Rinoplastia – Cuidados Pós-Cirúrgicos

Se Gostou Partilhe...
Share on Facebook4Pin on Pinterest0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Não existe cirurgia plástica sem cicatrizes e cada pessoa tem um processo de cicatrização diferente. 

Os primeiros dias após a Rinoplastia

rinoplastiaO curativo deve ser mantido durante o tempo determinado pelo médico. Nos primeiros dias, é comum o paciente sentir uma certa dificuldade para respirar devido ao inchaço na zona operada.

Pode ser indicado o uso de soluções nasais para limpeza e desobstrução do nariz. É muito importante proteger o nariz durante o sono e de eventuais acidentes domésticos. O paciente nunca deve trocar o curativo por ele próprio, pois pode comprometer o resultado final.

Apesar de a troca parecer simples, só o médico está habilitado a fazê-la. O paciente não deve, também, usar cotonetes para limpar o nariz. A limpeza da estrutura nasal é feita com recurso a soro fisiológico.

O edema acentua-se no 3º dia de pós-operatório e desce progressivamente até à zona das bochechas. Neste período dormir semi-sentado ajuda a limitar o grau de edema. As manchas roxas duram até aproximadamente quinze dias. Há casos em que a esclerótica (zona branca dos olhos) fica avermelhada. Não há motivos de preocupação maior. O gelo nas primeiras 24 horas ajuda a controlar o seu surgimento. No entanto, não o impede.

Queixas Frequentes após a Rinoplastia

rinoplastiaAs queixas mais frequentes são o desconforto (sensação de pressão) pela presença dos tampões nas primeiras horas, ou dor no local em caso de traumatismo.

Se o paciente usar óculos de armação pesada, recomenda-se que não sejam usados até 30 dias de pós-operatório, para os casos em que a rinoplastia necessitou da realização de fractura.

A exposição solar da zona operada não é recomendável, por dois meses, uma vez que o sol pode favorecer o aparecimento de manchas permanentes na pele (escurecimento).

O trabalho pode ser retomado logo que o paciente se sinta confortável o suficiente para ser visto em público, excepto se o trabalho envolver actividade física intensa. Normalmente, volvidos 10 a 15 dias após a cirurgia, o paciente já estará com aparência socialmente aceitável.

Se os exercícios físicos não envolverem perigo de impacto no nariz, estes podem ser retomados dentro de 30 dias.

Se Gostou Partilhe...
Share on Facebook4Pin on Pinterest0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone