Rinoplastia – Técnica Cirúrgica

Se Gostou Partilhe...
Share on Facebook1Pin on Pinterest0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

A rinoplastia tem com objectivo alcançar a harmonia facial, corrigindo alterações estéticas e funcionais do nariz.

Quem pode fazer a Rinoplastia?

Para se submeter à rinoplastia, o indivíduo tem de ter pelo menos 15 anos de idade, pois a cirurgia só deve ser realizada no momento em que o nariz está completamente desenvolvido.

Quais as Técnicas de Rinoplastia?

rinoplastiaNeste procedimento cirúrgico a técnica utilizada pode ser aberta ou fechada. Ambas as intervenções têm prós e contras.

Na técnica aberta faz-se uma incisão ao longo da columela (tecido mole entre as narinas), que fica escondida abaixo da ponta nasal. Na técnica fechada, que acarreta mais riscos, a incisão é realizada apenas na parte interna do nariz. Em cada uma das técnica pode ser efectuado o tratamento da asa nasal, dependendo da necessidade de cada paciente.

A incisão é realizada nas laterais do nariz, e as cicatrizes ficam escondidas no sulco nasal. Em alguns casos recorrer-se-á ao uso de tampões do nariz, que são removidos em pouco tempo. As cicatrizes amadurecem e ficam imperceptíveis.

Na rinoplastia aberta é dado mais destaque na reforma do contorno nasal, e não na sua redução. Recorrendo a pequenos instrumentos, o médico remodela o nariz: remove ou acrescenta osso, cartilagem ou tecido, de modo a atingir o resultado desejado.

A técnica aberta permite uma visualização directa, a demonstração da técnica e avaliação dos efeitos, ao contrário da fechada, em que é exigido uma maior experiência do cirurgião, pois esta é realizada basicamente através de sensações táteis.

A aberta permite, assim, a manipulação global das estruturas nasais e a correcção das deformidades.

Apesar da menor complexidade, a técnica aberta consome um maior tempo cirúrgico.

A rinoplastia fechada pode durar em média cerca de uma a duas horas. Antes do início do procedimento toda a área a ser tratada é limpa e é administrado um anestésico – local ou sedativo.

rinoplastia O nariz e as áreas próximas ficarão dormentes e o paciente ficará num estado de relaxamento durante a cirurgia. Pode ainda ser realizado sob anestesia geral, em que o paciente permanecerá adormecido durante a operação. Além de diminuir o tempo operatório, esta intervenção tem a vantagem de causar menor inchaço, melhorar a cicatrização pós-operatório e ainda evitar uma cicatriz ao longo da columela.

Cabe ao médico escolher qual a técnica mais indicada para o caso a ser tratado.

O tempo da cirurgia, de internamento, e o tipo de anestesia são informados pelo médico.

Se Gostou Partilhe...
Share on Facebook1Pin on Pinterest0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone