ABDOMINOPLASTIA

Abdominoplastia – Informações Práticas:

 

Dra. Luísa Ramos na TV com um caso de Abdominoplastia

O QUE É A ABDOMINOPLASTIA?

A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico para remover o excesso de pele e gordura do abdómen e para reposicionar os músculos da parede abdominal. Com as gravidezes ou perdas de peso, os músculos retos da parede abdominal têm tendência para se afastar e, por isso, dar um ar mais redondo ao abdómen. Nessas situações, a pele também perde elasticidade, por vezes ganha estrias, torna-se mais flácida e forma pregas que a abdominoplastia permite melhorar. Quando a abdominoplastia é combinada com lipoaspiração, dá-se o nome de lipoabdominoplastia.

 

 

 

 

 

 

 

Imagem: Características do abdómen antes da gravidez (com os retos abdominais afastados) e após a abdominoplastia (foi realizada a plicatura dos retos abdominais).

ABDOMINOPLASTIA E MINI ABDOMINOPLASTIA – AS DIFERENÇAS

Tanto a abdominoplastia como a mini abdominoplastia, tem como objetivo remover o excesso de pele e gordura do abdómen para conseguir uma aparência mais firme e plana. As principais diferenças entre os dois procedimentos são:

Mini Abdominoplastia: está indicada para pacientes com flacidez moderada; remove o excesso de pele, gordura e reposiciona os retos abdominais na parte inferior do abdómen (abaixo do umbigo);

Abdominoplastia: está indicada para pacientes com flacidez mais acentuada; remove o excesso de pele, gordura e reposiciona os retos abdominais tanto na parte superior como inferior do abdómen (acima e abaixo do umbigo).

SOU CANDIDATO A UMA ABDOMINOPLASTIA?

Os candidatos à abdominoplastia devem ser pacientes emocionalmente maduros e devem compreender as suas próprias motivações para realizar a cirurgia. Expectativas realistas são importantes e deve-se perceber que o procedimento traz melhorias mas não a perfeição. Obviamente, uma pessoa com maior adiposidade, uma pele mais estriada, etc. não pode esperar o mesmo resultado de uma pessoa magra, com um melhor tónus. Os candidatos ideias a uma abdominoplastia reúnem normalmente as seguintes características:

– Peso estável;

– Saudável;

– Insatisfeito com a aparência do abdómen (“barriga de avental”, flacidez, gordura localizada, abdómen abaulado);

– Tem expetativas realistas;

– Não deseja ter mais filhos.

COMO É REALIZADA A UMA ABDOMINOPLASTIA?

Há várias técnicas para realizar a abdominoplastia que variam de acordo com o paciente e com a preferência do cirurgião plástico. A abdominoplastia pode ser combinada com outras técnicas de contorno corporal, frequentemente  a lipoaspiração. A abdominoplastia é normalmente realizada em 4 passos principais:

  • Anestesia (administração): por regra é realizada com epidural e sedação, podendo ser também com anestesia geral se houver indicação;
  • Incisão: As incisões são colocadas à volta do umbigo e ao fundo do abdómen, de forma semelhante à da cesariana, embora seja uma cicatriz maior. Uma vez levantada a pele, inicia-se a eliminação de gordura por lipoaspiração e de seguida, é feita a reparação dos músculos retos abdominais;
  • Eliminar excesso de pele: é eliminado o excesso de pele (abaixo e/ou acima do abdómen);
  • Suturas: as incisões são encerradas com suturas reabsorvíveis.

RESULTADOS DE ABDOMINOPLASTIA – ANTES E DEPOIS

RECUPERAÇÃO DA ABDOMINOPLASTIA

As primeiras 48 horas após a cirurgia são as que o paciente poderá sentir mais dor ou desconforto pelo que deverá guardar repouso total e tomar a medicação de acordo às indicações médicas. Durante a primeira semana após a abdominoplastia, deve seguir as seguintes recomendações: dormir de barriga para cima, não tirar a cinta e as meias de compressão (apenas para tomar banho), fazer movimentos com as pernas, pés e mãos sempre que possível, iniciar as sessões de drenagem linfática e andar ligeiramente inclinada para a frente para evitar reabertura dos pontos. A cinta de compressão deve ser utilizada durante 4 a 6 semanas e as meias durante 1 a 2 semanas (dependendo da mobilidade). Ao fim de 8/10  dias, sentirá melhorias significativas, podendo retomar algumas atividades, de forma gradual:

– Conduzir: 10/15 dias

– Voltar ao trabalho: 2/3 semanas (depende do tipo de trabalho)

– Atividade física: após 4/6 semanas (começar gradualmente com atividades leves)

– Atividades de mamã (ex. pegar no bebé ao colo, tirar do berço, etc): 4/6 semanas

– Ir à praia: 4/6 semanas.

O QUE ESPERAR DEPOIS DA ABDOMINOPLASTIA?

Depois da abdominoplastia vai estar edemaciada e com hematomas (“nódoas negras”), que vão melhorar ao longo do tempo. O abdómen vai estar apertado e vai sentir necessidade de se dobrar um pouco na cintura para ter mais conforto. Ao fim de poucos dias vai começar a andar direita. Tem de ter paciência e não exagerar na atividade. Muitas mulheres depois da cirurgia sentem-se um pouco deprimidas. Isso está relacionado com o desconforto e a aparência provocados pelo edema e pelos hematomas, pela ansiedade relativamente ao resultado final da abdominoplastia e pela limitação nas atividades. Essa sensação desaparece à medida que a aparência melhora e se retoma a vida normal, o que demora entre 10 a 15 dias.

CICATRIZES DA ABDOMINOPLASTIA

Uma das questões que mais preocupa os pacientes é a aparência da cicatriz. As cicatrizes da abdominoplastia ficam à volta do umbigo e na parte inferior da barriga (abaixo da linha da roupa interior). O tamanho da cicatriz varia de acordo à quantidade de pele a retirar. É semelhante à de uma cesariana, mas maior.

A ABDOMINOPLASTIA ELIMINA AS ESTRIAS?

Não existem procedimentos cirúrgicos específicos para eliminar as estrias, porém, dependendo da localização das estrias e da quantidade de pele a retirar, a abdominoplastia pode eliminar parte ou mesmo todas as estrias da região inferior do abdómen e da região imediatamente acima do umbigo.

POSSO ENGRAVIDAR DEPOIS DE FAZER UMA ABDOMINOPLASTIA?

Idealmente, a abdominoplastia deve ser realizada quando não se considera ter mais filhos, não por haver alguma incompatibilidade com outra gestação, mas para não comprometer os resultados da cirurgia. Se deseja ser mãe novamente, é aconselhável esperar.

BENEFÍCIOS DA ABDOMINOPLASTIA

A abdominoplastia está entre as cirurgias mais realizadas principalmente pelas mulheres que já foram mães. Os benefícios da abdominoplastia estão para além da questão estética pois músculos abdominais enfraquecidos estão frequentemente associados a dores lombares e problemas de postura. Os resultados da abdominoplastia tem uma relação direta com o bem-estar e melhoria da auto-estima pois as pessoas que realizam o procedimento, sente-me mais à vontade para vestir roupas mais descobertas e realizar atividadades com as quais não se sentiam confortáveis anteriormente. Para muitos pacientes, a abdoominoplastia é o primeiro passo para um estilo de vida mais saudável.

RISCOS E COMPLICAÇÕES DA ABDOMINOPLASTIA

Como qualquer outra cirurgia, a abdominoplastia não está isenta de riscos e complicações, (ex. reação à anestesia, hematoma, alterações da sensibilidade da pele, etc). Os possíveis riscos e complicações da abdominoplastia serão explicados em detalhe durante a consulta médica.

PREÇOS DA ABDOMINOPLASTIA

O preço da abdominoplastia varia de paciente para paciente pois depende do estado inicial do corpo e se necessita ou não de lipoaspiração, podendo a lipoaspiração ser pequena, média ou grande (dependendo da quantidade de gordura a retirar). O preço exato da abdominoplastia/lipoabdominoplastia é confirmado após a consulta de diagnóstico médico. No preço da abdominoplastia estão incluídos todos os honorários médicos, anestesia, consultas de seguimento médico, medicação pós-operatória, cuidados de enfermagem e ainda, a cinta de compressão). Para darmos o melhor preço para o seu caso, entre e contacto através Formulário de Contacto.

SAIBA MAIS SOBRE A ABDOMINOPLASTIA:
VEJA O QUE A DRª. LUÍSA MAGALHÃES RAMOS TEM A DIZER SOBRE ABDOMINOPLASTIA:

Dra. Luísa Magalhães Ramos - Cirurgia Plástica e EstéticaLuísa Magalhães Ramos - Cirurgia Plástica

4.8 Stars - Based on User Reviews


Dúvidas?

Coloque-me as suas questões.


O SEU NOME*

O SEU EMAIL*

TELEFONE*

ESTOU INTERESSADO(A) EM*:

MENSAGEM

AUTORIZA QUE OS SEUS DADOS FIQUEM GUARDADOS AO ABRIGO DA NOSSA POLÍTICA DE PROTEÇÃO DE DADOS?*



*Ao selecionar este ponto, autoriza que a sua informação pessoal (nome, email, telefone ou outros que venha a fornecer no futuro, bem como interesses em serviços ou tratamentos por nós disponibilizados) seja guardada e mantida na nossa base de dados de forma segura, encriptada e com acesso controlado, autorizando-nos a que a mesma possa vir a ser utilizada para o envio de informação científica, técnica, comercial, promocional ou qualquer outra que venha a ser entendida necessária por parte de LMR Cirurgia Plástica, Lda., pessoa colectiva com o nº 510619630. Poderá a qualquer momento revogar essa autorização.

ARTIGOS NO BLOG DA DRA. LUÍSA MAGALHÃES RAMOS, SOBRE ABDOMINOPLASTIA:

Abdominoplastia: O que é e para que serve?

Abdominoplastia: Recomendações Pré-Operatórias

Abdominoplastia: A técnica cirúrgica

Abdominoplastia: Recomendações Pós-Operatórias

Abdominoplastia: Saiba mais

Abdominoplastia – qual o segredo para uma barriga lisa?

IMAGENS ANTES E DEPOISTESTEMUNHOS
O SEU NOME*
O SEU EMAIL*
TELEFONE*
ESTOU INTERESSADO(A) EM*:
MENSAGEM:
AUTORIZA QUE OS SEUS DADOS FIQUEM GUARDADOS AO ABRIGO DA NOSSA POLÍTICA DE PROTEÇÃO DE DADOS?*


*Ao selecionar este ponto, autoriza que a sua informação pessoal (nome, email, telefone ou outros que venha a fornecer no futuro, bem como interesses em serviços ou tratamentos por nós disponibilizados) seja guardada e mantida na nossa base de dados de forma segura, encriptada e com acesso controlado, autorizando-nos a que a mesma possa vir a ser utilizada para o envio de informação científica, técnica, comercial, promocional ou qualquer outra que venha a ser entendida necessária por parte de LMR Cirurgia Plástica, Lda., pessoa colectiva com o nº 510619630. Poderá a qualquer momento revogar essa autorização.