O que é a Gluteoplastia com Implantes?
A gluteoplastia, ou aumento de glúteos com implantes, é uma tendência crescente nos procedimentos estéticos a nível mundial. É um procedimento que permite aumentar o volume e melhorar a forma dos glúteos.
De uma forma geral, pacientes com um corpo magro e com uma fraca projeção dos glúteos, que desejam aumentar o volume e a projeção da zona glútea, têm indicação para uma gluteoplastia com implantes, uma vez que não apresentam depósitos de gordura localizada em quantidade suficiente para realizar um enxerto de gordura nos glúteos. No caso de pacientes com depósitos de gordura localizada em outras zonas do corpo, os implantes glúteos podem ser associados à transferência de gordura num procedimento combinado.
A colocação dos implantes glúteos é realizada com a técnica submuscular, que é uma técnica segura, fiável e que permite obter um contorno corporal harmonioso e natural. Isto porque, independentemente do volume do implante, o aumento glúteo submuscular tem a vantagem de cobrir, proteger e esconder perfeitamente o implante, tornando-o quase impalpável e invisível.
Para quem procura resultados de aumento glúteo permanentes, o enxerto de gordura e os implantes glúteos são as opções de tratamento mais indicadas. Embora o preenchimento glúteo com aplicação de bioestimuladores de colagénio possa oferecer resultados visíveis bastante satisfatórios, é um resultado de curta duração que implica tratamentos recorrentes para manutenção dos resultados.
Características dos candidatos ideais
para uma gluteoplastia com implantes
Os candidatos a uma gluteoplastia são pacientes que desejam aumentar o tamanho e melhorar o formato dos glúteos de forma permanente. Os candidatos apresentam geralmente as seguintes características:
- Procuram melhorar o volume, a forma e a projeção da região glútea;
- Corpo magro, sem depósitos de gordura localizada suficientes para alcançar o aumento desejado apenas com um enxerto de gordura na região glútea, tendo de recorrer ao aumento de glúteos com implantes;
- Desejo de melhorar a aparência tipo “casca de laranja” da pele;
- Desejam resultados mais evidentes;
- Pele com boa elasticidade na zona dos glúteos / ancas;
- Peso saudável e estável;
- Bom estado de saúde geral;
- Não fumadores;
- Expectativas realistas.
Casos Antes e Depois da Gluteoplastia – Aumento de Glúteos com Implantes
Que resultados posso esperar
depois de uma Gluteoplastia com Implantes?
O aumento de glúteos com implantes melhora e acentua o contorno corporal da região glútea, através do aumento de volume e da projeção dos glúteos, suavizando as irregularidades da pele. O resultado final da gluteoplastia com implantes é obtido 3 a 6 meses após a cirurgia.
Procedimento da Cirurgia
Gluteoplastia com Implantes
1. Conversa com a Médica
O primeiro passo do seu aumento de glúteos com implantes é a consulta médica. A equipa médica irá conversar consigo para perceber as suas motivações, expectativas e os resultados que deseja alcançar com a cirurgia. Será realizada uma avaliação corporal detalhada, bem como do seu historial clínico para confirmar se tem indicação para a cirurgia.
2. Simulação em 3D
Irá também fazer uma simulação 3D com o nosso software Vectra XT, que permite simular o resultado da cirurgia tendo em conta os seus objetivos e as suas características físicas, para que possa ter uma ideia do resultado possível de alcançar com a cirurgia.
3. Explicação detalhada
Por fim, será apresentado um plano de tratamento personalizado e serão explicados os riscos da cirurgia, os cuidados a ter antes e depois da cirurgia e o que pode esperar relativamente à cirurgia e ao resultado.
4. Orçamento
Após a consulta médica, ser-lhe-á apresentado um orçamento detalhado e personalizado ao seu caso, bem como as facilidades de pagamento disponíveis na nossa clínica. Poderá também marcar a data da sua cirurgia, caso decida avançar com o procedimento.
