurgia.
Qual é o procedimento mais indicado para mim, Lipoaspiração ou Abdominoplastia?
A lipoaspiração está indicada para tratar gordura localizada. Se para além de gordura, apresentar flacidez, excesso de pele e diástase dos rectus abdominais, a lipoaspiração não será suficiente para conseguir um abdómen plano e firme. Neste caso, será necessária uma abdominoplastia ou lipoabdominoplastia.
Quanto tempo devo esperar depois de ser mãe para realizar a cirurgia?
A mulher deve esperar o tempo necessário para que o organismo possa recuperar. Este varia de mulher para mulher, mas é em média entre 6 a 12 meses. É também importante que já não esteja a amamentar.
Os resultados são definitivos?
O Mommy Makeover® não garante resultados vitalícios pois o corpo não fica imune às alterações resultantes do processo natural de envelhecimento, das oscilações de peso e de futuras gravidezes. Para ter resultados duradouros, é importante seguir um estilo de vida saudável – alimentação equilibrada, prática regular de exercício físico.
Posso voltar a ser mãe?
Idealmente, estes procedimentos devem ser realizados quando não se considera mais nenhuma gravidez, não por haver alguma incompatibilidade com outra gestação, mas para que o corpo não passe pelas mesmas alterações e não comprometer os resultados da cirurgia.
A cicatrizes desaparecem?
As cicatrizes são permanentes, mas com o passar do tempo, tornam-se mais finas e mais claras. A aparência final das cicatrizes é variável e é normalmente determinada pelas características genéticas de cada paciente e dos cuidados pós-operatórios. O resultado final é esperado após 12/18.
Vou precisar de drenos?
A utilização de drenos é de extrema importância pois ajudam a eliminar os líquidos que se acumulam após a cirurgia. São colocados sempre que necessário e são retirados geralmente após 24/48 horas.
A recuperação é muito dolorosa?
A recuperação das cirurgias mamárias e da lipoaspiração é normalmente bem tolerada. No que toca à abdominoplastia, o desconforto é variável e pode implicar repouso completo durante os primeiros dois dias. Os analgésicos prescritos contribuirão para uma recuperação mais confortável.
Quando posso retomar a atividade física?
Não deve realizar atividade física ou qualquer esforço durante o primeiro mês, podendo voltar às atividades de esforço forma gradual. Todos os cuidados nesta fase devem ser cumpridos pois para além de contribuírem para uma rápida recuperação, contribuem para a obtenção de melhores resultados.
O resultado é visível imediatamente após a cirurgia?
Geralmente, o resultado é visível logo após a cirurgia. No entanto, durante algum tempo, estará inchada e com hematomas o que poderá distorcer o resultado. O resultado final é normalmente visível após 6 a 12 meses.