Convém, no entanto, realçar que não se trata de um método de emagrecimento, de tratamento da celulite, ou de correção da flacidez.
Apesar desta cirurgia não estar indicada a pessoas com excesso de peso, apresenta ótimos resultados na remoção dos depósitos de gordura. O corpo fica modelado e os contornos delineados, conferindo uma aparência mais elegante.
Afinal, o que é a celulite?
A celulite é uma alteração dos tecidos adipócitos, as células de gordura que se encontram logo por baixo da pele, devido ao acumular de gordura, água e toxinas.
Dito de outra forma, a gordura localizada transforma-se em celulite se não for tratada ou retirada, dando origem às irregularidades na pele, conhecidas como "casca de laranja".
Ao contrário do que se diz e pensa, a celulite não está relacionada com a obesidade, ou o excesso de peso. Pode aparecer em pessoas magras.
A gordura localizada é que favorece o aparecimento da celulite, mas não é a celulite.
E o que é a lipoaspiração?
A lipoaspiração trata-se de um procedimento cirúrgico que consiste na remoção do tecido adiposo ou seja, da gordura localizada.
Com este procedimento, o cirurgião plástico remove a gordura subcutânea com a ajuda de umas cânulas de espessura reduzida que são introduzidas através da pele e atingem o tecido adiposo.
Como decorre uma cirurgia de lipoaspiração?
A gordura localizada nos tecidos é aspirada por um sistema de vácuo, utilizando umas cânulas de espessura reduzida que são introduzidas através da pele e atingem o tecido adiposo.
As cânulas são inseridas em pontos específicos através de pequenas incisões.
Dependendo das necessidades de cada pessoa, é possível remover a gordura localizada:
- Na zona das nádegas;
- Glúteos;
- Ancas;
- Abdómen;
- Cintura;
- Coxas;
- Seios ou peito masculino;
- Costas;
- Parte superior dos braços e pescoço;
- Pernas (gémeos);
- Tornozelos.
À partida, desde que haja acumulação de gordura numa determinada zona, será possível beneficiar desta cirurgia. Mas só o seu cirurgião plástico para avaliar a sua situação.
A lipoaspiração trata a celulite?
É um mito pensar que a lipoaspiração trata a celulite. Inclusive, ao contrário do que se pensa, esta técnica não está indicada para pessoas obesas ou que queiram perder peso.
A técnica elimina a gordura que é, obviamente, retirada, mas não combate a celulite ou devolve a firmeza da pele.
Também não elimina a flacidez.
É aliás o contrário. Peles firmes e com boa elasticidade vão conseguir um melhor resultado com a lipoaspiração enquanto em peles flácidas, a flacidez pode acentuar-se após a cirurgia.
Resultados da lipoaspiração
Com a lipoaspiração o corpo fica modelado e os contornos delineados conferindo uma aparência mais elegante.
Porém, uma pele flácida e descaída têm maior dificuldade em se readaptar aos novos contornos e, nesses casos, podem ser necessárias técnicas cirúrgicas adicionais para remover o excesso de pele.
Quer dizer que se já tiver alguma flacidez, esta pode mesmo acentuar-se.
Para manter os resultados e prevenir o (re)aparecimento da gordura localizada, deve ter uma alimentação saudável e praticar algum exercício físico.
Com a lipoaspiração evito o aparecimento da celulite?
Quem pensa que com a lipoaspiração estará a acabar com a celulite, está enganado.
Ao reduzir a gordura localizada estará certamente a melhorar o aspeto da pele, mas não é um método de tratamento de celulite.
Como trato a celulite?
Na realidade, não existe nenhum tratamento que acabe com a celulite de vez. Existe uma série de opções para amenizá-la.
O melhor é prevenir e com isso, é essencial manter um peso estável e a adoção de estilos de vida saudáveis, como a prática de exercício físico e uma alimentação equilibrada.
Consiga um corpo mais elegante e esculpido
A lipoaspiração é realizada tanto em homens como em mulheres, com excelentes resultados em ambos os casos, desde que tenham indicação clara para o procedimento.
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.
Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.
Artigos Relacionados
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Lifting cervico facial: transformações reais – antes e depois
O lifting cervico facial tem conquistado cada vez mais adeptos, afirmando-se como...
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Consulta de Medicina Estética no Porto: realce a sua beleza natural na LMR!
Se quer agendar uma consulta de Medicina Estética no Porto, ao visitar a LMR (rua...
Endocrinologia
6 minutos de leitura
Endocrinologia para perda de peso no Porto? Marque consulta na clínica LMR!
Endocrinologia para perda de peso no Porto? Marque já consulta na clínica LMR,...