Outras Indicações
da Gluteoplastia
O aumento de glúteos com implantes não é realizado unicamente por questões estéticas. Outras indicações da gluteoplastia incluem:
- Hipotrofia muscular;
- Correção de deformidades congénitas, como glúteos pouco desenvolvidos ou atrofiados;
- Correção de deformidades adquiridas (acidentes, tumores, retrações, entre outros);
- Assimetrias ou irregularidades;
- Excesso de flacidez da pele.
Tipos de Implantes
e Técnica
Na LMR, utilizamos implantes de silicone redondos, cujo tamanho é selecionado de acordo com os objetivos e anatomia prévia dos pacientes.
Os implantes são colocados em plano submuscular e as incisões têm cerca de 3 cm e localizam-se no sulco interglúteo (entre os dois glúteos).
Tipo de Cicatriz
Como qualquer cirurgia, a gluteoplastia com implantes deixa cicatrizes, que tendem a ficar menos evidentes com o passar do tempo e que, geralmente, ficam quase impercetíveis.
A cicatriz da gluteoplastia é pequena e fica localizada na zona entre os dois glúteos, ficando muito pouco visível.
Tipo de Anestesia
O aumento de glúteos com implantes pode ser realizado com sedação e anestesia local, epidural ou geral – depende das zonas a tratar, da combinação de procedimentos e das características de cada paciente. Compete ao médico anestesista decidir o tipo de anestesia para cada paciente em particular.
Aumento de Glúteos:
Implantes vs Enxerto de Gordura
Implantes:
O aumento de glúteos com implantes é uma boa opção para pacientes que desejam aumentar o volume e projeção dos glúteos de forma permanente e que não têm gordura corporal suficiente para realizar um enxerto de gordura ou que desejam resultados mais evidentes. A técnica de aumento glúteo submuscular tem um grande nível de segurança, fiabilidade e oferece excelentes resultados.
Gordura:
O aumento de glúteos com gordura permite usar a gordura do próprio paciente, com uma taxa de rejeição muito reduzida. Está indicado para quem tenha depósitos de gordura localizada em zonas do corpo que possa ser transferida para a região glútea. Muitas vezes, os pacientes procuram não só aumentar os glúteos mas também remodelar algumas zonas do corpo através da lipoaspiração.
A cirurgia de Gluteoplastia
com Implantes passo a passo
MARCAÇÃO DO PACIENTE EM PÉ
As marcações da gluteoplastia são feitas com o paciente de pé, antes de ser anestesiado, para que se possam visualizar corretamente as zonas do corpo intervencionadas.
SEDAÇÃO
A sedação é injetada pelo médico anestesista e, de seguida, quando o paciente está a dormir, é administrada a anestesia local.
DESINFEÇÃO E COLOCAÇÃO DE CAMPOS OPERATÓRIOS
A região glútea é desinfetada para diminuir o risco de infeção. De seguida, são colocados campos operatórios para isolar a zona a intervencionar do ambiente externo.
AS INCISÕES
São realizadas pequenas incisões, com cerca de 3 cm, no sulco interglúteo, através das quais serão introduzidos os implantes.
DESCOLAMENTO DA BOLSA
É criada uma bolsa submuscular para a colocação dos implantes.
COLOCAÇÃO DE SIZERS
São introduzidos os sizers - amostras semelhantes aos implantes reais que são colocados antes dos verdadeiros implantes para garantir que o resultado corresponde às expectativas do paciente.
BANHO DO IMPLANTE EM ANTIBIÓTICOS E INTRODUÇÃO DOS MESMOS
O objetivo é diminuir o risco de infeção. Após o banho em antibioterapia tripla, o implante é então colocado na região glútea.
ENCERRAMENTO DAS INCISÕES
As incisões são encerradas por planos com recurso a fio absorvível.
COLA CIRÚRGICA
A cola cirúrgica sela a pele, não requer curativos e cai gradualmente após 15 dias. O paciente pode tomar banho pois a cicatriz fica completamente isolada.
