O que é a Lipoaspiração?
A Lipoaspiração, comummente chamada lipoescultura, lipoplastia, lipectomia ou apenas lipo, é uma técnica cirúrgica para remover depósitos de gordura indesejada em áreas específicas do corpo, incluindo face, pescoço, membros superiores, tronco, abdómen, região glútea, anca e membro inferior.
Características dos candidatos ideais para uma Lipoaspiração
Os melhores candidatos a uma lipo apresentam geralmente as seguintes características:
-
Peso saudável e estável;
-
Depósitos de gordura em áreas específicas do corpo;
-
Pele firme e com boa elasticidade;
-
Saudável;
-
Expectativas realistas.
Em que zonas do corpo
pode ser realizada uma Lipoaspiração?
A lipo pode ser realizada em qualquer zona onde exista gordura localizada que incomode. As zonas mais comuns são:
- Abdómen
- Flancos
- Costas
- Culotes
- Face interna da coxa
- Braços e “papos do soutien”;
- “Monte de Vénus” (zona púbica)
- “Banana rolls” (gordura localizada na parte inferior dos glúteos)
- “Papada”
- Mama masculina (ginecomastia)
outras indicações da Lipoaspiração
Este procedimento é geralmente realizado por motivos estéticos, mas também pode ser feito para tratar algumas condições:
Lipedema
Disfunção hereditária e crónica, caracterizada por um aumento do tecido adiposo, que afeta normalmente as pernas e os braços.
A lipoaspiração pode ser realizada para reduzir o inchaço, o desconforto e a dor.
Ginecomastia
Condição que afeta o sexo masculino e que se caracteriza por um excesso de pele, gordura e glândula mamária, unilateral ou bilateral.
A lipoaspiração isolada é realizada quando o aumento do volume da mama é devido à acumulação de gordura.
Lipodistrofia
Distribuição anormal de gordura corporal, causando assimetrias e desproporções.
Esta cirurgia pode melhorar a aparência corporal, criando uma melhor distribuição da gordura.
Lipomas
Tumores cutâneos benignos, compostos por células de gordura. Este procedimento é uma opção de tratamento para alguns casos.
O que é que a Lipoaspiração não pode tratar?
Flacidez
Pele flácida e descaída não se vai readaptar aos novos contornos e, nesses casos, podem ser necessárias técnicas cirúrgicas adicionais para remover o excesso de pele.
Irregularidades
Quando as irregularidades de contorno são provocadas por outras estruturas que não gordura, não são passíveis de ser corrigidas por esta técnica.
Celulite
Este procedimento não melhora a aparência de casca de laranja, apenas trata zonas de gordura localizada.
Excesso de peso
A lipo não é um tratamento de emagrecimento. Pacientes com excesso de peso não estão indicados para a cirurgia.
Procedimento
da Lipoaspiração
Aconselhamento médico: o primeiro passo da sua consulta de lipoaspiração, é uma avaliação detalhada da zona que deseja tratar, do seu estado de saúde e do seu estilo de vida. Isto permitirá desenhar um plano totalmente personalizado para o seu caso;
Simulação com o Vectra 3D: em alguns casos, o Vectra 3D XT permite criar uma simulação do resultado que é possível alcançar com este procedimento;
Explicação detalhada: durante a consulta, será apresentado um plano de tratamento personalizado e serão explicados os riscos, os cuidados a ter antes e depois da cirurgia e os resultados que pode esperar;
Orçamento: após a consulta médica, ser-lhe-á apresentado um orçamento exato. O custo ou preço da lipoaspiração depende das zonas a tratar e da quantidade de gordura a retirar; o valor oscila, também, se a cirurgia é combinada com outros procedimentos.
Tipo de Anestesia
Este procedimento pode ser realizado com anestesia local, anestesia local e sedação, anestesia geral ou epidural, consoante as áreas a tratar, a combinação de procedimentos, as características de cada paciente e o que o médico anestesista decidir relativamente ao que é mais seguro para o mesmo.
As cicatrizes da Lipoaspiração
Uma das questões que mais preocupa os pacientes que desejam realizar uma cirurgia é a aparência da cicatriz. As cicatrizes da lipoaspiração são muito pequenas e discretas (cerca de 3mm) e ficam normalmente escondidas nas pregas naturais do corpo.
