LIFTING FACIAL E DO PESCOÇO/ RITIDECTOMIA

Lifting da Face e Pescoço

Dra. Luísa Magalhães Ramos na TV

Lifting Facial e do Pescoço/ Ritidectomia

O lifting pode ser realizado para melhorar o aspeto de flacidez da face e do pescoço. Através do reposicionamento das estruturas que estão por baixo da pele (músculos e gordura) consegue-se um resultado natural, uma vez que não se trata apenas de “esticar” a pele.

Muitos pacientes parecem 10 anos mais novos após a realização de um lifting facial.

O objetivo é, através de uma análise detalhada do envelhecimento de cada pessoa, tratar as zonas mais afetadas, proporcionando uma imagem natural semelhante à de alguns anos antes.

As zonas que costumam estar mais alteradas são:

  • As rugas que vão do nariz ao lábio (sulcos nasogenianos);
  • A região malar e a região do pescoço, onde pode haver alguma “papada” e onde por vezes se perde o contorno da mandíbula.

Em muitos casos, o lifting facial é combinado com outros procedimentos para conseguir melhores resultados: blefaroplastia, lifting de sobrancelhas, lipoaspiração da papada e tratamento de rugas.

Uma vez que o lifting facial trata a flacidez, mas não melhora a qualidade da pele, em alguns casos, associa-se também o peeling ou o laser CO2 (resurfacing), de forma a melhorar a textura da pele, tratar manchas e pequenas rugas como por exemplo o “código de barras”.

Tipos de Lifting

Lifting cervico-facial (lifting total)

Este tipo de lifting tratar o rosto como um todo e está indicado para casos de flacidez mais acentuada. Implica o reposicionamento das estruturas de uma forma mais profunda e remoção da pele em excesso. Este tipo de lifting é frequente combinado com outros procedimentos tais como a blefaroplastia,  laser resurfacing (laser CO2) e preenchimento de rugas.

Mini lifting

Este tipo de lifting é menos invasivo que o lifting facial (total) e está indicado para pessoas mais jovens com flacidez mais precoce e rugas menos profundas – trata a flacidez na parte inferior do rosto, zona da mandíbula e pescoço. O mini lifting implica um descolamento mínimo e é efetuado na região pré-auricular do rosto e pescoço. Tal como no lifting cervico-facial, o mini lifting também pode ser combinado com outros procedimentos para conseguir melhores resultados.

Resultado (Antes e Depois) de Lifting do Rosto e Pescoço:

Que sinais indicam que preciso de um Lifting?

  • Excesso de pele e flacidez no rosto e/ou pescoço;
  • Excesso de pele e rugas profundas na parte inferior do olho;
  • Perda de volume em algumas zonas como por exemplo nas maçãs do rosto;
  • Sulcos nasogenianos muito pronunciados;
  • “Papada” com ou sem excesso de gordura devido à perda de tónus muscular e flacidez nesta zona.

Qualquer pessoa pode realizar um Lifting Facial ou do Pescoço?

As pessoas indicadas para um lifting facial reúnem geralmente algumas das seguintes características:

  • Desejam melhorar alguns dos aspetos estéticos mencionados acima;
  • Pessoas com flacidez dos tecidos em estado inicial ou avançado;
  • Um bom estado geral de saúde;
  • Não fumadores;
  • Expetativas realistas quanto aos resultados;
  • Durante a sua consulta de lifting facial, o seu cirurgião plástico confirmará se está indicado.

Qual é a idade ideal para fazer um Lifting?

Um lifting deve ser realizado quando começa a haver alterações da face que incomodam e não deixar que haja um envelhecimento muito acentuado. Isto porque quanto mais precocemente for realizada a cirurgia, menos invasiva será e mais naturais serão os resultados.

Nos casos de envelhecimento mais precoce, estará indicado o mini lifting, muitas vezes complementado com enxertos de gordura. Grande parte dos pacientes que realiza um mini lifting está entre os 40 e 45 anos. Já os pacientes que realizam um lifting total estão geralmente entre os 50 e os 65 anos. No entanto, não há situações standard nem idades exatas. Cada caso é um caso e deve ser avaliado individualmente.

O processo de envelhecimento é diferente de paciente para paciente e é influenciado por fatores intrínsecos e extrínsecos que afetam a aparência da face.

A cirurgia pode ser realizada em fumadores?

Ao realizar um lifting facial é extremamente importante que o paciente deixe de fumar pelo menos dois meses antes da cirurgia e enquanto o processo de cicatrização estiver a decorrer. A nicotina afeta a oxigenação dos tecidos e pode comprometer a cicatrização e aumentar os riscos de complicações.

A recuperação de um Lifting

Quando acordar da sua cirurgia terá o rosto vendado por bandas cirúrgicas próprias para um maior conforto e para promover a adesão dos tecidos.

Hoje em dia, nos centros mais avançados, é utilizada uma cola de fibrina para diminuir os hematomas, o edema no período pós operatório e acelerar a recuperação.  A cola de fibrina é produzida através de plasma e, tal como o nome indica, ajuda as camadas de tecido a ficarem unidas. Se forem colocados drenos, estes são retirados após 24/48 horas.

No período pós-operatório pode haver algum desconforto devido ao edema, mas não é expectável que haja dor. Poderá ocorrer inchaço, hematomas, sensação de dormência e tensão, mas são sintomas transitórios que desaparecem normalmente após 3 semanas.

Por regra, a recuperação dura entre 1 a 2 semanas, mas depende também da combinação de procedimentos. Grande parte dos pacientes regressa ao trabalho após 2 semanas (trabalhos de escritório) – pode utilizar maquilhagem para disfarçar as nódoas negras que ainda possa ter.

Conselhos para uma boa recuperação

  • Quando tiver alta deverá ter um amigo ou familiar que o vá buscar à clínica (não pode conduzir);
  • Ter ajuda em casa durante a primeira semana principalmente se tiver filhos pequenos;
  • Tomar a medicação de acordo às indicações médicas;
  • Não é recomendável ficar o dia todo deitado. Pode fazer pequenas caminhadas/movimentos em casa para promover a circulação sanguínea;
  • Comparecer sempre nas consultas de revisão e drenagens linfáticas;
  • Não realizar esforços físicos;
  • Descansar e dormir com a cabeça elevada;
  • Não fume nem beba álcool;
  • Beba muita água e alimente-se de forma equilibrada e saudável com refeições leves;
  • Evite a exposição solar direta e proteja sempre as cicatrizes;
  • Contactar imediatamente a equipa médica em caso de sintomas não esperados.

As cicatrizes do Lifting

Consoante o tipo de lifting realizado as cicatrizes podem ficar encostadas à orelha, à linha do cabelo ou ambas. Ficando localizadas em zonas de transição, as cicatrizes ficam facilmente disfarçáveis. Com o passar do tempo, tornam-se mais finas e claras e difíceis de identificar.

O resultado do Lifting é definitivo?

Podemos dizer que os resultados do lifting ou mini lifting são definitivos, ou seja, não implicam uma manutenção periódica como acontece por exemplo, com os preenchimentos que tem uma duração de 9/12 meses e é necessário repetir o tratamento para manter o resultado. No entanto, é importante referir que não há cirurgias que travem o processo natural de envelhecimento.

Após realizar um lifting, a sua pele continuará a envelhecer naturalmente e após alguns anos poderá notar que a pele apresenta novamente alguma flacidez. Porém, se não tivesse realizado o lifting, essa flacidez seria mais acentuada.

Em média, um paciente que realiza um lifting facial fica satisfeito com o resultado durante pelo menos 10 a 15 anos.

Dra. Luísa Magalhães Ramos a Apresentar um Caso Clínico na Televisão:

BLOG DRA. LUÍSA RAMOS, ARTIGOS SOBRE Lifting Facial:

Lifting Facial: Técnica Cirúrgica

Dúvidas?

Coloque-me as suas questões.


O SEU NOME*

O SEU EMAIL*

TELEFONE*

ESTOU INTERESSADO(A) EM*:

MENSAGEM

AUTORIZA QUE OS SEUS DADOS FIQUEM GUARDADOS AO ABRIGO DA NOSSA POLÍTICA DE PROTEÇÃO DE DADOS?*



*Ao selecionar este ponto, autoriza que a sua informação pessoal (nome, email, telefone ou outros que venha a fornecer no futuro, bem como interesses em serviços ou tratamentos por nós disponibilizados) seja guardada e mantida na nossa base de dados de forma segura, encriptada e com acesso controlado, autorizando-nos a que a mesma possa vir a ser utilizada para o envio de informação científica, técnica, comercial, promocional ou qualquer outra que venha a ser entendida necessária por parte de LMR Cirurgia Plástica, Lda., pessoa colectiva com o nº 510619630. Poderá a qualquer momento revogar essa autorização.

O SEU NOME*
O SEU EMAIL*
TELEFONE*
ESTOU INTERESSADO(A) EM*:
MENSAGEM:
AUTORIZA QUE OS SEUS DADOS FIQUEM GUARDADOS AO ABRIGO DA NOSSA POLÍTICA DE PROTEÇÃO DE DADOS?*


*Ao selecionar este ponto, autoriza que a sua informação pessoal (nome, email, telefone ou outros que venha a fornecer no futuro, bem como interesses em serviços ou tratamentos por nós disponibilizados) seja guardada e mantida na nossa base de dados de forma segura, encriptada e com acesso controlado, autorizando-nos a que a mesma possa vir a ser utilizada para o envio de informação científica, técnica, comercial, promocional ou qualquer outra que venha a ser entendida necessária por parte de LMR Cirurgia Plástica, Lda., pessoa colectiva com o nº 510619630. Poderá a qualquer momento revogar essa autorização.