O que é o aumento peniano?
Cirurgia de aumento do pénis é o nome genérico que se dá ao conjunto de técnicas usadas para aumentar as dimensões da parte visível do pénis em comprimento, em largura ou ambos. Também é chamada de penoplastia. A preocupação com tamanho do órgão sexual masculino está longe de ser recente e existem uma série de estereótipos que associam o tamanho do pénis a virilidade, dominância e poder. Atualmente, os meios de comunicação social e a indústria cinematográfica e pornografia, difundem a ideia do pénis grande como símbolo de masculinidade o que torna os homens mais “atentos” ao tamanho do seu órgão sexual. Mas qual é o tamanho normal do pénis e em que casos está indicada a cirurgia de aumento peniano?
INDICAÇÕES PARA A CIRURGIA DE AUMENTO PENIANO
Muitos homens vivem insatisfeitos com o tamanho do seu pénis, pelo que as intervenções ao nível do aumento peniano são muito procuradas. Enquanto alguns homens estão insatisfeitos apenas com o comprimento, outros estão com o diâmetro e outros com ambos. As técnicas cirúrgicas permitem aumentar o comprimento ou a espessura isoladamente ou ambos. É importante referir que nem todos os homens que recorrem à cirurgia de aumento peniano tem o pénis de tamanho inferior às medidas consideradas normais. As expetativas relativamente ao tamanho do pénis são muito pessoais e o importante é o homem estar satisfeito e sentir-se confortável com o seu órgão sexual e na sua intimidade. Bons candidatos à cirurgia de aumento peniano reúnem normalmente as seguintes características:
- Comprimento e/ou largura do pénis inferiores às medidas consideradas normais;
- Insatisfação com o comprimento e/ou largura do pénis;
- Saudável;
- Emocionalmente estável;
- A cirurgia não corrige alterações de origem hormonal ou congénita como os micropénis;
- No caso de existirem problemas funcionais associados (disfunções sexuais, reprodutoras, urinárias ou outras), estes deverão ser avaliados e receber o tratamento adequado previamente à realização da penoplastia.
Tamanho normal do pénis
Embora o tamanho do pénis varie ao longo da vida e nas várias populações, o pénis adulto flácido mede entre 7,6 cm e 13,0 cm de comprimento e 8,5 cm e 10,5 cm de perímetro. Já o comprimento de um pénis ereto varia entre 12,7 cm e 17,7 cm de comprimento e 11,3 cm e 13,0 cm de perímetro.
Que resultados posso esperar
com a cirurgia de aumento peniano?
A libertação do ligamento suspensor do pénis permite alcançar um aumento médio do comprimento entre 1 a 4 cm. O ganho médio de circunferência após uma sessão de enxerto de gordura é de 25 a 35%. Estas medições devem ser feitas 3 meses após a cirurgia, altura em que os resultados estão estabilizados. Podem ser realizadas várias sessões de enxerto de gordura de acordo aos resultados desejados e grau de absorção de cada paciente.
Clique aqui para fazer download dos Casos Antes e Depois de Aumento Peniano
Procedimento da Cirurgia
de Aumento Peniano
1. Aconselhamento
O primeiro passo da sua consulta de aumento peniano, é uma avaliação das expetativas do paciente, do estado de saúde e do estilo de vida. O plano cirúrgico será delineado após o diagnóstico médico.
2. Explicação detalhada
Durante a sua consulta de aumento peniano será apresentado um plano cirúrgico personalizado e serão também explicados todos os riscos, os cuidados pré e pós-operatórios a ter e o resultado que pode esperar.
3. Orçamento
Após a consulta médica, ser-lhe-á apresentado um orçamento exato da cirurgia de aumento peniano. O valor da cirurgia depende pretende aumento em comprimento, em largura, ou ambos.
