Share on Facebook0Pin on Pinterest0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someone

RINOPLASTIA / CIRURGIA AO NARIZ

RINOPLASTIA / CIRURGIA AO NARIZ: Informações Práticas

Dra. Luísa Ramos na TV

Rinoplastia

As deformidades nasais podem ser funcionais (perturbam a respiração) ou estéticas. Para além disso, podem classificar-se como congénitas (presentes ao nascimento, geralmente devido a malformações esqueléticas, vasculares, etc.) ou adquiridas (como é o caso de traumatismos). O nariz é um elemento central da face, cujas proporções estéticas têm sido estudadas desde a Antiguidade, que quando intervencionado visa uma melhor harmonia da face.

Do ponto de vista estético, as áreas mais frequentemente tratadas são o dorso (que pode ser demasiado baixo, largo, com “bossa”, entre outros) e a ponta nasal (por vezes demasiado larga, com falta ou com demasiada projecção).

Do ponto de vista funcional há várias patologias que podem interferir com a função respiratória, nomeadamente desvio do septo nasal (que também condiciona a aparência estética), hipertrofia dos cornetos, pólipos nasais, etc.

Sintomas e diagnóstico

Obstrução respiratória, ressonar, ou escorrências nasais podem estar subjacentes a patologia funcional nasal. O diagnóstico depende essencialmente do exame clínico, podendo ser pedidos meios auxiliares de diagnóstico, nomeadamente, Rx e TAC, sempre que necessário.

Prognóstico

A intervenção visa melhorar a aparência e optimizar a função respiratória e esses objectivos são geralmente cumpridos. Um aspecto fundamental é que haja expectativas realistas face à intervenção proposta, uma vez que o resultado final depende sempre também do ponto de partida, isto é, do caso clínico em concreto. Não é possível aplicar uma receita para a rinoplastia e esperar que todos os narizes tenham resultados idênticos, uma vez que há características inerentes a cada indivíduo e diferentes técnicas que se adequam aos problemas de cada um.

O que é a Rinoplastia?

A Rinoplastia (cirurgia ao nariz) é uma cirurgia frequentemente realizada. Este procedimento cirúrgico pode produzir alterações na aparência, estrutura e função do nariz. A Rinoplastia pode aumentar ou diminuir o tamanho do nariz, alterar a forma da ponta, estreitar a base das narinas ou alterar o ângulo entre o nariz e o lábio. Esta operação pode ajudar a corrigir defeitos de nascença e sequelas de traumatismos.
Não há uma forma universal de realizar a rinoplastia, sendo planeada de acordo com  os desejos de cada doente e com a anatomia do mesmo. As incisões podem ser feitas por dentro do nariz ou em locais previamente definidos. Em alguns casos são necessários enxertos de cartilagem que podem ser colhidos no septo nasal, nos pavilhões auriculares (orelhas) ou na grade costal (costelas), para ajudar a remodelar o nariz.

O tratamento cirúrgico deve sempre ter em conta as componentes estética e funcional. Obviamente, não se pode equacionar um nariz esteticamente perfeito em que a pessoa em causa não consiga respirar devidamente. De entre as abordagens possíveis para uma rinoplastia cujo objectivo seja melhorar a aparência do mesmo, dependendo das características presentes, podem-se utilizar vias exonasais ou endonasais (por fora ou por dentro do nariz, respectivamente). Se houver uma patologia funcional complexa, o trabalho do Cirurgião Plástico deverá ser complementado com o de um Otorrinolaringologista, preferencialmente numa única intervenção.
Os melhores candidatos a esta cirurgia são indíviduos que procuram melhorar a aparência do nariz e não a perfeição.  É necessário que o doente tenha expectativas realísticas, bom estado geral de saúde e seja psicologicamente estável.  A rinoplastia pode ser realizada em conjunto com outras cirurgias.

Que tipo de anestesia é utilizada?

Geralmente utiliza-se anestesia local com sedação, mas depende das características do doente e da técnica utilizada.

Como é o período pós-operatório?

É normal haver edema e equimose à volta dos olhos, que pode durar cerca de 15 dias. Regra geral, é necessária uma tala que fica durante uma semana. A cirurgia ao nariz é indolor, embora haja desconforto associado a alguma obstrução respiratória na sequência do tamponamento.

Preço da Rinoplastia?

No que se refere à Rinoplastia, cada caso é um caso. Por isso, para lhe darmos o melhor preço para o seu caso, relate o seu problema à Drª Luísa Magalhães Ramos através do «Formulário de Contacto».

Veja o que a Drª. Luísa Ramos tem a dizer sobre a Rinoplastia


PREÇOS, DÚVIDAS E OUTRAS INFORMAÇÕES.

O SEU NOME*
O SEU EMAIL*
TELEFONE*
ESTOU INTERESSADO(A) EM*: MENSAGEM

Dúvidas?

Coloque-me as suas questões.


O SEU NOME*

O SEU EMAIL*

TELEFONE*

ESTOU INTERESSADO(A) EM*:

MENSAGEM


ARTIGOS NO BLOG DA DRA. LUÍSA MAGALHÃES RAMOS, SOBRE RINOPLASTIA:

Rinoplastia: O que é?

Rinoplastia: Técnica Cirúrgica

Rinoplastia: Cuidados Pós-Cirúrgicos

IMAGENS ANTES E DEPOISTESTEMUNHOS
Share on Facebook0Pin on Pinterest0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someone