Sabia que existem em Portugal meio milhão de pessoas a sofrer de transpiração excessiva?! É verdade. É um problema que compromete o relacionamento social e tem um impacto muito elevado na autoestima de quem sofre deste desagradável problema. Atualmente existe uma solução simples e eficaz para melhorar esta condição.
A hiperidrose é caracterizada pela transpiração (sudorese) excessiva e incontrolável. Trata-se de um problema que pode afetar qualquer pessoa, mesmo em alturas do ano com temperaturas mais baixas. A Hiperidrose é um problema que pode afetar o relacionamento social e condicionar a realização de atividades do quotidiano. Manifesta-se, habitualmente, nas mãos, axilas e face e pode assumir diferentes graus, desde formas leves da doença a manifestações muito graves. Em Portugal estima-se que existam meio milhão de pessoas a sofrer de transpiração excessiva.
O que causa a Hiperidrose
A causa ou causas da hiperidrose podem surgir sem qualquer fator desencadeante aparente, mas ocorrem devido à hiperatividade do sistema nervoso simpático, que leva as glândulas sudoríparas a produzirem uma grande quantidade de suor. Com a maturidade do sistema nervoso, a transpiração excessiva pode abrandar. Porém, existem outros fatores que podem ajudar a causar ou a piorar esta condição. Desde logo, os desequilíbrios hormonais, no caso das mulheres, a hiperatividade da glândula da tiroide, a ansiedade, a timidez, o stresse ou mesmo certos alimentos, como o café.
O Impacto da Hiperidrose
O constrangimento, o isolamento, o incómodo físico, as alterações psicológicas, a baixa autoestima e outros problemas relacionados ao convívio social são exemplos das consequências que a transpiração excessiva pode trazer. Causa, portanto, um impacto significativo na vida pessoal, social, emocional e profissional dos doentes.
Injeções de Toxina para o tratamento da sudorese excessiva
Além da função estética, a toxina botulínica é um importante agente para a redução da transpiração excessiva. Ou seja, a hiperidrose pode ser tratada com Injeções de Toxina, uma vez que esta toxina bloqueia o mediador químico que é responsável pelo suor em excesso, que é a acetilcolina.
Como atuam as Injeções de Toxina na Hiperidrose
A toxina botulínica bloqueia a liberação do neurotransmissor acetilcolina, ou seja, a transmissão sináptica, produzindo desnervação química eficaz da glândula e cessação temporária da sudorese excessiva. Dito de outra forma, Injeções de Toxina tem ação nas glândulas sudoríparas, controlando a libertação de suor pelos pequenos músculos existentes nas glândulas, diminuindo a sudorese. O tratamento da transpiração excessiva com Injeções de Toxina é de fácil realização, praticamente indolor, sem internamento, podendo retomar as atividades normais no próprio dia.
Como se aplica
O tratamento da hiperidrose é feito através de pequenas injeções de toxina botulínica nas regiões que produzem suor em excesso, sendo que as áreas mais comuns são as axilas, as palmas das mãos, os pés, e nalguns casos também pode ser aplicado nas linhas do cabelo (couro cabeludo) e nuca. A aplicação não demora mais do que 15 minutos e o efeito é notado a partir das 72 horas seguintes ao tratamento.
Resultados das Injeções de Toxina na Hiperidrose
Os efeitos deste tratamento são notórios logo na primeira hora após a realização do tratamento. A eficácia deste tratamento é elevada, com interrupção da transpiração na área tratada alguns dias após a aplicação da toxina botulínica. Já a duração do efeito é variável de pessoa para pessoa, até que precise de uma nova aplicação (em média 5 meses) Em alguns pacientes é possível perceber uma diminuição progressiva do suor à medida que vai aplicando a toxina botulínica.
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.
Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.
Artigos Relacionados
Dermatologia
6 minutos de leitura
Dermatologia no Porto? Agende a sua consulta na Clínica LMR!
Dermatologia no Porto? Agende a sua consulta na Clínica LMR! Na vibrante cidade...
Lipoaspiração
8 minutos de leitura
Lipoaspiração de braços: qual o preço em Portugal?
Em Portugal, um país reconhecido pelas opções avançadas de cuidados de saúde...
Laser CO2
7 minutos de leitura
Laser CO2: saiba qual o preço por sessão!
No campo dos procedimentos estéticos, o LASER Resurfacing CO2, LASER CO2...