Mitos e factos
SOBRE A LIPOASPIRAÇÃO
Mito: a lipo emagrece;
Facto: a lipo não é um método de emagrecimento. As pessoas com indicação para a cirurgia devem ter um peso estável e algumas gorduras localizadas que desejam remover.
Mito: a lipoaspiração trata a celulite;
Facto: a lipoaspiração não trata a celulite.
Mito: depois de uma lipoescultura não se engorda mais;
Facto: para manter um excelente resultado após a lipoescultura é essencial manter um peso estável, pois se se aumentar de peso, vai-se engordar novamente, embora a distribuição de gordura se passe a dar de forma diferente.
Mito: todas as clínicas podem realizar a intervenção, inclusivamente em consultórios;
Facto: a cirurgia deve ser realizada apenas por cirurgiões plásticos devidamente habilitados, que podem ser facilmente identificados em listas disponíveis para consulta na Ordem dos Médicos ou na Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica. Os procedimentos devem ser realizados em clínicas devidamente certificadas e com as condições de segurança necessárias e nunca em consultórios.
Mito: é uma cirurgia muito perigosa.
Facto: é uma cirurgia perigosa se não for efetuada por um cirurgião plástico ou se for realizada em condições precárias. A grande maioria dos casos fatídicos que se ouve falar na comunicação social ocorreram nas mãos de médicos sem qualquer tipo de habilitações para fazer a cirurgia e em clínicas sem condições de segurança.
Mito: pode ser utilizada para substituir o exercício físico.
Facto: embora tenha resultados semelhantes ao do exercício físico em termos de redução da massa adiposa, não se compara aos benefícios do exercício físico, sobretudo de Melhoria do perfil cardiovascular.
Mito: Laser lipo, Vibro Lipo, Lipo Ultrassónica são muito melhores do que a lipo.
Facto: a lipoaspiração clássica tem, em estudos científicos publicados em revistas da especialidade, resultados idênticos à de outras técnicas. O que faz a diferença não é o aparelho utilizado, mas sim o cirurgião plástico que o opera. Um cirurgião plástico cuidadoso que sabe os limites e que usa cânulas adequadas para cada área específica é, sem dúvida, o que faz a diferença entre um bom e um mau resultado. Os aparelhos existem à disposição dos cirurgiões plásticos em clínicas bem equipadas e em muitos casos otimizam o tempo cirúrgico, embora não se reflitam concretamente nos resultados. Há uma grande parte de marketing por trás do uso de diferentes termos associados à lipoaspiração que não correspondem a diferenças relevantes. Da mesma forma que termos como hidro lipo, mini lipo, safe lipo, etc, se referem a técnicas básicas do conhecimento de todos os cirurgiões plásticos e que são utilizados para publicitar a técnica.
Mito: lipoescultura não é uma lipoaspiração.
Facto: a lipoescultura é mais um dos termos de marketing criado para se referir a uma lipoaspiração em que se utiliza a gordura da própria pessoa para a injetar noutra zona onde haja alguma deficiência (ex: depressão, perda de volume, etc). Embora o termo lipoescultura tenha algum carisma por evocar algo relacionado com arte, não deixa de ser uma técnica de lipoaspiração.
Mito: esta cirurgia é só para mulheres.
Facto: esta cirurgia é realizada tanto em homens como em mulheres, com excelentes resultados em ambos os casos, desde que tenham indicação clara para o procedimento.
A cirurgia de Lipoaspiração
passo-a-passo
Marcação do paciente em pé
As marcações da cirurgia são feitas com o paciente de pé, antes de ser anestesiado, para que se possam visualizar corretamente as zonas do corpo a tratar.
Sedação
A sedação é injetada pelo médico anestesista e, de seguida, quando o paciente está a dormir, é administrada a anestesia local.
Desinfeção e colocação de campos operatórios
A zona a tratar é desinfetada para diminuir o risco de infeção. De seguida, são colocados campos operatórios para isolar a zona do ambiente externo.
Incisão
São realizadas pequenas incisões através da quais serão introduzidas as cânulas.
