A Ginecomastia pode voltar depois da cirurgia? O excesso de pele, gordura e glândula mamária, unilateral ou bilateral no homem, designada de ginecomastia, causa forte embaraço e mesmo desconforto. Trata-se de uma situação clínica com tratamento, mas o receio de que a ginecomastia volte depois da cirurgia é elevado. Nós explicamos tudo.
A aparência sempre foi um fator importante de integração e aceitação na sociedade, ainda que se diga que é uma questão recente. O que na realidade acontece é que atualmente existem mais e melhores opções para melhorar a imagem facial e corporal. Ou seja, existem variados procedimentos disponíveis para tornar o aspeto externo mais agradável e atrativo.
Existem, porém, situações que podem não ser consideradas simplesmente estéticas e necessitam de alterações e correções para repor o que se considera normal. É o caso da ginecomastia, que se caracteriza pelo aumento das mamas do homem, e que apesar de ser um problema na maioria das vezes benigno, causa preocupação e desconforto nos homens. Mas afinal a Ginecomastia tem cura? A mama pode voltar a crescer depois da cirurgia?! Nós explicamos.
Há tratamento para a Ginecomastia?
Sim, existe tratamento para a ginecomastia, que numa primeira fase pode ser feito através de medicação; ou através de cirurgia quando a alteração está presente por mais de 2 anos e a opção medicamentosa se mostrou ineficaz. O objetivo do tratamento da ginecomastia é sempre o de reduzir o tamanho da mama masculina. O tratamento cirúrgico da ginecomastia consiste em duas técnicas, que podem ser utilizadas separadamente ou em combinação: a lipoaspiração e a cirurgia aberta.
A ginecomastia pode voltar depois da cirurgia?
Sim, dependendo da causa, a ginecomastia pode voltar depois da cirurgia. Por este motivo é necessário identificar as causas da ginecomastia (como por exemplo problemas hormonais).
Quais as causas e sintomas da ginecomastia?
Na maioria dos casos, a ginecomastia trata-se de um problema sem causa conhecida, mas em muitos homens há múltiplos fatores associados, nomeadamente, fisiológicos, patológicos e/ou farmacológicos. Dito de outra forma, o aumento das mamas no homem pode ocorrer por diversas causas como: distúrbios hormonais, uso de drogas, de medicamentos, uso de esteroides anabolizantes, excesso de peso ou obesidade ou pela existência de doenças sistêmicas. As diferentes causas de ginecomastia determinam a abordagem terapêutica mais apropriada. Quanto aos sintomas da ginecomastia, os principais são: dor e sensibilidade nas mamas, crescimento anormal da mama masculina (podendo mesmo chegar a ter a aparência da mama feminina) e acumulação de gordura nesta zona. Se tem sintomas de ginecomastia deve consultar o seu médico de forma a realizar o diagnóstico e definir a melhor opção terapêutica.
Como é o tratamento farmacológico da ginecomastia?
Quando a causa da ginecomastia é, por exemplo, de âmbito hormonal, o tratamento medicamentoso é a principal opção. Nestes casos, o tratamento da ginecomastia por via de medicamentosa deverá manter-se enquanto o desequilíbrio hormonal não for resolvido.
Em que consiste a cirurgia?
A cirurgia para tratamento da ginecomastia é realizada com anestesia local e sedação. Quando o volume mamário presente é de natureza adiposa (gordura), idealmente é realizada uma lipoaspiração pois permite, através de uma incisão praticamente invisível, remover a gordura indesejada. Noutros casos em que tal não é possível, efetua-se a remoção do excesso de glândula mamária por uma incisão através da aréola de forma a diminuir o tamanho da mama e corrigir a ptose que possa existir.
A ginecomastia pode voltar realizando uma lipoaspiração ou cirurgia aberta?
Na realidade, a ginecomastia pode voltar em qualquer um dos casos. Se após o tratamento, seja farmacológico e/ou cirúrgico, o homem ganhar peso ou desenvolver uma das causas já apontadas, pode voltar a ter a mesma situação clínica de aumento da mama.
Quando pode surgir a ginecomastia?
O aumento da mama masculina é mais frequente em algumas fases da vida. O maior número de casos de ginecomastia verifica-se na adolescência, com uma incidência de 65% dos jovens entre 14 e 15 anos. Porém, a ginecomastia pode surgir em qualquer idade, uma vez que como já foi referido, pode ter diferentes causas.
A ginecomastia tem cura?
Uma vez que a maioria dos casos de ginecomastia é de origem desconhecida, a cirurgia apresenta-se como a melhor opção, e nestes casos pode falar-se em cura. De uma forma geral, tratando a causa de base, é possível falar em cura da ginecomastia.
Qual o preço da Ginecomastia?
Não existe um preço exato da cirurgia para eliminar a ginecomastia pois cada caso é um caso e implica técnicas cirúrgicas diferentes. Para preços de Ginecomastia, marque a sua consulta médica de diagnóstico.
Que resultados posso esperar com a cirurgia?
A cirurgia irá eliminar o excesso de gordura e/ou glândula mamária o que se traduz na redução do tamanho da mama. Poderá ver aqui vários casos de pacientes que realizaram a cirurgia com fotografias antes e depois de Ginecomastia.
Imagem 1: Fotos frente (antes e depois) da Ginecomastia
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.
Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.
Artigos Relacionados
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Lifting cervico facial: transformações reais – antes e depois
O lifting cervico facial tem conquistado cada vez mais adeptos, afirmando-se como...
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Consulta de Medicina Estética no Porto: realce a sua beleza natural na LMR!
Se quer agendar uma consulta de Medicina Estética no Porto, ao visitar a LMR (rua...
Endocrinologia
6 minutos de leitura
Endocrinologia para perda de peso no Porto? Marque consulta na clínica LMR!
Endocrinologia para perda de peso no Porto? Marque já consulta na clínica LMR,...