O que são bioestimuladores de colagénio?
Os bioestimuladores são substâncias que, ao serem injetadas na pele, estimulam a produção natural de colagénio, proporcionando um efeito rejuvenescedor. Melhoram a flacidez, a textura e o brilho da pele de forma progressiva e natural.
Quando injetados, os bioestimuladores de colagénio desencadeiam uma reação inflamatória na derme, ativando os fibroblastos (células que produzem o colagénio no organismo) e originando a formação de novas fibras que conferem sustentação à pele, deixando-a mais firme, hidratada e radiante.
Em que zonas podem ser aplicados
os bioestimuladores ?
Os bioestimuladores podem ser aplicados tanto no rosto como no corpo. A nível do rosto, são utilizados para tratar a flacidez e sinais de envelhecimento mais avançados, especialmente em áreas como as maçãs do rosto descaídas, sulcos nasogenianos pronunciados, linhas de marionete e pescoço envelhecido.
No corpo, os bioestimuladores são frequentemente utilizados para aumentar e remodelar os glúteos, estimulando a produção de colagénio natural do organismo, melhorando o volume, a projeção, a firmeza, a textura e o brilho da pele. Por esse motivo, são frequentemente utilizados no combate à celulite.
Além dos glúteos, os bioestimuladores podem ser aplicados em zonas do corpo como os joelhos, abdómen, braços, entre outras, proporcionando um efeito rejuvenescedor e melhorando significativamente a firmeza, textura e brilho da pele.
TIPOS DE BIOESTIMULADORES
Os três tipos mais comuns de bioestimuladores de colagénio são a Hidroxiapatita de Cálcio, o Ácido Polilático e a Policaprolactona, conhecidos comercialmente como Radiesse, Sculptra e Ellansé, respetivamente.
• Hidroxiapatita de cálcio (Radiesse): pode proporcionar volume dependendo da concentração e do número de sessões, similar ao efeito do ácido hialurónico.
• Ácido polilático (Sculptra): não aumenta o volume, sendo ideal para quem deseja evitar qualquer aumento de volume.
• Policaprolactona (Ellansé): pode adicionar volume conforme a concentração e o número de sessões, semelhante ao Radiesse.
Quanto tempo dura o resultado dos BIOESTIMULADORES?
Os resultados dos bioestimuladores de colagénio são graduais e progressivos, pois dependem da resposta natural do organismo na produção de colagénio.
Normalmente, são necessárias pelo menos três sessões, com 1 mês de intervalo entre cada, para obter resultados satisfatórios.
Os efeitos dos bioestimuladores podem durar cerca de 18 meses.
Procedimento de um tratamento
com bioestimuladores de colagénio
Este é um tratamento simples, rápido e o desconforto é mínimo e breve. Pode ser realizado em qualquer altura do ano.
Para manter os resultados, poderá realizar o tratamento a cada 12 a 18 meses, conforme indicação da sua médica.
Limpeza da pele e creme anestésico
Cerca de 15 a 30 min antes do tratamento, procede-se à limpeza da pele e à aplicação de um creme anestésico (nas zonas mais sensíveis), para diminuição do desconforto durante o tratamento.
Marcações
As marcações são realizadas na zona onde serão aplicados os bioestimuladores.
Administração do tratamento
Os bioestimuladores são administrados em pontos estratégicos através de injeções.
Massagem
Realização de uma suave massagem para que os bioestimuladores sejam distribuídos homogeneamente.
Cuidados a ter após o tratamento
O tratamento com bioestimuladores é um tratamento minimamente invasivo que não implica tempo de recuperação. No entanto, deve respeitar alguns cuidados:
• Evitar a exposição solar direta durante 24 horas;
• Não fazer desporto ou qualquer esforço físico durante 24 horas;
• Evitar saunas, piscinas e banhos turcos durante 24 horas;
• Não usar maquilhagem durante 24 horas.
Que resultados posso esperar depois do tratamento com bioestimuladores?
Os resultados são graduais e progressivos, pois dependem da resposta natural do organismo na produção de colagénio. Por norma, começam a ser visíveis com uma sessão, mas é ao fim de 3 sessões que os resultados são mais evidentes.
As injeções de bioestimuladores podem então proporcionar os seguintes resultados:
• Estimulação na produção de colagénio;
• Pele mais firme e tensa;
• Melhorias na textura e brilho da pele;
• Linhas suavizadas;
• Aparência rejuvenescida.
Um Plano de Tratamento Personalizado
Para iniciar o seu tratamento com bioestimuladores de colagénio, deverá ter uma consulta com uma de nossas médicas de medicina estética.
Na primeira avaliação, será realizado um diagnóstico médico à sua pele e elaborado um plano de tratamento personalizado para alcançar uma pele mais firme, saudável e radiante.
Médicas Especialistas
Sobre a
Dra. Ana Mendes Gomes / Medicina Estética
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 55658, especialista em Medicina Geral e Familiar.
Concluiu o Mestrado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Masaryk em Brno e formou-se em Medicina Estética e Antienvelhecimento na Universidade Complutense de Madrid.
