O que é a abdominoplastia?
A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico que permite remover o excesso de pele e gordura do abdómen e reposicionar os músculos da parede abdominal. Com as gravidezes ou oscilações de peso acentuadas, os músculos retos da parede abdominal têm tendência para se afastar e, por isso, dar um ar mais redondo ao abdómen. Nessas situações, a pele também perde elasticidade, por vezes ganha estrias, torna-se mais flácida e forma pregas que a abdominoplastia permite melhorar. Quando a abdominoplastia é combinada com lipoaspiração, dá-se o nome de Lipoabdominoplastia.
Para quem está indicada
a Abdominoplastia?
Os candidatos a esta cirurgia devem ser pacientes emocionalmente maduros e devem compreender as suas próprias motivações para realizar a cirurgia. Expectativas realistas são importantes e deve-se perceber que o procedimento traz melhorias, mas não a perfeição. Obviamente, uma pessoa com maior adiposidade, uma pele mais estriada, etc, não pode esperar o mesmo resultado de uma pessoa magra, com um melhor tónus. Os candidatos ideais a uma abdominoplastia reúnem normalmente as seguintes características:
- Peso estável;
- Saudável;
- Insatisfeito com a aparência do abdómen (“barriga de avental”, flacidez, gordura localizada, abdómen abaulado);
- Expetativas realistas;
- Não considerar ter mais filhos.
ABDOMINOPLASTIA E MINI ABDOMINOPLASTIA
– AS DIFERENÇAS
Tanto a abdominoplastia como a mini abdominoplastia, tem como objetivo remover o excesso de pele e gordura do abdómen para conseguir uma aparência mais firme e tonificada. As principais diferenças entre os dois procedimentos são:

Mini Abdominoplastia
Está indicada para pacientes com flacidez moderada; reposiciona os retos abdominais e remove o excesso de pele, na parte inferior do abdómen (abaixo do umbigo).

Abdominoplastia
Está indicada para pacientes com flacidez mais acentuada; reposiciona os retos abdominais e remove o excesso de pele, tanto na parte superior como inferior do abdómen (acima e abaixo do umbigo).
Procedimento da Cirurgia
de Abdominoplastia
A sua consulta de Abdominoplastia

Aconselhamento
O primeiro passo da sua consulta é uma avaliação cuidada do abdómen, do estado de saúde e do estilo de vida. Isto permitirá desenhar um plano totalmente personalizado para o seu caso.

Simulação com o Vectra 3D
O Vectra 3D XT permite criar uma simulação de resultados de cirurgias como a lipoaspiração, abdominoplastia, mamoplastia de aumento, mastopexia, mamoplastia de redução, etc.

Explicação detalhada
Durante a consulta de abdominoplastia será apresentado um plano de tratamento personalizado e serão também explicados os riscos, os cuidados pré e pós-operatórios a ter e os resultados que pode esperar.

Orçamento
Após a consulta médica, ser-lhe-á apresentado um orçamento exato da cirurgia. O custo ou preço da abdominoplastia depende se é combinada com lipoaspiração e/ou outros procedimentos.
As cicatrizes da Abdominoplastia
Uma das questões que mais preocupa os pacientes é a aparência da cicatriz. As cicatrizes da abdominoplastia ficam à volta do umbigo e na parte inferior da barriga (abaixo da linha da roupa interior). O tamanho da cicatriz varia de acordo à quantidade de pele a retirar. É semelhante à de uma cesariana, mas maior.
Tipo de Anestesia
Esta cirurgia é normalmente realizada com epidural e sedação. No entanto, o tipo de anestesia é definido pelo médico anestesista de acordo com a combinação de procedimentos a realizar e com o seu historial clínico. A sedação é administrada por via endovenosa para que o paciente adormeça e não se aperceba de nada no decorrer de toda a cirurgia. De seguida, quando o paciente já está a dormir, são administrados anestésicos locais para que não sinta qualquer dor durante a cirurgia. O médico anestesista estará presente durante toda a cirurgia para um maior conforto e segurança do paciente.
Que resultados posso esperar depois de uma Abdominoplastia?