Aspiração da gordura
A cânula é inserida na zona a tratar. Esta cânula está ligada a uma bomba de aspiração a vácuo que aspira o tecido adiposo.
Encerramento das incisões
São realizados pequenos pontos que são retirados geralmente após uma semana; São colocados drenos sempre que necessário para evitar a acumulação de fluídos e minimizar o risco de infeção.
Recobro
Antes de ser transportado para o recobro, é vestida uma cinta que deve ser utilizada durante 30 a 45 dias. A cinta vai promover a retração dos tecidos e proporcionar uma recuperação mais confortável. O paciente é acordado pelo médico anestesista e de seguida, é transportado para a sala de recobro onde permanece em observação médica até receber alta.
Preparação para uma Lipo
Antes da cirurgia
- Realizar todos os exames pré-operatórios solicitados pela equipa médica e enviar com a máxima de antecedência possível.
- Não fumar no mês que antecede à cirurgia e no mês a seguir. Os fumadores têm um maior risco de complicações, nomeadamente de dificuldades de cicatrização.
- Não tomar comprimidos como aspirina ou que contenham ácido acetilsalícilico, nem comprimidos para emagrecer nos 10 dias que antecedem a cirurgia. Deverá informar a equipa médica sobre qualquer medicação que tome ou condição médica da qual sofra.
- Ler cuidadosamente a documentação que lhe foi entregue antes da cirurgia pois podem surgir questões.
- Se ficar doente ou tiver má-disposição nos dias que antecedem a cirurgia deverá informar de imediato a equipa médica.
- Organizar a vida familiar e social com antecedência; deverá ter ajuda em casa principalmente se tem filhos pequenos.
- Tem dúvidas sobre a cirurgia, pré ou pós-operatório da Lipoaspiração? Não espere pelo último dia e coloque todas as suas questões antecipadamente.
No dia da cirurgia
- Não comer nem beber (nem mesmo água) a partir da meia-noite da véspera da cirurgia.
- Fazer refeições leves no dia anterior para evitar indigestão.
- Tomar banho no dia da cirurgia e no dia anterior usando o gel prescrito.
- Levar roupa larga e fácil de vestir.
- Não usar cremes, perfumes ou maquilhagens.
- Não usar acessórios como brincos pulseiras, piercings, etc.
- Não usar lentes de contacto.
- Retirar as unhas de gel/vernizes, pois podem interferir com medições de sinais vitais.
- Ter apoio a transporte da clínica para casa, não poderá ir sozinho nem conduzir. Deverá estar sempre acompanhada durante as primeiras 48 horas.
- Deve-se programar todas as atividades sociais e profissionais de forma a garantir repouso completo nos dias seguintes à cirurgia.
Pós-operatório
- O período de recuperação depende da extensão/combinação de procedimentos, mas também varia de pessoa para pessoa.
- Poderá sentir desconforto ou dor moderada. O repouso e a medicação prescrita ajudarão a aliviar estes sintomas.
- Fazer pequenas caminhadas para promover a circulação.
- Evitar qualquer tipo de esforços nos primeiros 8 dias.
- Beber muita água.
- Evitar banhos e ambientes demasiado quentes.
- Não se expor ao sol.
- Usar a cinta de compressão 24 horas por dia durante 4 a 6 semanas.
- Iniciar as massagens de drenagem linfática ao fim de 3 a 5 dias da cirurgia.
- Não fumar durante o mês que sucede à cirurgia.
- Não fazer exercício físico até indicação médica.
- Manter as meias de compressão até indicação contrária da equipa médica.
Benefícios da Cirurgia
Melhor contorno corporal: esta cirurgia permite melhorar o contorno e a proporção corporal. Ao eliminar gordura localizada em zonas problemáticas como o abdómen, flancos, costas, pernas, braços, “papada” e outras, conseguirá uma aparência corporal mais atraente e rejuvenescida;
Melhoria da autoestima: pacientes que realizaram uma lipoaspiração e que atualmente se sentem satisfeitos e confortáveis com o seu corpo, referem uma melhoria significativa da sua autoestima. Referem também um aumento no nível de energia e entusiamo no seu dia a dia;
Resultados visíveis e duradouros: nem sempre, uma alimentação equilibrada e prática de exercício físico são suficientes para eliminar a gordura “teimosa”. Este procedimento elimina os depósitos de gordura “resistentes” e, quando combinada com um estilo de vida saudável, promete resultados duradouros.
