O que é a Hiperidrose?
A hiperidrose é uma doença caracterizada pela transpiração excessiva. A transpiração (suor) é um mecanismo fundamental para a regulação da temperatura corporal controlado pelo sistema nervoso autónomo. Esta produção de suor excessiva é comum nas axilas, palma das mãos, pés e em alguns casos na linha do cabelo, causando um grande desconforto a nível pessoal, social e profissional. A transpiração excessiva não está relacionada com motivos externos, motivo pelo qual não é possível controlar.
Para quem está indicado
o tratamento de suor excessivo com toxina?
A Hiperidrose ou hipersudorese afeta homens e mulheres de várias idades, pelo que o tratamento através da aplicação de toxina pode ser realizado por qualquer pessoa que não deseje recorrer a cirurgias para remover as glândulas sudoríparas.
Quais os resultados que posso esperar
Depois do tratamento com Toxina
A aplicação de toxina elimina quase na totalidade a produção de suor na zona tratada, o que se traduz numa melhor qualidade de vida. O resultado do tratamento é temporário, tendo uma duração aproximada de 6 a 9 meses. Para resultados duradouros, deverá realizar o tratamento 1 a 2 vezes por ano.
Tratar a Hiperidrose com Toxina
A toxina, para além do uso dermocosmético, também está indicado para tratar algumas patologias, nomeadamente a hiperidrose, sendo uma opção minimamente invasiva para que não deseja recorrer a cirurgia. O tratamento é feito através de pequenas injeções de toxina em pontos estratégicos tendo um efeito inibidor das glândulas sudoríparas, reduzindo temporariamente a produção de suor nestas zonas.
Em que zonas do corpo se pode
aplicar toxina para o suor excessivo?
A toxina pode ser aplicada em várias zonas do corpo que apresentem excesso de transpiração. As zonas mais comuns são as axilas, as palmas das mãos, os pés, e em alguns casos, também pode ser aplicado nas linhas do cabelo (couro cabeludo) e nuca.
Procedimento de um tratamento
de transpiração excessiva com toxina
O tratamento do excesso de transpiração com toxina é minimamente invasivo, rápido e o desconforto é mínimo e breve.
O tratamento pode ser realizado em qualquer altura do ano. Para manter o resultado, deve realizar o tratamento cada 6/9 meses.
Limpeza da zona a tratar.
Aplicação de creme anestésico se necessário.
Aplicação da toxina através de microinjeções.
Cuidados a ter após o tratamento
O tratamento da hiperidrose com toxina é minimamente invasivo e não implica tempo de recuperação. No entanto, deve seguir as indicações médicas:
- Evitar a exposição solar direta durante 24 horas;
- Não fazer desporto durante 24 horas;
- Não massajar a zona tratada durante os primeiros 3 dias;
- Quanto a toxina é aplicada na linha do cabelo e nuca, não pode baixar a cabeça nas 4 horas após o tratamento.
TRATAMENTO DE HIPERIDROSE
COM TOXINA passo-a-passo
Creme anestésico
30 min antes do tratamento, procede-se à limpeza da pele e à aplicação de um creme anestésico (nas zonas mais sensíveis).
Marcações
As marcações são realizadas na zona onde será aplicada a toxina.
Administração da toxina
A toxina é administrada em pontos estratégicos através de agulhas muito finas.
Benefícios do Tratamento de Hiperidrose com toxina
O tratamento com toxina apresenta vários benefícios:
- Reduz drasticamente os níveis de transpiração;
- Resultado praticamente imediato;
- Minimamente invasivo, sem cirurgias;
- Sem tempo de recuperação;
- Seguro, rápido e eficaz;
- Efeitos reversíveis;
- Melhora a qualidade de vida e autoestima.
Médicas Especialistas
Sobre a
Dra. Ana Mendes Gomes / Medicina Estética
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 55658, especialista em Medicina Geral e Familiar.
Concluiu o Mestrado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Masaryk em Brno e formou-se em Medicina Estética e Antienvelhecimento na Universidade Complutense de Madrid.
No decorrer do seu percurso, realizou formações em procedimentos minimamente invasivos, nomeadamente na aplicação de Toxina, Preenchimentos Faciais, Fios Tensores e Mesoterapia Facial, diferenciando-se assim no tratamento e prevenção de envelhecimento cutâneo.
Sobre a
Dra. Mafalda Cleto / Medicina Estética
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 52818, especialista em Medicina Geral e Familiar.
Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Formou-se-se em Medicina Estética e Antienvelhecimento pela Universidade Complutense de Madrid.
Ao longo da sua formação, realizou vários cursos nacionais e internacionais na área da Medicina Estética, nomeadamente treino de vários tipos de preenchimentos faciais, aplicação de toxina, aplicação de peelings e realizou diversos cursos em cadáveres com o objetivo de aprofundar o conhecimento da anatomia facial.
Na área da Medicina Estética realiza inúmeros procedimentos, como aplicação de toxina e fillers, quer para correção de rugas como para harmonização facial (preenchimento de olheiras, maçãs do rosto, lábios, mandíbula, mento e rinomodelação), aplicação de bioestimuladores para melhoria da flacidez e da qualidade da pele; aplicação de fios de sustentação e bioestimulação, aplicação de técnicas que visam melhorar a textura e qualidade da pele como peelings químicos e microneedling, mesoterapia facial e corporal, bem como escleroterapia.
Sobre a
Dra. Joana Alves Barbosa / Dermatologista
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 64457, Dermatologista.
Mestre em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.
Realizou o Internato Médico da Especialidade de Dermatovenereologia no Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Central, tendo complementado a sua formação em Dermatologia com estágios em Cirurgia Plástica e Reconstrutiva no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho e de Oncologia Cutânea no IPO do Porto.
As suas principais áreas de interesse incluem a Dermatologia Geral, Cirúrgica e Estética.
Perguntas Frequentes sobre
Tratamento de Hiperidrose com toxina
A aplicação de toxina é segura?
O tratamento da hipersudorese com toxina é minimamente invasivo e com um índice de complicações muito baixo. No entanto, para que seja realizado em segurança, deve escolher uma clínica credenciada e um médico com vários anos de experiência na realização deste tipo de tratamentos.
Qual é o preço do tratamento de suor excessivo em Lisboa?
O preço do tratamento do suor excessivo pode variar consoante as zonas a tratar e quantidade de produto necessário. Durante a consulta médica, será apresentado um plano de tratamento com os respetivos valores para o seu caso específico.
O tratamento é doloroso?
A aplicação de toxina é rápida e praticamente indolor pois são utilizadas agulhas muito finas. No entanto, se necessário, poderá ser aplicado um creme anestésico na zona a tratar, para tornar o tratamento mais confortável.
Quanto tempo demora para obter resultados?
A toxina elimina quase na totalidade a produção de suor na zona tratada de forma temporária. Após a aplicação da toxina, os efeitos surgem ao fim de 3/4 dias. O resultado final é notório ao fim de duas semanas.
Quanto tempo dura o resultado?
Como não é um tratamento definitivo, o resultado dura cerca de 6 a 9 meses. Para manter os resultados a longo prazo, deverá repetir o tratamento periodicamente.
A partir de que idade posso realizar o tratamento?
O tratamento da transpiração excessiva com toxina pode ser realizado a partir do momento em que o desenvolvimento corporal se encontre concluído. Isto ocorre e média, aos 18 anos.
A aplicação de toxina numa zona do corpo pode aumentar a transpiração em outras zonas?
Quando o tratamento da hiperidrose é feito com cirurgia, é possível ocorrer a chamada hiperidrose compensatória ou reflexa, ou seja, as glândulas sudoríparas passam a produzir mais suor em algumas zonas para compensar a sua ausência em outras. No caso do tratamento com toxina, este bloqueia a atividade nervosa das glândulas sudoríparas no local da aplicação, mantendo o sistema nervoso autónomo intacto, não havendo por isso qualquer risco de transpirar mais noutras áreas.
Quais os benefícios e vantagens relativamente a outro tipo de tratamentos ou cirurgia?
A grande vantagem do tratamento de excesso de transpiração com toxina é o facto de ser um procedimento não invasivo, que não querer cirurgia, pelo que pode retomar as suas atividades diárias imediatamente após o tratamento.
Que efeitos secundários posso esperar após o tratamento?
O tratamento é geralmente bem tolerado e as complicações são raras. Após a aplicação de toxina, podem surgir pequenas nódoas negras na zona da aplicação, mas desaparecem após alguns dias.
Quais as contraindicações da toxina?
O tratamento não é recomendado a mulheres grávidas ou a amamentar. Condições de saúde especificas devem ser avaliadas pelo médico especialista.