Abdómen mais liso e firme
Com esta cirurgia, conseguirá um abdómen mais liso e com uma aparência mais tonificada. Poderá ainda ver-se livre de algumas estrias na zona inferior do abdómen.

Melhor contorno corporal
Esta cirurgia é frequentemente combinada com outros procedimentos como a lipoaspiração, aumento de glúteos e cirurgias mamárias o que vai proporcionar um melhor contorno corporal.

Melhor autoestima
A abdominoplastia tem um impacto muito positivo nomeadamente na qualidade de vida, na autoestima e na forma como se relaciona com o seu corpo.
Abdominoplastia
passo a passo
Marcação do paciente em pé
As marcações no abdómen são feitas com o paciente de pé para que se possam visualizar corretamente as zonas a tratar.
Sedação
O sedativo é administrado por via endovenosa pelo médico anestesista que estará presente no decorrer de toda a cirurgia.
Anestesia local
O anestésico local ou epidural é injetado com o paciente já a dormir.
Desinfeção e colocação de campos operatórios
A zona a intervencionar é limpa e desinfetada para reduzir o risco de infeção. São colocados campos operatórios para isolar a zona do ambiente externo.
Incisão
As incisões são feitas à volta do umbigo e na zona inferior do abdómen, de forma semelhante à da cesariana, embora seja uma cicatriz maior. Uma vez levantada a pele, inicia-se a eliminação de gordura por lipoaspiração e de seguida, é feita a reparação dos músculos retos abdominais.
Eliminar excesso de pele
É eliminado o excesso de pele (abaixo e/ou acima do abdómen).
Encerramento das incisões
As incisões são encerradas por planos com recurso a fio absorvível. O resultado e a simetria são verificados.
Cola cirúrgica
A cola é aplicada sobre as cicatrizes de forma a ficar isolada do ambiente externo. A cola não requer curativos e cai gradualmente após 15 dias.
Recobro
Antes de ser transportado para o recobro, é vestida uma cinta que deve ser utilizada durante 30 a 45 dias. O paciente é acordado pelo médico anestesista e de seguida, é transportado para a sala de recobro onde permanece durante 24 a 48 horas em observação médica até receber alta.
Preparação para uma Abdominoplastia

Antes da cirurgia
- Realizar todos os exames pré-operatórios solicitados e enviar com a máxima de antecedência possível.
- Não tomar anti-inflamatórios ou aspirina nos 10 dias que antecedem a cirurgia para reduzir o risco de hemorragias. Deverá informar a equipa médica sobre qualquer medicação que tome ou condição médica da qual sofra.
- Não fumar no mês que antecede a cirurgia, nem depois da cirurgia. Os fumadores têm um maior risco de complicações, nomeadamente de dificuldades de cicatrização e de vascularização dos tecidos.
- Ler cuidadosamente a documentação que lhe foi entregue antes da cirurgia pois podem surgir algumas dúvidas.
- Se ficar doente ou tiver má-disposição nos dias que antecedem a cirurgia deverá informar de imediato a equipa médica.
- Se tem filhos pequenos organize as suas rotinas com antecedência, deverá ter ajuda em casa principalmente durante as duas primeiras semanas.
- Tem dúvidas sobre a cirurgia, pré ou pós-operatório da Abdominoplastia? Não espere pelo último dia e coloque todas as suas questões antecipadamente.

No dia da cirurgia
- No dia antes, deverá fazer refeições ligeiras que não causem indigestão. A partir da meia-noite da véspera da cirurgia deverá estar em jejum absoluto (nem água).
- Tomar banho com o gel desinfetante no dia antes e no dia da cirurgia.
- Não levar acessórios e não usar maquilhagem nem vernize ou unhas de gel, pois podem interferir com as medições de sinais vitais.
- Levar uma roupa confortável/larga para vestir quando tiver alta médica.
- Não poderá ir sozinho para casa nem conduzir. Se não tiver quem o vá buscar à clínica nem quem o ajude em casa durante os primeiros dias, deverá informar-nos antes do dia da cirurgia. Deverá estar sempre acompanhado nas primeiras 48h.
- Deve-se programar todas as atividades sociais e profissionais de forma a garantir repouso completo nos dias seguintes à cirurgia.