Técnicas de Aumento do comprimento e diâmetro do pénis
Existem formas não cirúrgicas de aumentar o pénis, como medicação, dieta ou máquinas de alongamento com vácuo ou pesos. No entanto, os resultados obtidos por estes métodos são temporários e pouco visíveis. A cirurgia é a única forma de aumentar o comprimento e a largura do pénis de forma permanente. A escolha da técnica ou da combinação de técnicas adequadas é feita após avaliação em consulta e discutida com o paciente, tendo em conta os seus objetivos e expectativas e características iniciais do órgão sexual. Entre as várias intervenções adotadas destacam-se:
Cirurgia de ligamento suspensor do pénis: o aumento do comprimento do pénis é alcançado pela libertação de um pequeno ligamento que une o dorso do pénis ao púbis. O paciente fica apenas com uma pequena cicatriz acima da base do pénis. Com este procedimento é possível aumentar o comprimento do pénis de 1 a 4 cm. Quando indicado, a cirurgia de ligamento suspensor pode ser combinada com uma lipoaspiração púbica, para dar uma aparência mais comprida ao pénis.
Lipoaspiração da gordura pré-pubiana: estas intervenções são utilizadas quando a gordura cobre parcialmente a base do pénis e o problema é agravado pelo volume da gordura abdominal. A eliminação da gordura desta zona permite dar uma aparência mais comprida ao pénis, porque aumenta a sua parte exposta.
Enxerto de gordura: para aumento da largura a técnica mais utilizada é a aplicação de enxerto de gordura do próprio paciente sob a pele do pénis, o que se traduz por um aumento de 25-35% do seu perímetro inicial.
Faloplastia: a faloplastia é a cirurgia indicada para o aumento do tamanho do pénis em comprimento e em largura. Consiste em combinar algumas das técnicas cirúrgicas acima mencionadas para conseguir o melhor resultado possível.
Tipo de Anestesia
A cirurgia de aumento peniano é normalmente realizada com sedação e anestesia local, mas a decisão é sempre tomada pelo médico anestesista, de acordo com a combinação de procedimentos e com o historial clínico do paciente. A sedação é administrada por via endovenosa para que o paciente adormeça e não se aperceba de nada no decorrer de toda a cirurgia. De seguida, assim que o paciente estiver a dormir, são administrados anestésicos locais para que não sinta qualquer desconforto durante a cirurgia. O médico anestesista estará presente durante a cirurgia para zelar pelo conforto e segurança do paciente.
Tipo de Incisão - Cicatriz
No caso da cirurgia do ligamento suspensor para aumentar o comprimento, é realizada uma pequena incisão na região púbica, que após cicatrizada, fica praticamente impercetível, escondida nos pelos púbicos.
No caso do enxerto de gordura para aumentar a largura do pénis, não se realizam “cortes”. Apenas fica uma pequena marca onde é inserida a cânula para eliminar a gordura no abdómen, flancos ou outra zona do corpo. A gordura é aplicada no pénis através de injeções.
A cirurgia do aumento
Peniano passo-a-passo
Marcações
O primeiro passo é a realização das marcações na zona de intervenção e na zona onde será colhida a gordura.
Anestesia
A sedação é administrada por via endovenosa pelo médico anestesista e, de seguida, é injetado o anestésico local na zona a tratar.
Desinfeção
É realizada a limpeza e desinfeção para reduzir o risco de infeção. São colocados campos operatórios que tem como objetivo isolar a zona do ambiente externo.
Colheita de gordura
A cânula de lipoaspiração é introduzida na zona de colheita para aspirar a gordura.
Centrifugação
A gordura é centrifugada e preparada para ser aplicada no pénis.
Ligamento suspensor
É realizada uma pequena incisão acima do pénis e procede-se à libertação de um pequeno ligamento que une o dorso do pénis ao púbis, para conseguir um aumento em comprimento.
Injeção de gordura
A gordura previamente tratada, é injetada no pénis, para conseguir um aumento do diâmetro.
Encerramento das incisões
As incisões são encerradas com pequenos pontos que são retirados normalmente após 7 dias.
Recobro
O paciente é acordado pelo médico anestesista e de seguida, é transportado para a sala de recobro onde permanece em observação durante algumas horas até receber alta médica.
Preparação para a Cirurgia de Aumento Peniano
Antes da Cirurgia
- Todos os pacientes são avaliados em consulta, antes da cirurgia. Na consulta médica é realizado o exame clínico e assegurado que não existem alterações anatómicas ou outras patologias genitais.
