Ginecomastia: o preço da cirurgia que a corrige suscita-lhe dúvidas? Tentaremos esclarecê-las!
Ginecomastia é o nome que se dá ao aumento da mama masculina. Embora o desenvolvimento mamário seja associado às mulheres, há homens que também desenvolvem uma espécie de mama, situação que pode gerar grande desconforto físico e emocional. A ginecomastia não constitui uma doença, mas sim uma condição física.
De facto, a mama masculina pode ter diferentes origens. Pode surgir devido ao excesso de glândula mamária ou por excesso de gordura localizada na zona peitoral. Esta última também se designa como pseudo-ginecomastia. Em qualquer um dos casos, pode ainda caracterizar-se pelo excesso de pele ou descaimento da mama.
A ginecomastia pode ainda ser unilateral ou bilateral, dependendo se acontece apenas numa ou nas duas mamas do homem.
Mama masculina: cirurgia corretiva
A cirurgia destinada a corrigir o aumento mamário masculino tem como objetivo a redução do tamanho e remodelação da mama masculina.
O tratamento cirúrgico da ginecomastia pode ser realizado com recurso a duas técnicas, de forma isolada ou combinada: a lipoaspiração e a cirurgia de redução mamária.
Recorre-se à lipoaspiração quando o volume mamário do paciente tem natureza adiposa. Já a cirurgia de redução realiza-se quando se verifica excesso de glândula mamária.
O procedimento tem a duração de 1h a 2h, realiza-se com sedação e anestesia local e em ambulatório ou com internamento de 24 horas, caso seja necessário.
Já o tempo médio de recuperação é de 2 semanas.
32% dos homens afetados
Mais comum do que se pensa, esta condição tem uma incidência em cerca de 32% dos homens. No universo dos adolescentes, esse número torna-se ainda mais elevado, pois 65% dos rapazes são afetados.
Em 75% dos casos, a ginecomastia é bilateral, ou seja, afeta as duas mamas.
A ginecomastia pode afetar homens de todas as idades, embora seja mais comum no período neonatal, em adolescentes e homens após a andropausa, fases associadas a diminuições dos níveis de testosterona.
Qual o preço da cirurgia que corrige a ginecomastia?
Atualmente, em Portugal, o preço médio da cirurgia que visa corrigir a ginecomastia oscila entre os 3.000 e os 6.000 euros.
Porém, cada paciente é único, assim como a sua situação. Por isso, o cirurgião plástico faz a avaliação do preço deste procedimento, caso a caso. Após a consulta médica de avaliação, há lugar à apresentação de um orçamento exato do tratamento da ginecomastia.
O valor da cirurgia varia consoante seja um caso de excesso de gordura, de glândula mamária ou ambos.
Além disso, outros fatores que podem influenciar o custo da cirurgia para tratar a ginecomastia são a maior ou menor complexidade da cirurgia, a reputação e qualificação do cirurgião escolhido e a clínica onde se realiza o procedimento.
Tenha especial atenção ao selecionar a clínica de cirurgia estética: prefira sempre um local com boa reputação, que use as melhores técnicas cirúrgicas e que lhe dê garantias de segurança.
Convém ter em atenção que há consultórios que oferecem valores abaixo da média do mercado, com o objetivo de atrair o maior número possível de pacientes. No entanto, preços muito baixos podem também indicar que algo importante, como o acompanhamento pós-cirúrgico, não está incluído.
Assim, nunca ponha em risco a sua saúde apenas para conseguir um custo mais baixo. O preço vai muito além do valor monetário, pois garante segurança e qualidade. Até porque só assim pode ter a certeza de que tudo vai correr bem durante a cirurgia e de que vai alcançar o resultado desejado.
Se padece de ginecomastia e tem interesse em realizar esta cirurgia, deve marcar uma consulta de avaliação para saber o valor exato do seu tratamento.
O preço da ginecomastia: o que deve estar incluído no valor final
- Trabalho de uma equipa multidisciplinar, incluindo médico cirurgião plástico, equipa de enfermagem, anestesista, fisioterapeutas e outros técnicos assistentes;
- Acompanhamento pós-cirúrgico, incluindo consultas de seguimento e tratamentos;
- Anestesia;
- Sala de cirurgia estéril e totalmente equipada;
- Equipamentos e materiais – de qualidade e última geração – necessários para a realização da cirurgia;
- Sessões de drenagem linfática para uma melhor recuperação;
- Medicação necessária.
Benefícios e resultados
A cirurgia que trata a ginecomastia tem um impacto considerável na qualidade de vida e aumento da confiança e autoestima do paciente.
Isto porque os homens afetados por esta condição física podem sofrer desconforto físico e emocional, evitando certas situações sociais e íntimas em que ficam com o corpo mais exposto, como, por exemplo, idas à praia.
A melhoria do contorno corporal, da postura e a possibilidade de praticar atividade física de forma mais confortável são outros benefícios da cirurgia de redução da mama masculina.
O resultado desta cirurgia é definitivo. No entanto, pode ser afetado por:
• variações de peso;
• problemas hormonais;
• medicação;
• toma de suplementos;
• processo natural de envelhecimento.
Outras questões sobre o custo da ginecomastia:
O seguro de saúde cobre a ginecomastia?
Genericamente, a ginecomastia é considerada uma operação com finalidades exclusivamente estéticas e, como tal, não está coberta pelos seguros de saúde. No entanto, mais uma vez, cada caso deve ser analisado de forma individualizada, existindo situações em que o seguro de saúde pode cobrir o seu pagamento total ou parcialmente. Por exemplo, se o paciente apresentar um crescimento excessivo da glândula mamária ou houver critérios de possível malignidade.
Posso parcelar o pagamento?
A maioria das clínicas de cirurgia plástica disponibilizam a possibilidade de pagamento parcelado. Pode também fazer um crédito, pedindo um plano financeiro, ou ainda pagar com cartão de crédito. Os créditos para realizar procedimentos estéticos são considerados, em regra, pessoais. Estes devem ser tratados com a entidade bancária ou a instituição de crédito.
Em que momento devo pagar a cirurgia?
Caso não tenha pedido o pagamento parcelado ou realizado um crédito pessoal, o paciente que vai fazer a cirurgia para corrigir a mama masculina deve efetuar o pagamento total antes da realização do procedimento.
A LMR, clínica de cirurgia plástica em Lisboa, está equipada com a mais moderna tecnologia e dispõe de uma equipa experiente, competente, simpática e sempre disponível. Se tem interesse em realizar uma ginecomastia e quer saber preços, pedir outras informações ou marcar a sua consulta de avaliação, preencha este formulário. Seremos breves a responder.
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.
Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.
Artigos Relacionados
Lipoaspiração
8 minutos de leitura
Lipoaspiração de braços: qual o preço em Portugal?
Em Portugal, um país reconhecido pelas opções avançadas de cuidados de saúde...
Laser CO2
7 minutos de leitura
Laser CO2: saiba qual o preço por sessão!
No campo dos procedimentos estéticos, o LASER Resurfacing CO2, LASER CO2...
Corpo
6 minutos de leitura
Lifting de coxas: qual o preço desta cirurgia em Portugal?
Está a pensar fazer um lifting de coxas em Portugal, mas tem dúvidas sobre o preço?...