Ginecomastia – O que é?

Se Gostou Partilhe...
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email

A ginecomastia é o crescimento da zona mamária masculina, que se desenvolve devido ao aumento da glândula mamária.

Pode também ocorrer uma pseudo-ginecomastia que é causada pela acumulação de gordura ou pele nessa região. Tanto o homem como a mulher possuem glândulas mamárias, mas no caso do homem o seu desenvolvimento não está previsto.

Este pode ocorrer devido a várias causas, desde a genética, alterações hormonais ou até reacções a determinados medicamentos, mas na maioria dos casos ocorridos não há uma causa certa para o seu desenvolvimento extraordinário.

A Dra. Luisa Magalhães Ramos explica:

lmr_Dra. Luísa Magalhães Ramos“A ginecomastia cria problemas de auto-estima nos homens, fazendo com que muitos, alguns ainda jovens, não participem em actividades sociais como ir à praia.

O medo das reacções de terceiros ao ver um peito efeminado num homem provoca alguma reticência face à exposição física.”

Pré-operatório

Antes da operação, o paciente deve falar com o médico sobre as expectativas que tem, de modo a perceber aquilo que pode ser feito no seu caso em específico, para que, após a cirurgia, o resultado não o desiluda.

A Cirurgia

O objectivo desta intervenção é reduzir o tamanho do peito do homem para que este se sinta mais confortável com o corpo que tem.

A redução do peito é realizada através duma incisão na margem do mamilo, através da qual é retirada a glândula mamária em excesso. A cicatriz fica pouco visível e fica invisível ao longo do tempo. Caso exista excesso de pele, a cicatriz poderá ser maior do que o tamanho do mamilo.

Em situações onde apenas existe excesso de gordura, a cicatriz é mínima pois é apenas feita uma lipoaspiração.

Normalmente, a cirurgia é realizada com anestesia local e sedação pelo que o paciente tem alta no próprio dia.

Cuidados Pós-operatórios

Nos primeiros dias após a cirurgia, o peito pode sofrer de insensibilidade e vai apresentar algum inchaço. O retorno às actividades diárias demorará alguns dias e o resultado definitivo só será visível ao final de alguns meses, pelo que a paciência é muito importante.

Existe uma malha compressiva toráxica que pode ser usada debaixo da roupa do dia-a-dia, e que pode ser aconselhada para ajudar no processo de recuperação.

Saiba mais sobre Ginecomastia em www.lmrcirurgiaplastica.pt

 

Se Gostou Partilhe...
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email