O que é o Tratamento de Rugas com Toxina
A toxina é uma proteína purificada que quando injetada em zonas específicas, reduz a atividade dos músculos faciais que têm maior força de contração e que causam as rugas da testa, entre as sobrancelhas e os “pés de galinha”. Como os músculos ficam com o seu movimento diminuído, a pele descansa e as rugas ficam atenuadas.
A toxina pode ser utilizada para:
Prevenir: apesar de não existir idade certa para aplicação da toxina, pode ser feita em pessoas muito jovens, de forma a prevenir o aparecimento das primeiras linhas de expressão e impedir a formação das rugas por contração muscular.
Tratar: Quando a pele já apresenta rugas de expressão, normalmente visíveis a partir dos 30 anos, a aplicação de toxina relaxa os músculos, de forma a que as rugas causadas pela sua contração sejam atenuadas.
Para quem está indicado
o Tratamento de rugas com toxina?
O tratamento com toxina destina-se a todas as pessoas que tenham linhas de expressão visíveis na testa, entre as sobrancelhas e na zona dos olhos (“pés de galinha”), resultantes da contração frequente destes músculos. Destina-se também a homens e mulheres jovens, que desejem impedir o aparecimento destas linhas.
Que resultados posso esperar
Depois do tratamento de rugas com toxina
O resultado do tratamento de rugas com toxina é visível após 3 a 4 dias da aplicação e o resultado final é esperado 1 a 2 semanas depois. O tratamento proporcionará os seguintes resultados:
- Pele mais lisa e luminosa;
- Rugas disfarçadas;
- Aparência rejuvenescida e natural.
Em que zonas do rosto
se pode aplicar toxina?
No que respeita ao tratamento e à prevenção do envelhecimento cutâneo, a toxina é geralmente aplicada nas seguintes zonas:
- Testa;
- Glabela (entre as sobrancelhas);
- Na parte superior do nariz (“bunny lines”);
- À volta dos olhos (“pés de galinha”).
Procedimento de um tratamento
de rugas com toxina
O tratamento de rugas com toxina é um tratamento minimamente invasivo, rápido e o desconforto é mínimo e breve.
Para manter os resultados, deve realizar o tratamento cada 5 meses.
Limpeza prévia da pele.
Aplicação da toxina na zona a tratar através de microinjeções (a uma profundidade mínima).
O tratamento pode ser realizado em qualquer altura do ano.
Cuidados a ter após o tratamento
O tratamento de rugas com toxina é um tratamento minimamente invasivo que não implica tempo de recuperação. No entanto, deve respeitar alguns cuidados:
- Não baixar a cabeça nas 4 horas após o tratamento;
- Evitar a exposição solar direta durante 24 horas;
- Não realizar atividade física durante 24 horas;
- Não massajar a zona durante os primeiros 3 dias;
Tratamento de rugas
com toxina passo-a-passo
Limpeza da pele
Antes do tratamento, procede-se à limpeza da pele.
Marcações
As marcações são realizadas na zona onde será aplicada a toxina.
Administração do tratamento
A toxina é administrada em pontos estratégicos através de microinjeções.
Benefícios do Tratamento de Rugas com Toxina
A toxina tem diversas aplicações médicas, mas é na área estética que está mais popularizada.
O tratamento com toxina apresenta vários benefícios:
- Rejuvenesce e revitaliza a pele;
- Previne e trata rugas e linhas de expressão;
- Minimamente invasivo;
- Sem anestesia;
- Sem tempo de recuperação;
- Resultado praticamente imediato;
- Seguro, rápido e eficaz;
- Efeitos reversíveis.
Médicas Especialistas
Sobre a
Dra. Ana Mendes Gomes / Medicina Estética
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 55658, especialista em Medicina Geral e Familiar.
Concluiu o Mestrado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Masaryk em Brno e formou-se em Medicina Estética e Antienvelhecimento na Universidade Complutense de Madrid.
No decorrer do seu percurso, realizou formações em procedimentos minimamente invasivos, nomeadamente na aplicação de Toxina, Preenchimentos Faciais, Fios Tensores e Mesoterapia Facial, diferenciando-se assim no tratamento e prevenção de envelhecimento cutâneo.
Sobre a
Dra. Mafalda Cleto / Medicina Estética
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 52818, especialista em Medicina Geral e Familiar.
Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Formou-se-se em Medicina Estética e Antienvelhecimento pela Universidade Complutense de Madrid.
Ao longo da sua formação, realizou vários cursos nacionais e internacionais na área da Medicina Estética, nomeadamente treino de vários tipos de preenchimentos faciais, aplicação de toxina, aplicação de peelings e realizou diversos cursos em cadáveres com o objetivo de aprofundar o conhecimento da anatomia facial.