Médicas Especialistas
Sobre a
Dra. Alice Varanda Pereira/ Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 47051, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina de Lisboa, foi nesta instituição que frequentou o Mestrado em Sexualidade Humana e que desenvolve atualmente o seu Doutoramento.
Integra o corpo docente da faculdade desde 2008, como Assistente do Instituto de Anatomia. É nesta unidade que produz a maioria dos seus projetos de investigação, essencialmente na área da anatomia cirúrgica, sendo também orientadora de teses de mestrado.
Sobre a
Dra. Mariana da Rocha Martins/ Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 55124, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciou-se no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar na Universidade do Porto e concluiu a especialidade em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Durante a formação específica em Cirurgia Plástica, trabalhou em instituições de renome internacional como o Institut Kaplan (Barcelona), na La Clinic (Montreux) e no Great Ormond Street Hospital (Londres).
Sobre a
Dra. Marta Gouveia Duarte/ Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 57817, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada em Medicina pela Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho, onde concluiu a sua tese de Mestrado em Envelhecimento Humano.
Concluiu a especialidade em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética, no Centro Hospitalar de Lisboa Central – Hospital de São José.
Colabora em vários projetos de investigação na NOVA Medical School.
Sobre a
Doutora Filipa Oliveira/ Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 59147, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, onde concluiu a tese de Mestrado sobre cicatrizes em idade pediátrica.
Doutorada em Medicina pela Universidade de Münster na Alemanha.
Após a conclusão da especialidade, tornou-se Assistente Graduada Sénior (Oberärztin) na Fachklinik Hornheide e na Universidade de Münster. Atualmente colabora em vários projetos de investigação da Universidade de Münster, onde é orientadora de alunos de doutoramento. É também correspondente assídua de revistas científicas e de lazer na Alemanha.
Sobre a
Dra. Sara Carvalho / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula nº 60781, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina de Lisboa. Concluiu a especialidade em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética no Centro Hospitalar Lisboa Central – Hospital de São José.
Realizou diversos cursos nas áreas da cirurgia estética e reconstrutiva da mama e cirurgia estética da face, entre os quais Breast Reconstruction Live Surgery no CA’ Foncello Hospital em Treviso, Itália, Breast Cancer Reconstruction Art – Seminar and Live Surgery, na Fundação Champalimaud em Lisboa e European Course of Rhinoplasty em Bruxelas.
No fim da sua formação específica em Cirurgia Plástica realizou o fellowship em Cirurgia Estética numa das maiores instituições de renome internacional, a Clínica Planas, em Barcelona.
Mantém a ligação à Faculdade enquanto Formadora em Workshops e Cursos pré-graduados nas áreas da Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética e de Anatomia.
Integra atualmente o corpo clínico do serviço de Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética do Centro Hospitalar Lisboa Central, destacando-se nas áreas da Reconstrução Mamária, Cirurgia de Contorno Corporal e Pós-bariátrica, Cirurgia Plástica Pediátrica, Cirurgia de Trauma e de Queimados. Trabalha como assistente hospitalar, é orientadora de formação e responsável pela Cirurgia Segura desta instituição.
Participa assiduamente em cursos e congressos para atualização, colabora em diversas atividades científicas, tendo publicado capítulos de livros e artigos científicos em revistas nacionais e internacionais.
É membro da prestigiada ISAPS, Ordem dos Médicos Portugueses, Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética e Sociedade Portuguesa de Cirurgia da Mão.
Perguntas Frequentes sobre
Lipoaspiração / Lipoescultura
A lipoaspiração é uma cirurgia segura?
Qualquer cirurgia tem potenciais riscos e complicações. No entanto, esta é uma cirurgia segura sempre e quando seja realizada numa clínica credenciada e por um cirurgião plástico com vasta experiência em lipoaspirações e cirurgias de contorno corporal. É igualmente importante a realização de exames pré-operatórios bem como seguir à risca todos os cuidados pré e pós-operatórios. Na sua consulta médica serão explicados detalhadamente todos os riscos e complicações.
