Bioplastia do rosto – Emagreci e perdi firmeza de rosto, posso aproveitar a gordura que tenho a mais nas coxas para por no rosto?
Porque são tão importante as maçãs do rosto, no que toca à estética e harmonia da cara?
O rosto desempenha um papel fundamental na estética e auto-estima do ser humano, sendo por isso uma zona do nosso corpo a qual devemos prestar atenção e cuidados.
As maçãs do rosto (bochechas), por exemplo, são um símbolo feminino de estética, saúde, harmoniafacial. Estas, tal como outras zonas faciais, com o envelhecimento natural do passar dos anos, perda abrupta ou excessiva de peso, acção normal da gravidade sobre tecidos flácidos, sem elasticidade ou ainda devido a hábitos não saudáveis como os hábitos tabágicos e má alimentação, sofrem perda de volume e jovialidade, dando à face um aspecto cansado e envelhecido.
É possível voltar a ter um ar jovem recorrendo a cirurgia não invasiva?
A cirurgia plástica proporciona, através da técnica de Bioplastia, a possibilidade de melhorar, optimizar ou evidenciar determinadas áreas da face e do corpo sem recorrer à cirurgia invasiva. Com a técnica de Bioplastia é possível realçar traços anatómicos previamente existentes, aumentar criteriosamente o volume de porções do corporais e da face e corrigir irregularidades. Esta técnica permite, por exemplo, melhorar o perfil do nariz, do queixo, definir melhor a linha mandibular, tornar os lábios mais cheios, aumentar as maçãs do rosto, etc., havendo inúmeras áreas onde pode ser utilizada, tendo a possibilidade de recuperar o desenho jovial do rosto actualmente envelhecido, conseguindo maior harmonia facial.
Esta técnica cirúrgica tem a vantagem de ser não invasiva, podendo ser efectuada sob anestesia local, proporcionando uma recuperação quase imediata e sem quaisquer pontos ou cicatrizes.
Os produtos utilizados nesta técnica cirúrgica são naturais? Pode ser usado o tecido adiposos retirado de outro sitio?
Há muitos produtos que podem ser injectados para conseguir bons resultados com a bioplastia, no entanto, a Dra. Luísa Magalhães Ramos acredita que apenas o ácido hialurónico pode dar garantias de segurança suficientes para serem injectadas na face, motivo pelo qual prefere e utiliza essa substância.
Os tratamentos à base de ácido hialurónico (substância existente entre as células da pele para conferir elasticidade à mesma) são extremamente seguros, aprovados pela FDA (Food and Drug Administration) e totalmente reversíveis. Consoante as áreas em que é aplicado, o efeito tem uma duração entre 6 a 9 meses, sendo que, em geral, à medida que vão sendo feitas aplicações, tende a aumentar o espaço entre as mesmas pelo aumento da sua duração de acção nos tecidos.
Actualmente, através de técnicas de filtração e purificação de tecido adiposo (gordura), também é possível injectar gordura numa área do corpo ou do rosto que se quer preencher para conferir maior volume, gordura essa retirada de outra parte do corpo da própria pessoa. Esta técnica, no entanto necessita de maior técnica de assepsia, sendo feita habitualmente numa sala apropriada, com material mais diferenciado. O tempo para a sua aplicação é mais demorado pois antes de aplicar o tecido adiposo no rosto ou noutra região, é necessário extraí-lo de uma região com gordura em excesso, filtrar e purificar essa gordura, e então aplicar. Tem também como desvantagem um maior número de riscos associados, em relação à utilização do ácido hialurónico e a maior probabilidade de ser parcialmente reabsorvida, necessitando de nova intervenção.
Em pessoas que não tenham no seu corpo gordura em excesso mas pretendam um aumento de volume de uma qualquer região do rosto ou corpo, o ácido hialurónico é a melhor alternativa.
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.
Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.
Artigos Relacionados
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Lifting cervico facial: transformações reais – antes e depois
O lifting cervico facial tem conquistado cada vez mais adeptos, afirmando-se como...
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Consulta de Medicina Estética no Porto: realce a sua beleza natural na LMR!
Se quer agendar uma consulta de Medicina Estética no Porto, ao visitar a LMR (rua...
Endocrinologia
6 minutos de leitura
Endocrinologia para perda de peso no Porto? Marque consulta na clínica LMR!
Endocrinologia para perda de peso no Porto? Marque já consulta na clínica LMR,...