Gordura na mama masculina – Podemos preencher as nádegas do meu marido com a gordura que tem a mais nas mamas?
No que consiste a situação clínica chamada de Ginecomastia?
Ao aumento do volume mamário masculino chama-se ginecomastia e caracteriza-se por um excesso de pele, excesso de gordura e/ou glândula mamária, unilateral ou bilateral. No homem adulto normal, não há tecido mamário palpável. Desta forma, a mama masculina dita normal é formada por tecido adiposo e uma incipiente glândula mamária. A ginecomastia apresenta-se como uma massa na região mamária, palpável, variando de 1,0 a 10 cm de diâmetro.
Esta situação clínica pode aparecer na adolescência ou na vida adulta, tendo uma incidência de cerca de 32% dos homens.
Ginecomastia significa “mama feminina” e para muitos homens, torna-se tão evidente que lhes causa desconforto, vergonha e dificuldade em enfrentar determinadas situações sociais. Actividades do quotidiano como ir à praia, ao ginásio, ou até vestir peças de roupa mais delineadas ao corpo são motivo de sofrimento, contribuindo para que o homem se sinta excluído e com baixa auto-estima.
Na maioria dos casos, trata-se de um problema idiopático (isto é, sem causa conhecida), mas em muitos outros casos há múltiplos factores associados, nomeadamente fisiológicos (no período neonatal, na adolescência e na velhice, associados a diminuições dos níveis de testosterona), patológicos (associados a cirrose, tumores da supra-renal, hipertiroidismo, hipogonadismo, tumores testiculares) e farmacológicos (associados ao consumo de marijuana e esteróides e alguns medicamentos como bloqueadores dos canais de cálcio, espirinolactona, cimetidina e cetoconazol).
Quais são os tratamento disponíveis para eliminar a Ginecomastia?
Muitas vezes, por uma questão de preconceito social, os homens afectados pela ginecomastia adiam a decisão de procurar um médico. Esta tendência deve ser combatida pois arrastam o seu sofrimento por muitos anos quando há soluções simples e fáceis de concretizar.
A técnica cirúrgica depende do tipo de ginecomastia e do seu grau.
Existem basicamente duas técnicas, que podem ser utilizadas separadamente ou em combinação: lipoaspiração e mamoplastia (nos pacientes com excesso de pele).
O tratamento cirúrgico é realizado com anestesia local e sedação. Quando o volume mamário presente é de natureza adiposa (gordura), idealmente é realizada uma lipoaspiração pois permite, através de uma incisão praticamente invisível, remover o volume indesejado. Noutros casos em que tal não é possível, efectua-se a remoção do tecido mamário por uma incisão através da aréola de forma a remover o volume e corrigir a ptose que possa existir.
Os principais problemas relacionados ao tratamento cirúrgico da ginecomastia são irregularidades na superfície da mama e alterações na forma ou na posição do mamilo.
Nos casos idiopáticos, frequentemente há uma regressão ao fim de 3 a 18 meses. Nos casos em que está presente há mais de doze meses, raramente regride.
Em doentes obesos está aconselhada a diminuição de peso. Os restantes podem ser tratados com cirurgia após uma devida eliminação de eventuais causas subjacentes (ex: tumores, fármacos, consumo de algumas substâncias como hormonas ou cannabis).
Pode ser utilizada a gordura aspirada da mama do homem e ser colocada noutro sitio?
Usar o tecido aspirado através de lipoaspiração da mama do homem para ser colocado num sítio diferente do corpo não é aconselhado.
Durante a lipoaspiração, apesar de o objectivo pretendido ser retirar tecido adiposo (gordura) da região da mama, também podem ser “aspiradas” células de tecido glandular mamário existente na mama do homem.
Ao usar esse produto aspirado da mama do homem e efectuar a sua implantação noutra região do corpo, por exemplo as nádegas, pode se correr o risco de introduzir nessa área tecido não adequado (tecido glandular mamário).
A lipoaspiração e os enxertos de gordura são cada vez mais utilizados, pois o desenvolvimento de novas técnicas e dispositivos tem contribuído para tornar esta técnica mais segura e eficaz. Cada vez existem mais e melhores procedimentos para optimizar a técnica de colher e injectar gordura.
No entanto, para o preenchimento de nádegas, pernas, e outras regiões com tecido adiposo, habitualmente recorre-se à gordura abdominal ou outra região onde ocorra acumulação localizada e indesejada.
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.
Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.
Artigos Relacionados
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Lifting cervico facial: transformações reais – antes e depois
O lifting cervico facial tem conquistado cada vez mais adeptos, afirmando-se como...
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Consulta de Medicina Estética no Porto: realce a sua beleza natural na LMR!
Se quer agendar uma consulta de Medicina Estética no Porto, ao visitar a LMR (rua...
Endocrinologia
6 minutos de leitura
Endocrinologia para perda de peso no Porto? Marque consulta na clínica LMR!
Endocrinologia para perda de peso no Porto? Marque já consulta na clínica LMR,...