Himenoplastia

Share on Facebook10Pin on Pinterest0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someone

O que é himenoplastia?

A himenoplastia, também conhecida por cirurgia de recuperação da virgindade, é uma intervenção cirúrgica que visa reconstruir o hímen. Consiste na união das partes do hímen que se romperam, mas que ficaram ainda no canal vaginal. A himenoplastia é um procedimento simples e quase indolor, realizado com recurso a anestesia local e sedação e que dura cerca de meia hora apenas. A alta hospitalar ocorre, por norma, logo em seguida.

Esta intervenção é realizada em ambiente hospitalar e recorre a modernas técnicas de micro-cirurgia, nomeadamente colas biológicas e suturas delicadas. Não há necessidade de retirar pontos e pode ser efectuada no âmbito de uma bioplastia ou de uma labioplastia.

A recuperação de uma himenoplastia é muito rápida e as pacientes podem voltar a ter relações sexuais 15 dias depois da intervenção cirúrgica. Trata-se de uma cirurgia que nasceu em França e tem sido bastante requisitada por milhões de mulheres em toda a Europa e também nos EUA.

Esta cirurgia, no entanto, é aconselhada apenas a mulheres com idades até aos 35 anos e que não tenham tido mais do que dois partos naturais.

Porquê a himenoplastia?

A himenoplastia é muito importante em casos de mulheres que foram vítimas de abusos sexuais ou são alvo de pressões culturais e religiosas. Para outras, trata-se de um procedimento para «apimentar» a sua vida sexual, nomeadamente em segundas núpcias, novos casamentos, comemorações de aniversários de casamentos ou «fetiches» que impliquem um maior grau de intimidade.

O hímen

O hímen é uma película dérmica presente na entrada da vagina e existe para proteger as mulheres dos riscos de infecções genitais. Durante a infância da mulher é uma membrana relativamente espessa e resistente, mas com o aproximar da puberdade torna-se mais fino e menos resistente.

Normalmente, o hímen é rompido definitivamente quanto a mulher tem relações sexuais pela primeira vez. Por isso, durante séculos, o hímen foi considerado um símbolo da virgindade, honra e pureza. Ainda hoje, muitas das motivações das himenoplastias prendem-se com razões de natureza sexual ligadas à «recuperação» da virgindade.

Share on Facebook10Pin on Pinterest0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someone