A recuperação e os cuidados pós-operatórios
- O período de recuperação depende da complexidade/combinação de procedimentos, mas também varia de pessoa para pessoa. Em geral varia entre 2 e 3 semanas.
- Poderá sentir uma sensação de aperto do abdómen, desconforto e dor moderada que é aliviada com a medicação prescrita.
- Manter-se em repouso principalmente durante a primeira semana e voltar à sua rotina gradualmente. Não deve estar sempre deitado nem na mesma posição e deve dar pequenas caminhadas para promover a circulação e evitar a formação de coágulos.
- Durante 4 a 6 semanas não deverá realizar qualquer esforço físico pela que a ajuda familiar em casa é extremamente importante.
- Ter uma alimentação equilibrada e saudável e manter uma boa hidratação com a ingestão de líquidos.
- Seguir rigorosamente todas as instruções dadas pela equipa médica ao nível da toma de medicamentos e/ou outros cuidados como a realização de drenagens linfáticas e utilização de cinta compressiva.
Benefícios de uma cirurgia ao abdómen
Esta está entre as cirurgias mais realizadas em todo o mundo, principalmente por mulheres que já foram mães ou por pacientes que perderam muito peso. Os benefícios desta cirurgia estão para além da questão estética pois os músculos abdominais enfraquecidos estão frequentemente associados a dores lombares e problemas de postura. Os resultados têm uma relação direta com o bem-estar e a melhoria da autoestima, pois as pessoas que realizam o procedimento sentem-me mais à vontade para vestir roupas mais descobertas e realizar atividades com as quais não se sentiam confortáveis anteriormente. Para muitos pacientes, a realização deste procedimento é o primeiro passo para um estilo de vida mais saudável.
Médicos Especialistas

Sobre a
Dra. Alice Varanda Pereira/ Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 47051, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina de Lisboa, foi nesta instituição que frequentou o Mestrado em Sexualidade Humana e que desenvolve atualmente o seu Doutoramento.
Integra o corpo docente da faculdade desde 2008, como Assistente do Instituto de Anatomia. É nesta unidade que produz a maioria dos seus projetos de investigação, essencialmente na área da anatomia cirúrgica, sendo também orientadora de teses de mestrado.




Sobre a
Dra. Mariana da Rocha Martins/ Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 55124, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciou-se no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar na Universidade do Porto e concluiu a especialidade em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Durante a formação específica em Cirurgia Plástica, trabalhou em instituições de renome internacional como o Institut Kaplan (Barcelona), na La Clinic (Montreux) e no Great Ormond Street Hospital (Londres).




Sobre a
Dra. Marta Gouveia Duarte/ Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 57817, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada em Medicina pela Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho, onde concluiu a sua tese de Mestrado em Envelhecimento Humano.
Concluiu a especialidade em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética, no Centro Hospitalar de Lisboa Central – Hospital de São José.
Colabora em vários projetos de investigação na NOVA Medical School.




Sobre a
Dra. Filipa Oliveira/ Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 59147, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, onde concluiu a tese de Mestrado sobre cicatrizes em idade pediátrica.
Na Alemanha, antes de começar o Internato Médico, trabalhou durante 4 meses na prestigiada clínica de Cirurgia Plástica e Estética Chirurgie am Botanischen Garten, em Munique e, posteriormente, estagiou 3 meses no Departamento de Cirurgia Plástica Estética e Reconstrutiva do St. Marien Hospital, em Lüdinghausen.



Perguntas Frequentes sobre
Abdominoplastia
A abdominoplastia é uma cirurgia segura?
Sim. Esta é uma cirurgia segura sempre e quando seja realizada numa clínica credenciada e por um cirurgião plástico com experiência neste tipo de intervenções. É igualmente importante a realização de exames pré-operatórios bem como seguir rigorosamente os cuidados pré e pós-operatórios.
Qual é o preço de uma Abdominoplastia na vossa clínica (Lisboa e Porto)?
Independentemente de ser realizada em Lisboa, no Porto ou noutra área geográfica, o preço da abdominoplastia varia de paciente para paciente pois depende do estado inicial do corpo e se necessita ou não de lipoaspiração, podendo esta ser pequena, média ou grande (dependendo da quantidade de gordura a retirar). O valor exato da abdominoplastia / lipoabdominoplastia é confirmado após a consulta de diagnóstico médico. No preço da abdominoplastia estão incluídos todos os honorários médicos, anestesia, consultas de seguimento, medicação pós-operatória, cuidados de enfermagem e, ainda, a cinta de compressão.
Qual é o procedimento mais indicado para mim: Lipoaspiração ou Abdominoplastia?
A lipoaspiração apenas elimina a gordura localizada e está indicada para pacientes com uma pele elástica/com capacidade de retração. Se tiver flacidez, excesso de pele e separação dos músculos rectus abdominais, a lipoaspiração não será suficiente para conseguir um abdómen plano e firme. Neste caso, será necessária uma abdominoplastia.
A cirurgia ao abdómen elimina as estrias?
Não existem procedimentos cirúrgicos específicos para eliminar as estrias, porém, dependendo da localização das estrias e da quantidade de pele a retirar, a abdominoplastia pode eliminar parte ou mesmo todas as estrias da região inferior do abdómen e da região imediatamente acima do umbigo.
Quanto tempo devo esperar depois de ser mãe para realizar a cirurgia?
No caso de senhoras que foram mães, devem esperar o tempo necessário para que o organismo possa recuperar. Este varia de mulher para mulher, mas é em média entre 6 a 12 meses. É também importante que já não esteja a amamentar e que tenha um peso estável.
Posso voltar a ser mãe?
Idealmente, esta cirurgia deve ser realizada quando não se considera ter mais filhos, não por haver alguma incompatibilidade com outra gestação, mas para não comprometer os resultados alcançados. Se deseja ser mãe novamente, é aconselhável esperar.
Os resultados da cirurgia são definitivos?
A abdominoplastia não garante resultados vitalícios pois o corpo não fica imune às alterações resultantes do processo natural de envelhecimento, das oscilações de peso e de futuras gravidezes. Para ter resultados duradouros, é importante seguir um estilo de vida saudável – alimentação equilibrada, prática regular de exercício físico.
A cicatrizes desaparecem?
As cicatrizes são permanentes independentemente da cirurgia realizada, mas, com o passar do tempo, tornam-se mais finas e mais claras. A aparência final das cicatrizes é variável e depende das características genéticas de cada pessoa e dos cuidados pós-operatórios. O resultado final é esperado após 12/18.
Vou precisar de drenos?
A utilização de drenos é de extrema importância pois ajudam a eliminar os líquidos que se acumulam após a cirurgia e minimizam o risco de complicações. São colocados sempre que necessário e são retirados geralmente após 48 horas.
A recuperação é muito dolorosa?
A recuperação de uma abdominoplastia pode demorar entre 2 a 3 semanas. Nos primeiros dias, é normal sentir cansaço, desconforto e dor moderada. É importante seguir à risca todas as recomendações médicas, respeitar o tempo de repouso e tomar a medicação prescrita para aliviar a dor e ter uma recuperação mais tranquila.
Quando posso retomar a atividade física?
Não deve realizar atividade física ou qualquer esforço durante 30 a 45 dias, podendo retomar as atividades de forma gradual. Todos os cuidados no período de recuperação devem ser cumpridos pois para além de contribuírem para uma rápida recuperação, contribuem para a obtenção de melhores resultados.
O resultado é visível imediatamente após a cirurgia?
O resultado de uma abdominoplastia é visível imediatamente após a cirurgia. No entanto, durante algum tempo, o inchaço irá distorcer o resultado. Após três meses poderá ter uma noção bastante real do resultado, mas o resultado final é normalmente visível após 6 a 12 meses.
Quais os riscos e complicações da abdominoplastia?
Como qualquer outra cirurgia, esta não está isenta de riscos e complicações, (ex. reação à anestesia, hematoma, alterações da sensibilidade da pele, etc). Os possíveis riscos e complicações serão explicados em detalhe durante a consulta médica.