O relaxamento vaginal é um problema que afeta sobretudo as mulheres que tiveram um ou mais partos vaginais, provocando a perda de elasticidade dos músculos da vagina.
A perda do tónus vaginal pode afetar a vida íntima e até provocar incontinência urinária.
Contudo, este problema pode ser resolvido com o recurso à colporrafia ou cirurgia de estreitamento vaginal.
Qual a relação entre o parto e o relaxamento vaginal?
O período pós-parto carateriza-se por uma série de alterações no corpo da mulher, não só a nível genital, mas também em todo o organismo.
Uma dessas mudanças é o relaxamento das paredes da vagina e da sua musculatura, uma condição bastante comum após um ou mais partos vaginais.
Em consequência do esforço e da passagem do bebé, a vagina fica um pouco mais alargada e os músculos perdem elasticidade.
Esta situação vai originar uma perda de sensibilidade por atrito e, por vezes, flatos vaginais durante o ato sexual o que pode, inclusive, dificultar o orgasmo feminino.
São alterações que provocam incómodo, desconforto e vergonha na mulher, podendo mesmo originar problemas na vida íntima do casal.
Como ocorre o relaxamento da vagina?
Os órgãos e outras estruturas das maxilas são mantidos no local com o tecido conjuntivo, tais como os tendões e músculos. Se este tecido é rasgado ou enfraquecido pode significar que, independente da sua localização anatómica original, ocorra um prolapso (enfraquecimento).
É exatamente o que ocorre nos partos vaginais.
Algumas mulheres conseguem recuperar o tónus vaginal mas outras não, sendo necessário recorrer à colporrafia.
Colporrafia: A cirurgia que restabelece o tónus vaginal
Os significativos avanços na cirurgia plástica têm permitido encontrar soluções para cada problema. É o caso da colporrafia.
Esta cirurgia tem por objetivo “apertar” o canal vaginal depois do relaxamento provocado, frequentemente, pelo parto vaginal. O objetivo é fazer com que os músculos da parede vaginal voltem a exercer as suas funções normais.
A intervenção consiste na sutura das paredes da vagina para diminuir o seu diâmetro.
Preparação para a cirurgia
A colporrafia trata-se de uma cirurgia relativamente simples, realizada com recurso a anestesia local e sedação.
Como em qualquer outra intervenção cirúrgica, é necessário:
- Realizar os exames de preparação;
- Despistar problemas que necessitem de uma abordagem diferente, como por exemplo, a incontinência urinária.
Para quem está indicada a cirurgia de estreitamento vaginal?
Esta intervenção é indicada para mulheres que devido aos partos vaginais e/ou envelhecimento (diminuição da produção hormonal) apresentem um alargamento ou relaxamento vaginal. Muitas vezes também associado a um afrouxamento do períneo.
Podem ainda apresentar sintomas de secura da mucosa vaginal e pequenas perdas de urina.
Como decorre o período pós-operatório?
A cirurgia de estreitamente vaginal é relativamente rápida e é realizada em regime de ambulatório tendo a paciente alta no próprio dia.
Porém, a recuperação completa pode levar até 4 semanas.
Durante este período a mulher deve ter cuidado em não fazer esforços, abster-se de praticar exercício físico e da atividade sexual.
Resultados da Colporrafia
A colporrafia permite excelentes resultados que vão desde a melhora da perda de urina (nos casos de incontinência) até à melhoria da vida sexual, provocando, o que tem um impacto direto na autoestima e bem-estar.
Dê atenção ao seu corpo depois do parto
Terminado o período pós-parto, é comum as mulheres sentirem-se algo insatisfeitas com o seu "novo" corpo. Manifestam uma certa frustração pela dificuldade em recuperar a forma física.
O mesmo sentimento é expresso por mulheres mais maduras que notam a perda do tónus vaginal decorrente do processo natural de envelhecimento.
O relaxamento vaginal, apesar de não ser visível, está sempre presente, devido ao seu impacto no dia a dia.
Conscientes da importância que a resolução deste problema tem no bem-estar das mulheres, desenvolvemos um programa completo, desenhado a pensar em si.
A cirurgia de estreitamento vaginal está incluída no programa Mommy Makeover ®.
Descubra os tratamentos incluídos, veja os vídeos, e renda-se aos resultados. Estamos disponíveis se precisar de esclarecer alguma dúvida.
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.
Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.
Artigos Relacionados
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Lifting cervico facial: transformações reais – antes e depois
O lifting cervico facial tem conquistado cada vez mais adeptos, afirmando-se como...
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Consulta de Medicina Estética no Porto: realce a sua beleza natural na LMR!
Se quer agendar uma consulta de Medicina Estética no Porto, ao visitar a LMR (rua...
Endocrinologia
6 minutos de leitura
Endocrinologia para perda de peso no Porto? Marque consulta na clínica LMR!
Endocrinologia para perda de peso no Porto? Marque já consulta na clínica LMR,...