O que será melhor para melhorar o meu abdómen, a lipoaspiração ou outra cirurgia estética?
A maioria das pessoas, ao procurarem um cirurgião plástico, tem já ideia do que as perturba no corpo e que cirurgias pretendem. No entanto, podem também vir acompanhadas de expectativas em relação a determinada intervenção que não serão correspondidas na realidade.
Um cirurgião plástico devidamente creditado e com experiência em cirurgia estética, é formado para avaliar o tipo e dimensão das alterações apresentadas, o que tal implica e que cirurgias, isoladas ou associadas, podem ser aplicadas para um resultado óptimo e eficácia plena.
A lipoaspiração é uma intervenção relativamente simples, aplicada em regiões onde ocorre deposição de gordura, de uma maneira localizada e resistente a tratamentos de emagrecimento, dieta e exercício físico regular.
Esta intervenção tem óptimos resultados quando aplicada a certas regiões do corpo (abdómen, dorso, porção externa da coxa). Também a qualidade da pele apresentada pelos pacientes vai ter implicações no resultado final, nomeadamente uma pele ainda jovem, com um bom tónus e boa sustentação.
A lipoaspiração, ao eliminar a gordura em excesso tem o poder de proporcionar uma silhueta mais elegante. No entanto, em pessoas que apresentem uma pele flácida, em excesso e sem vitalidade, a lipoaspiração pode não ser o procedimento indicado para melhorar a sua aparência.
Assim, por vezes são aconselhados pelo cirurgião plástico, a associação ou substituição por outros procedimentos estéticos, como o lifting ou abdominoplastia, quando existe pele em excesso ou pele flácida e sem tónus que não se adaptará aos novos contornos corporais, após uma lipoaspiração.
A lipoaspiração deixa cicatrizes?
A lipoaspiração consiste na aspiração de gordura, através de umas cânulas de aspiração que são introduzidas na região subcutânea de determinada região que se quer trabalhar.
Estas cânulas serão mais finais ou mais grossas, consoante a região e as camadas de gordura a remover. Para serem introduzidas, são efectuadas pequeníssimas incisões na pele (3 a 4 milímetros), em zonas chave para melhor angulação e mobilização em determinada zona e para que as cicatrizes resultantes fiquem disfarçadas nas pregas naturais da pele ou escondidas na linha do biquini.
Estas cicatrizes terão tendência para se irem dissipando e ficarão quase imperceptíveis com o tempo.
É um procedimento doloroso? É necessário anestesia geral?
A lipoaspiração é uma intervenção relativamente simples, da parede abdominal, com duração média de uma a duas horas, onde as incisões efectuadas na pele para a introdução das cânulas são mínimas. Para se proceder à aspiração do tecido adiposo (gordura), as cânulas são manipuladas através de um movimento vai-e-vem com o objectivo de descolar os adipócitos do restante tecido adiposo, aspirando-os em seguida.
Este processo pode ser algo doloroso e pouco tolerado, sendo necessário submeter o paciente a uma leve sedação ou mesmo uma sedação mais profunda. Na maioria das vezes não é habitual o recurso à anestesia geral apenas para se proceder à lipoaspiração, excepto se as regiões a serem tratadas forem demasiado extensas e o próprio doente apresentar características que contra-indique uma sedação.
Antes de iniciar a aspiração e para melhorar o tratamento da dor associada à lipoaspiração durante e após a cirurgia, o cirurgião injecta uma solução composta por anestésico local diluído em soro e um vasoconstritor para redução das perdas hemáticas. A própria injecção desta solução ajuda na libertação dos adipócitos, facilitando o processo de descolamento e aspiração, tornando o processo mais suave.
Nota importante:
Caso o presente artigo apresente fotos antes e depois por favor considere as mesmas meramente demonstrativas e podem não servir de referência para o seu caso em particular. Estas imagens servem apenas para mostrar possíveis resultados para um ou vários procedimentos cirúrgicos. As imagens que utilizamos são de pacientes que consentiram a sua utilização. Quaisquer imagens não representam nenhuma garantia de resultados.
Sobre a Médica Especialista
Dra. Luísa Magalhães Ramos / Cirurgia Plástica
ORDEM DOS MÉDICOS: cédula n.º 42810, especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, fez a especialidade no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central – polo de Hospital de São José.
Ao longo da sua formação, subespecializou-se na área da Cirurgia Plástica Estética, tendo trabalhado em centros de renome mundial. Paralelamente, dedicou-se, também, à reconstrução mamária e à reconstrução de malformações faciais.
Atualmente dedica-se principalmente à Cirurgia Plástica Estética da Face (pálpebras, nariz e lifting cervico-facial), Cirurgia da mama e Cirurgia genital feminina.
Artigos Relacionados
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Lifting cervico facial: transformações reais – antes e depois
O lifting cervico facial tem conquistado cada vez mais adeptos, afirmando-se como...
Lifting Facial
7 minutos de leitura
Consulta de Medicina Estética no Porto: realce a sua beleza natural na LMR!
Se quer agendar uma consulta de Medicina Estética no Porto, ao visitar a LMR (rua...
Endocrinologia
6 minutos de leitura
Endocrinologia para perda de peso no Porto? Marque consulta na clínica LMR!
Endocrinologia para perda de peso no Porto? Marque já consulta na clínica LMR,...