Na área da Medicina Estética realiza inúmeros procedimentos, como aplicação de toxina e fillers, quer para correção de rugas como para harmonização facial (preenchimento de olheiras, maçãs do rosto, lábios, mandíbula, mento e rinomodelação), aplicação de bioestimuladores para melhoria da flacidez e da qualidade da pele; aplicação de fios de sustentação e bioestimulação, aplicação de técnicas que visam melhorar a textura e qualidade da pele como peelings químicos e microneedling, mesoterapia facial e corporal, bem como escleroterapia.
Sobre a
Dra. Catarina Duarte
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 51027, especialista em Otorrinolaringologia.
Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa, fez depois a sua especialidade em Otorrinolaringologia no Hospital de Santa Maria em Lisboa, tendo integrado o corpo docente da cadeira de Otorrinolaringologia como assistente livre. Na sua formação em Otorrinolaringologia, teve uma forte componente na área de cirurgia da cabeça e pescoço, mas também na área da Rinologia, Otologia e da Laringologia pediátrica.
Sobre a
Dra. Joana Alves Barbosa / Dermatologista
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 64457, Dermatologista.
Mestre em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.
Realizou o Internato Médico da Especialidade de Dermatovenereologia no Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Central, tendo complementado a sua formação em Dermatologia com estágios em Cirurgia Plástica e Reconstrutiva no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho e de Oncologia Cutânea no IPO do Porto.
As suas principais áreas de interesse incluem a Dermatologia Geral, Cirúrgica e Estética.
Perguntas Frequentes sobre
Tratamento de Rugas c/ Toxina
A aplicação de toxina é segura?
O tratamento de rugas com toxina é minimamente invasivo e com um índice de complicações muito reduzido. No entanto, para que seja realizado em segurança, deve escolher uma clínica credenciada e um médico especializado em medicina estética, com vários anos de experiência na realização deste tipo de tratamentos.
Qual é o preço de um tratamento de rugas com toxina em Lisboa?
O preço de um tratamento de rugas com toxina depende do estado inicial da pele e do número de zona que deseja tratar. Durante a consulta de avaliação, será apresentado um plano de tratamento com o valor exato.
O tratamento é doloroso?
Por ser um processo rápido e serem utilizadas agulhas extremamente finas, a aplicação de toxina não requer qualquer anestesia. O desconforto é mínimo e breve.
Quanto tempo para obter resultados e qual a sua duração?
Os efeitos do tratamento começam a ser visíveis após 3 a 4 dias da aplicação, e os resultados finais são notórios após 1 a 2 semanas.
Quanto tempo dura o resultado?
Por norma, o resultado da toxina dura entre 4 a 6 meses mas pode variar de pessoa para pessoa.
Ficarei com um aspeto artificial?
As doses de toxina recomendadas por zona são extremamente seguras e não servem para paralisar os músculos, mas sim para os relaxar. A formação e a experiência do médico que realiza o tratamento são fundamentais para a obtenção de resultados naturais e discretos.
A partir de que idade posso realizar um tratamento de rugas com toxina?
O tratamento pode ser realizado assim que começam a surgir os primeiros sinais das rugas de expressão. Hoje em dia é cada vez mais comum a realização deste tipo de tratamento em pessoas mais jovens, com vista a prevenir o envelhecimento facial.
Os homens também podem aplicar toxina?
A estética facial já não é um assunto apenas feminino. Existe uma crescente preocupação do público masculino com a sua imagem, pelo que os tratamentos com toxina são dos mais procurados pelo homem atual. Devido à contração muscular ser mais forte no sexo masculino, é frequente a necessidade de maior quantidade de produto do que no sexo feminino.
Qual a diferença entre a toxina e preenchimentos faciais?
É frequente confundir e pensar que a toxina e os preenchimentos faciais agem da mesma forma, mas são tratamentos totalmente diferentes. Enquanto os preenchimentos com ácido hialurónico repõe e aumentam o volume de determinadas zonas do rosto, a toxina não preenche depressões. Esta relaxa os músculos, prevenindo e atenuando as rugas que se formam devido à contração muscular.
Quais os benefícios e vantagens da toxina?
Os tratamentos com toxina permitem resultados notórios e quase imediatos, sem anestesia e sem tempo de recuperação. A aplicação da toxina é segura, rápida e eficaz, é aprovada pela FDA e totalmente reversível.
Quais os efeitos secundários associados ao tratamento com toxina?
A toxina é geralmente bem tolerada e as complicações são raras. No entanto, após o tratamento, poderão surgir pequenas marcas, ou ligeiros hematomas (nódoas negras) nas zonas mais sensíveis que desaparecem após alguns dias.
Quais as contraindicações da toxina?
O tratamento de rugas com toxina não é recomendado a mulheres grávidas ou em período de amamentação. Condições de saúde especificas devem ser avaliadas pelo especialista em medicina estética.