Qual é o preço de uma Lipoaspiração em Lisboa (Portugal), em 2024?
O preço de uma lipoaspiração, seja ela realizada em Lisboa, no Porto ou noutra área geográfica, varia de paciente para paciente e depende de vários fatores: – Complexidade da cirurgia; – Combinação de procedimentos; – Número de zonas a tratar; – Quantidade de gordura a retirar.
O valor exato da sua lipoaspiração é confirmado após a consulta médica de diagnóstico.
Quantas zonas podem ser tratadas ao mesmo tempo?
Geralmente, conseguem tratar-se três a quatro zonas num único ato cirúrgico. No entanto, existe um limite de gordura e de tempo cirúrgico que devem ser respeitados para segurança do paciente. Em alguns casos, poderá ser necessário realizar uma segunda intervenção.
Posso combinar a lipoaspiração com outros procedimentos?
Este procedimento pode ser realizado de forma isolada ou combinada com outros procedimentos. Os procedimentos mais frequentemente combinados são a abdominoplastia e o aumento/remodelação de glúteos.
Quantos litros de gordura podem ser eliminados numa intervenção?
O limite de gordura é cerca de 5 litros. Mais importante do que a quantidade de gordura, é o número de zonas que conseguem ser tratadas de forma segura para o paciente.
Quais as limitações de uma lipo?
Esta cirurgia não é um método de emagrecimento e não proporcionará bons resultados em pacientes com excesso de peso nem com flacidez cutânea. Os melhores resultados conseguem-se em pacientes com bom tónus muscular, com boa elasticidade e sem depósitos de gordura excessivos. Quando a pele é flácida, poderão ser necessários procedimentos adicionais para conseguir bons resultados (ex. abdominoplastia, lifting de coxas, lifting de braços, etc).
A partir de que idade posso fazer uma lipoaspiração?
Tecnicamente, esta cirurgia pode ser realizada por qualquer paciente que tenha indicação para tal, que tenha maturidade e expetativas realistas, e que tenha um bom estado de saúde geral. Um dos aspetos mais importantes a considerar é a elasticidade da pele, que se acentua com o avançar da idade. Nestes casos, poderão ser recomendados procedimentos alternativos para conseguir bons resultados.
A lipoaspiração deve ser feita antes ou depois de ter filhos?
Porque esta cirurgia está mais indicada para peles com boa elasticidade, poderá ser melhor realizá-la antes da gravidez. No entanto, se está a pensar ter filhos a curto prazo, será mais prudente esperar e reavaliar o estado do corpo depois de ser mãe. Cada caso é um caso e a nossa equipa médica aconselhará o tratamento mais adequado às suas necessidades.
A lipoescultura causa flacidez?
A lipoescultura não causa flacidez. Quando a cirurgia é realizada em pacientes com uma pele firme e elástica, os tecidos têm capacidade de se readaptar ao novo contorno corporal. Quando já existe flacidez, ao eliminar gordura nessa zona, essa flacidez poderá acentuar-se já que não tem capacidade de retração.
Estou em processo de emagrecimento. Posso fazer já a cirurgia?
Se está em processo de emagrecimento, é aconselhável esperar até atingir o peso desejado. Apenas nessa altura, será possível avaliar o estado real do corpo e da pele e decidir quais serão os procedimentos mais adequados.
O resultado da lipoaspiração é definitivo?
Nenhuma cirurgia garante resultados vitalícios. O sucesso deste procedimento e dos resultados a longo prazo depende dos cuidados que tem com o corpo e do seu estilo de vida após a cirurgia – recomenda-se uma alimentação equilibrada e prática regular de exercício físico.
O resultado é visível imediatamente após a cirurgia?
Logo após a cirurgia, poderá notar diferenças. No entanto, o edema pós-operatório distorce o resultado. Após um mês já poderá ver mudanças significativas, mas o resultado final é esperado seis a doze meses após a sua realização.
Quais os riscos e complicações da lipoaspiração?
Esta é uma cirurgia segura, mas, como qualquer procedimento cirúrgico, não está isenta de riscos e complicações. As complicações mais comuns são: infeção, cicatrização tardia ou inestética, alterações na sensibilidade da pele, irregularidades no contorno, assimetria, etc. A nossa equipa médica fará o melhor para conseguir um bom resultado e se considerar que o risco de complicações para o seu caso específico é elevado, aconselhará outras opções de tratamento.
O pós-operatório é doloroso?
O desconforto pós-operatório depende da extensão da lipoaspiração e combinação de procedimentos. É expetável sentir desconforto e dor moderada nos dias que se seguem à cirurgia que são facilmente aliviados com os analgésicos prescritos.
São utilizados drenos?
Os drenos são utilizados sempre que necessários após a cirurgia para evitar a acumulação de fluídos e diminuir o risco de complicações.
Quando posso voltar ao trabalho e a realizar desporto?
Dependendo da extensão da lipoaspiração, poderá regressar ao trabalho entre 3 a 7 dias após a cirurgia (para profissões sedentárias). É importante referir que cada caso é um caso e a recuperação pode ser mais lenta ou mais rápida em diferentes pacientes. Atividades que impliquem esforço físico nomeadamente desporto, só podem ser retomadas após um mês e de forma gradual.
Quando posso viajar?
Poderá viajar após 3 a 7 dias, se a recuperação estiver a correr conforme esperado. Se reside no estrangeiro e deseja realizar a sua lipoaspiração em Portugal, é importante permanecer o número de dias necessários para recuperar antes de regressar ao seu país de residência. Temos uma equipa especializada que lhe dará o apoio necessário para realizar a sua cirurgia em Portugal de forma segura.
A lipo pode ser realizada em áreas do corpo além das que são comummente mencionadas, como o abdómen e as coxas?
Muitas pacientes têm dúvidas sobre as áreas do corpo em que pode ser realizada a lipoaspiração. É possível realizar este procedimento em várias áreas do corpo menos comuns, tais como: os braços, as costas, os tornozelos, a papada, entre outras.
Como a lipo afeta a pele solta ou flácida após a remoção de gordura?
A questão da flacidez da pele após a lipoaspiração é um motivo de preocupação para muitas pacientes. A verdade é que esta pode afetar a elasticidade da pele e, dependendo do estado físico inicial da paciente, pode ser necessário realizar uma cirurgia combinada para tratar a flacidez ou excesso de pele. Uma combinação cirúrgica muito comum é a Lipoabdominoplastia, que conjuga numa só intervenção a lipoaspiração com a abdominoplastia, permitindo não só remover o excesso de gordura mas também corrigir a flacidez e o remover o excesso de pele na zona do abdómen.
Como pode ser utilizado o excesso de gordura removido?
A gordura aspirada pode ser utilizada para preencher outras zonas do corpo que possam ter falta de volume, tais como os glúteos (o denominado Brazilian Butt Lift), as mamas ou o rosto, conforme os objetivos da paciente.
Existem tratamentos ou procedimentos que podem ser combinados com uma lipo para obter resultados ainda melhores?
É possível combinar com outros procedimentos cirúrgicos, como a abdominoplastia ou a mamoplastia, para alcançar resultados mais abrangentes. Nestes casos, são conjugados mais do que um procedimento numa só intervenção, o que pode ser bastante benéfico para pacientes que desejam melhorar várias áreas do corpo de uma só vez.
Existem opções de financiamento ou planos de pagamento disponíveis para pagar uma lipoaspiração?
Ter opções de financiamento para ajudar as pacientes a gerir os custos da cirurgia é muitas vezes um fator crucial na escolha do cirurgião plástico e da clínica onde é realizada a lipoaspiração. Na LMR, dispomos de facilidades de pagamento, para facilitar o pagamento da cirurgia de lipoescultura. As pacientes devem estar cientes das políticas de pagamento e requisitos associados a essas opções, aquando da sua consulta inicial, para que possam tomar decisões informadas sobre o financiamento da sua lipoaspiração. Para mais informações sobre facilidades de pagamento, entre em contacto connosco através do formulário de contacto ou por email – geral@lmrcirurgiaplastica.pt.