- São pedidos os exames pré operatórios adequados, que habitualmente incluem RX de tórax, eletrocardiograma e análises sanguíneas. Poderão ser requisitados exames ou avaliações adicionais, se considerados necessários.
- Não tomar anti-inflamatórios ou aspirina nos 10 dias que antecedem a cirurgia para reduzir o risco de hemorragias.
- Poderá ser necessário fazer alterações à medicação tomada habitualmente em casa.
- Não tomar medicamentos de emagrecimento durante um mês antes da cirurgia.
- Não fumar um mês antes da cirurgia, nem depois da cirurgia, enquanto estiver a decorrer a cicatrização. Os fumadores têm um maior risco de complicações nomeadamente de cicatrização e de dificuldade a fixar a gordura.
- Ler cuidadosamente a documentação entregue pois podem surgir questões.
- Se ficar doente ou sofrer de indisposição nos dias que antecedem a cirurgia deverá informar de imediato a equipa médica.
- Tem dúvidas sobre a cirurgia, pré ou pós-operatório? Não espere pelo último dia e coloque todas as suas questões antecipadamente.
No dia da cirurgia
- No dia antes, deverá fazer refeições leves que não causem indigestão. A partir da meia-noite da véspera da cirurgia deverá estar em jejum – não comer nem beber líquidos, incluindo água.
- Deverá ser utilizado um gel de duche antisséptico desde a véspera da intervenção para prevenir infeções (utilizar no banho, no dia antes e no dia da cirurgia).
- Os pelos púbicos deverão ser removidos na totalidade com máquina elétrica.
- Levar uma roupa confortável/larga para vestir quando tiver alta.
- Não poderá ir sozinho para casa nem conduzir. Deverá estar sempre acompanhado nas primeiras 48 horas. Se não tiver quem o vá buscar à clínica nem quem o ajude em casa durante os primeiros dias, deverá informar-nos antes do dia da cirurgia.
- Deve programar a vida social e profissional de forma a garantir repouso total nos dias seguintes à cirurgia.
Pós-operatório
- Não deve estar sempre deitado nem na mesma posição e deve dar pequenas caminhadas em casa para promover a circulação.
- A medicação deve ser tomada de acordo com o prescrito.
- É recomendada uma higiene pessoal particularmente cuidadosa.
- Durante 4 semanas não deve ser realizada atividade física intensa (nomeadamente desporto).
- Durante 6 semanas não deve ser realizada atividade sexual.
- A maioria dos pacientes pode voltar a trabalhar e/ou estudar 1-2 dias após a cirurgia. No entanto, é aconselhável reservar a primeira semana para descansar e recuperar de forma tranquila.
- Não fumar.
- Ter uma alimentação equilibrada e saudável e manter uma boa hidratação com a ingestão de líquidos.
Benefícios do Aumento Peniano
A cirurgia de aumento peniano não trata problemas funcionais, mas oferece vários benefícios. As vantagens incluem:
- Aumento do diâmetro do pénis em 25 a 35%;
- Aumento do comprimento do pénis em 1 a 4 cm;
- Aumento da confiança sexual;
- Melhoria da autoestima;
- Melhoria na forma como o homem se relaciona com o seu próprio corpo;
Médicas Especialistas
Sobre a
Dra. Alice Varanda Pereira/ Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 47051, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina de Lisboa, foi nesta instituição que frequentou o Mestrado em Sexualidade Humana e que desenvolve atualmente o seu Doutoramento.
Integra o corpo docente da faculdade desde 2008, como Assistente do Instituto de Anatomia. É nesta unidade que produz a maioria dos seus projetos de investigação, essencialmente na área da anatomia cirúrgica, sendo também orientadora de teses de mestrado.
Perguntas Frequentes sobre
Aumento Peniano / Faloplastia
A cirurgia de aumento peniano é segura?
