Serei o único homem com aumento do volume mamário?
O aumento do volume da mama masculina, conhecido com ginecomastia, é uma situação clínica relativamente comum entre a população masculina, em qualquer faixa etária.
A ginecomastia é caracterizada por aumento do volume mamário, à custa do tecido glandular e /ou tecido adiposo, podendo ser bilateral ou unilateral.
É um tema e uma condição constrangedora para muitos, causando ansiedade e embaraço, com implicações na sua vida diária. No entanto, este assunto é pouco discutido entre os mesmos.
As causas são variadas, tendo como base um desequilíbrio das hormonas que actuam no tecido mamário (com um aumento relativo estrogénios). A sua etiologia pode ser fisiológica na maioria dos casos, acompanhando as variações hormonais do homem ao longo do seu desenvolvimento, pode ser de causa iatrogénica (fármacos), de causa endócrina ou mesmo neoplasia, devendo ser sempre efectuada a investigação etiológica e tratamento direccionado para a causa.
Posso fazer cirurgia correctiva da ginecomastia?
A cirurgia consiste num dos pilares para o tratamento da ginecomastia, sendo maioritariamente utilizado já que a resolução espontânea deste aumento de volume da mama masculina é infrequente após 12 meses de evolução e a procura de um médico e o seu diagnóstico é habitualmente mais tardio que este período.
No entanto, após o diagnóstico etiológico, o tratamento deve ser primariamente direccionado à causa, retirando o factor responsável (fármacos, drogas elícitas, patologia endócrina, neoplasia).
Os doentes a serem submetidos a cirurgia de redução do volume da mama masculina devem ter os seus problemas médicos o mais controlados possível, com boa condição física, com o desenvolvimento mamário estabilizado, não consumindo fármacos, suplementos ou drogas que tenham influência no desequilíbrio hormonal responsável pelo desenvolvimento da ginecomastia.
O Cirurgião Plástico, para além da história clínica e os exames complementares de diagnóstico deve examinar as mamas do paciente e tirar medidas detalhadas de seu tamanho e forma, verificar a qualidade da pele, a posição dos mamilos e as aréolas, discutindo posteriormente a possível abordagem consoante as alterações encontradas.
Os pacientes devem conversar com o seu Médico Cirurgião sobre a razão pela qual querem ser submetidos à cirurgia, suas expectativas e o resultado desejado, não deixando de ter em atenção as possíveis complicações associadas e ter a consciência real das suas expectativas e os resultados passiveis de serem alcançados.
Qual é o tratamento cirúrgico da ginecomastia? E como é efectuado?
O tratamento cirúrgico da ginecomastia vai depender da composição do tecido da mama masculina pois este pode ser composto de tecido adiposo e tecido glandular, existindo na prática duas técnicas: a lipoaspiração e a mamoplastia.
Quando o volume mamário é causado pelo aumento do tecido adiposo (gordura), idealmente é realizada uma lipoaspiração pois permite, através de uma incisão praticamente invisível, remover o volume indesejado. Esta técnica requer a inserção de uma cânula, um tubo fino e oco, através de uma pequena incisão, soltando o excesso de gordura que é removida por meio de sucção a vácuo.
Noutras situações, onde o tecido glandular está hipertrofiado, a lipoaspiração não é possível. A remoção do tecido mamário em excesso é efectuada através de uma incisão em semicírculo ao longo do bordo da aréola, corrigindo-se ainda o excesso de pele associado, chamando-se a este procedimento mamoplasia de redução. A cicatriz fica praticamente invisível com o tempo.
O edema pós-operatório dura cerca de 7 a 10 dias e a diminuição da sensibilidade local em geral é transitório, durando na maioria dos casos cerca de um ano.
As principais complicações associadas ao tratamento cirúrgico da ginecomastia são irregularidades na superfície da mama e alterações na forma ou na posição do mamilo. Pode ainda ocorrer com menor frequência cicatrizes desfavoráveis, hematoma, infecção.
Se a lipoaspiração é utilizada, riscos adicionais incluem contornos irregulares, flacidez residual da pele, pigmentação irregular, acúmulo de líquido (seroma).
Mais raramente, pode ocorrer lesão de estruturas mais profundas tais como nervos, vasos sanguíneos, músculos e pulmões, podendo ocorrer de forma temporária ou permanente, devendo por isso procurar um Cirurgião Plástico com formação especifica e creditado para efectuar este tipo de cirurgias.
A possibilidade de assimetrias e necessidade de nova intervenção deve ser do conhecimento do doente.
A escolha de anestesia local ou geral é de preferência pessoal e depende em parte do tamanho da mama e da técnica utilizada, mas em geral é efectuado o tratamento com anestesia local, com sedação e sem internamento.
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.
Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.
Artigos Relacionados
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Lifting cervico facial: transformações reais – antes e depois
O lifting cervico facial tem conquistado cada vez mais adeptos, afirmando-se como...
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Consulta de Medicina Estética no Porto: realce a sua beleza natural na LMR!
Se quer agendar uma consulta de Medicina Estética no Porto, ao visitar a LMR (rua...
Endocrinologia
6 minutos de leitura
Endocrinologia para perda de peso no Porto? Marque consulta na clínica LMR!
Endocrinologia para perda de peso no Porto? Marque já consulta na clínica LMR,...