No decorrer do seu percurso, realizou formações em procedimentos minimamente invasivos, nomeadamente na aplicação de Toxina, Preenchimentos Faciais, Fios Tensores e Mesoterapia Facial, diferenciando-se assim no tratamento e prevenção de envelhecimento cutâneo.
Sobre a
Dra. Mafalda Cleto / Medicina Estética
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 52818, especialista em Medicina Geral e Familiar.
Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Formou-se-se em Medicina Estética e Antienvelhecimento pela Universidade Complutense de Madrid.
Ao longo da sua formação, realizou vários cursos nacionais e internacionais na área da Medicina Estética, nomeadamente treino de vários tipos de preenchimentos faciais, aplicação de toxina, aplicação de peelings e realizou diversos cursos em cadáveres com o objetivo de aprofundar o conhecimento da anatomia facial.
Na área da Medicina Estética realiza inúmeros procedimentos, como aplicação de toxina e fillers, quer para correção de rugas como para harmonização facial (preenchimento de olheiras, maçãs do rosto, lábios, mandíbula, mento e rinomodelação), aplicação de bioestimuladores para melhoria da flacidez e da qualidade da pele; aplicação de fios de sustentação e bioestimulação, aplicação de técnicas que visam melhorar a textura e qualidade da pele como peelings químicos e microneedling, mesoterapia facial e corporal, bem como escleroterapia.
Sobre a
Doutora Filipa Oliveira/ Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 59147, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, onde concluiu a tese de Mestrado sobre cicatrizes em idade pediátrica.
Doutorada em Medicina pela Universidade de Münster na Alemanha.
Após a conclusão da especialidade, tornou-se Assistente Graduada Sénior (Oberärztin) na Fachklinik Hornheide e na Universidade de Münster. Atualmente colabora em vários projetos de investigação da Universidade de Münster, onde é orientadora de alunos de doutoramento. É também correspondente assídua de revistas científicas e de lazer na Alemanha.
Sobre a
Dra. Catarina Duarte
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 51027, especialista em Otorrinolaringologia.
Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa, fez depois a sua especialidade em Otorrinolaringologia no Hospital de Santa Maria em Lisboa, tendo integrado o corpo docente da cadeira de Otorrinolaringologia como assistente livre. Na sua formação em Otorrinolaringologia, teve uma forte componente na área de cirurgia da cabeça e pescoço, mas também na área da Rinologia, Otologia e da Laringologia pediátrica.
Sobre a
Dra. Joana Alves Barbosa / Dermatologista
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 64457, especialista em Dermatologia.
Mestre em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.
Realizou o Internato Médico da Especialidade de Dermatovenereologia no Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Central, tendo complementado a sua formação em Dermatologia com estágios em Cirurgia Plástica e Reconstrutiva no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho e de Oncologia Cutânea no IPO do Porto.
As suas principais áreas de interesse incluem a Dermatologia Geral, Cirúrgica e Estética.
Perguntas Frequentes sobre
Bioestimuladores de colagénio
O tratamento com bioestimuladores é seguro?
Os bioestimuladores são substâncias seguras, com um risco de complicações reduzido. Para que o tratamento seja realizado em segurança, aconselhamos a escolha de uma clínica credenciada com uma equipa de profissionais experientes na realização deste tipo de tratamentos.
É um tratamento doloroso?
Este tratamento está associado a um desconforto breve. É frequentemente realizado com um creme anestésico para que a experiência seja mais confortável.
Quando serão visíveis os resultados dos bioestimuladores de colagénio?
Os resultados do tratamento são progressivos e graduais, porque dependem da produção natural de colagénio. Por norma, começam a ser visíveis com uma sessão, mas é ao fim de 3 sessões que os resultados são mais evidentes.
Quanto tempo dura o resultado do tratamento?
O resultado do tratamento com Bioestimuladores é superior ao do Ácido Hialurónico, durando, em média, até 18 meses.
Quantas sessões serão necessárias?
Por norma, o tratamento assenta num protocolo de 3 sessões com intervalo de 30 dias, podendo variar de acordo ao estado inicial da pele, resultados pretendidos e progressão do resultado.
Qual é o preço do tratamento com bioestimuladores de colagénio?
O preço do tratamento com Bioestimuladores é variável, pois depende do estado inicial da pele e das sessões necessárias. Na sua primeira consulta, ser-lhe-á apresentado um plano de tratamento feito totalmente à sua medida e custos envolvidos.
A partir de que idade posso realizar este tratamento?
Não há uma idade ideal ou mínima. O tratamento deve ser feito a partir do momento em que existam sinais de flacidez facial.
Em que situações é contraindicado este tratamento?
Não é recomendado o tratamento a mulheres grávidas ou em período de amamentação, bem como a pacientes com doenças autoimunes. Condições de saúde específicas devem ser avaliadas pela nossa equipa médica.
O tratamento tem efeitos secundários?
O tratamento é seguro, geralmente bem tolerado e com baixo índice de complicações. No entanto, podem ocorrer inchaço, hematomas (nódoas negras), vermelhidão e rigidez na zona tratada, efeitos que desaparecem após alguns dias.