RECOBRO
O paciente é acordado pelo médico anestesista e de seguida, é transportado para a sala de recobro onde permanece em observação até receber alta médica. No recobro, deve permanecer deitado sobre o glúteo, durante 1 hora. Em todo o pós-operatório o paciente pode sentar-se e deitar-se sobre o glúteo.
ACOMPANHAMENTO PÓS-CIRÚRGICO
Após a alta, a nossa equipa está disponível para esclarecimento de dúvidas. No período pós-operatório, deverá fazer drenagens linfáticas manuais, seguir todas as indicações médicas dadas e ser observada pela nossa equipa nos dias indicados.
Preparação para a cirurgia Gluteoplastia com Implantes
Antes da Cirurgia
- Realizar todos os exames médicos solicitados e enviar à clínica com a máxima antecedência possível.
- Não fumar no mês que antecede à cirurgia e no mês a seguir. Os fumadores têm um maior risco de complicações, nomeadamente de dificuldades de cicatrização.
- Não tomar comprimidos como aspirina ou que contenham ácido acetilsalícilico, nem comprimidos para emagrecer nos 10 dias que antecedem a cirurgia. Deverá informar a equipa médica sobre qualquer medicação que tome ou problemas de saúde que tenha.
- Ler cuidadosamente a documentação que lhe foi entregue antes da cirurgia pois podem surgir dúvidas.
- Se ficar doente ou tiver má-disposição nos dias que antecedem a cirurgia deverá informar de imediato a equipa médica.
- Organizar a vida pessoal, pois precisará de ajuda em casa principalmente se tiver filhos pequenos.
- Tem dúvidas sobre a cirurgia? Não espere pelo último dia e coloque todas as suas questões à equipa médica antecipadamente.
O Dia da Cirurgia
- Estar em jejum a partir da meia-noite da véspera da cirurgia (não comer nem beber mesmo água) - fazer refeições leves no dia anterior.
- Tomar banho com o gel desinfetante no dia anterior e no dia da cirurgia.
- Levar roupa larga e fácil de vestir.
- Não usar cremes, perfumes, maquilhagem ou vernizes/unhas de gel.
- Não usar acessórios como brincos pulseiras, piercings, entre outros:
- Não usar lentes de contacto.
- Estar sempre acompanhado durante as primeiras 48 horas e não ir sozinho para casa nem conduzir.
- Programar todas as atividades sociais e profissionais de forma a descansar nos dias seguintes à cirurgia.
Pós-Operatório
- O período de recuperação varia de pessoa para pessoa.
- Poderá sentir desconforto ou dor moderada. O repouso e a medicação prescrita ajudarão a aliviar estes sintomas, para que tenha uma recuperação mais confortável.
- Fazer pequenas caminhadas para promover a circulação.
- Pode sentar-se e deitar-se sobre o glúteo.
- Pode tomar banho no dia a seguir à cirurgia, evitando banhos e ambientes demasiado quentes.
- Evitar qualquer tipo de esforço nos primeiros 8 dias;
- Não realizar atividade física durante os primeiros 15 dias após a cirurgia, ou até indicação médica.
- Beber muita água.
- Evitar a exposição solar.
- Não fumar durante o mês que sucede à cirurgia.
- Utilizar as meias de compressão até indicação contrária da equipa médica.
Benefícios do Aumento de Glúteos com Implantes
Médicas Especialistas
Sobre a
Dra. Alice Varanda Pereira/ Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 47051, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina de Lisboa, foi nesta instituição que frequentou o Mestrado em Sexualidade Humana e que desenvolve atualmente o seu Doutoramento.
Integra o corpo docente da faculdade desde 2008, como Assistente do Instituto de Anatomia. É nesta unidade que produz a maioria dos seus projetos de investigação, essencialmente na área da anatomia cirúrgica, sendo também orientadora de teses de mestrado.