A preocupação com o tamanho do pénis está longe de ser recente. Existem muitos relatos históricos que fazem referência a técnicas variadas de ampliação peniana, utilizando desde pesos a veneno de cobra. O recurso a métodos cirúrgicos também não é recente. Graças aos avanços da ciência, as técnicas para aumentar o tamanho do pénis são atualmente seguras e permitem resultados duradouros e muito satisfatórios.
Qual o preço de uma cirurgia de aumento peniano em Lisboa?
No que se refere ao preço da cirurgia de aumento peniano, cada caso é um caso pois depende se é realizado um aumento em comprimento, em largura, ou ambos e depende também da combinação de procedimentos. O valor exato da cirurgia é confirmado após a consulta médica de diagnóstico.
Como são as cicatrizes da cirurgia de aumento peniano? Desaparecem com o tempo?
As cicatrizes da cirurgia de aumento peniano são permanentes, mas são tão pequenas que ficam bem disfarçadas. No caso do aumento em diâmetro, apenas fica uma pequena marca, no local onde é inserida a cânula para colher a gordura. No caso do aumento em comprimento, fica uma cicatriz muito pequena acima da base do pénis. Com o passar do tempo, tornam-se mais finas e mais claras. A aparência final da cicatriz é variável e depende das características genéticas de cada paciente e dos cuidados pós-operatórios. O resultado final das cicatrizes é esperado após 12 a 18 meses.
Para além do aumento de pénis, existem outros procedimentos estéticos genitais?
A cirurgia genital masculina é cada vez mais comum. Embora a maior parte dos pacientes nos procure por questões relacionadas com as dimensões do pénis, existem outros procedimentos que também podem ser realizados, como o lifting do escroto, preenchimento da glande com ácido hialurónico ou branqueamento genital.
A cirurgia de aumento peniano trata problemas de ereção e outras disfunções?
A cirurgia de aumento peniano destina-se unicamente, como o próprio nome indica, a aumentar o seu comprimento, a largura ou ambos, por motivos meramente estéticos. A cirurgia não tem como objetivo corrigir alterações de origem hormonal ou congénita como os micropénis. Também não trata problemas relacionados com as suas funções urinária ou de ejaculação. No entanto, o aumento peniano pode melhorar a função sexual em homens com baixa autoimagem, confiança sexual diminuída ou ansiedade em relação às respostas da parceira ou do parceiro perante a exposição do seu corpo.
A sensibilidade do pénis pode ser afetada?
Podem existir alterações transitórias na sensibilidade do pénis associadas ao inchaço/edema, normal em qualquer tipo de cirurgia. As alterações de sensibilidade permanentes são uma complicação extremamente rara.
Quando posso retomar a atividade sexual?
A atividade sexual deve ser interrompida por um período aproximado de 6 semanas.
Quando posso voltar a fazer desporto?
Não deve realizar atividade física ou qualquer esforço durante 30 dias, podendo retomar de forma gradual. Todos os cuidados no período de recuperação devem ser cumpridos rigorosamente pois para além de contribuírem para uma rápida recuperação, contribuem para a obtenção de melhores resultados.
A recuperação é muito dolorosa?
O pós-operatório costuma ser muito bem tolerado pelos pacientes, com um mínimo de desconforto associado, mas é importante seguir as recomendações médicas para diminuir o risco de complicações e ter uma recuperação mais tranquila.
Quantos centímetros posso aumentar em comprimento e em largura?
A cirurgia da libertação do ligamento suspensor permite um aumento médio de comprimento do pénis de 1 a 4 cm. No que se refere ao aumento da largura, o enxerto de gordura permite um aumento de 25 a 35% em relação ao diâmetro inicial do pénis.
O resultado é visível imediatamente após a cirurgia?
O resultado do aumento peniano é visível imediatamente após a cirurgia, mas as medições devem ser feitas 3 meses depois, altura em que os resultados estão estabilizados.
Quais os riscos e complicações da cirurgia?
Como em qualquer outro procedimento cirúrgico, a cirurgia de aumento peniano não está isenta de riscos e complicações como é o caso de hematoma, seroma, infeção e alterações na cicatrização, instabilidade no posicionamento do pénis que habitualmente não é muito incomodativo, irregularidades no contorno e maior grau de absorção de gordura.